Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 210/2024, de 28 de Março

Partilhar:

Sumário

Louva o Capitão-de-Fragata Francisco Moisés Soares Calisto de Almeida.

Texto do documento

Louvor 210/2024



Louvo o NII 20291 Capitão-de-fragata M Francisco Moisés Soares Calisto de Almeida pela forma extraordinariamente competente e empenhada como vem desempenhando, desde 15 de março de 2021, as funções de Gestor dos Programas-Quadro de Cooperação no Domínio da Defesa com as Repúblicas de Angola e de Cabo Verde, que lhe foram atribuídas na Direção de Serviços de Cooperação no Domínio da Defesa (DS da CDD) da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional (DGPDN).

Oficial dotado de extraordinária dedicação e competência no planeamento, concretização e coordenação das múltiplas necessidades que se colocam às assessorias militares naqueles dois países, é-lhe de destacar a grande atenção à segurança e bem-estar dos/as assessores/as militares, e à excelente capacidade de resposta em áreas sensíveis e relevantes da Defesa Nacional naqueles países.

Sereno, discreto e com elevado espírito de missão, é com reconhecida propriedade que o CFR Calisto de Almeida contribuiu significativamente para a boa execução da política de Cooperação e para a capacitação institucional das Estruturas da Defesa de ambos os países, procurando sempre as soluções mais adequadas, no sentido de conciliar as necessidades e expectativas dos parceiros angolanos e cabo-verdianos com as capacidades e recursos nacionais efetivamente disponíveis.

Na sua ação, e fruto, em grande parte, das suas qualidades pessoais, foi sempre de uma forma muito positiva e profícua, e sem nunca esquecer a defesa do interesse público, que o CFR Calisto de Almeida se relacionou com um vasto conjunto de interlocutores. Uma realidade que somada aos seus demais pretéritos concorreu para que se constituísse como um prestimoso colaborador da DS da CDD.

A título exemplificativo, destaca-se o impacto que o seu contributo teve em processos muito relevantes, como sejam a elaboração, negociação e ratificação dos Programas-Quadro de CDD 2021-2026 e 2022-2026 com Cabo Verde e Angola, respetivamente, bem como do Protocolo relativo ao Intercâmbio de Funcionários, e, ainda, o desenvolvimento do projeto pioneiro de cooperação trilateral no domínio da Defesa, envolvendo Portugal, Cabo Verde e o Grão-Ducado do Luxemburgo. Entre dezembro de 2022 e março de 2023, num momento de parcos recursos humanos, para além dos países à sua responsabilidade, o CFR Calisto de Almeida acumulou, transitoriamente, a gestão dos Programa-Quadro de CDD com a Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, nunca se poupando a esforços para assegurar a boa prossecução dos objetivos estabelecidos, o que é revelador da, para além da sua permanente disponibilidade para bem servir, o seu espírito de abnegação e de determinação, bem como de comprometimento para com a missão.

Pela sua conduta pautada pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, o Capitão-de-fragata Francisco Moisés Soares Calisto de Almeida afirmou-se como um militar de elevada estirpe, sendo da mais elementar justiça reconhecer publicamente os serviços de caráter militar por si prestados como extraordinários e relevantes, dos quais resultaram honra e lustre para a Direção-Geral de Política de Defesa Nacional e para Portugal.

15 de março de 2024. - O Diretor-Geral, Nuno Lemos Pires.

317490017

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5697182.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda