A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 2718/2024, de 14 de Março

Partilhar:

Sumário

Designa os membros da Comissão de Planeamento de Emergência da Água e Resíduos (CPEAR).

Texto do documento

Despacho 2718/2024



O Decreto-Lei 43/2020, de 21 de julho, institui o Sistema Nacional de Planeamento Civil de Emergência (SNPCE) e materializa a divisão de competências entre as entidades que o integram.

O SNPCE tem como objetivo garantir a organização e a preparação dos setores estratégicos do Estado para fazer face a situações de crise, tendo como fim assegurar, nomeadamente, a liberdade e a continuidade da ação governativa, o funcionamento regular dos serviços essenciais do Estado, bem como a segurança e o bem-estar das populações. Integra o Conselho Nacional de Planeamento Civil de Emergência (CNPCE) e as Comissões de Planeamento de Emergência, entre as quais se inclui a Comissão de Planeamento de Emergência da Água e Resíduos (CPEAR).

Nos termos do disposto no n.º 4 do artigo 13.º do Decreto-Lei 43/2020, de 21 de julho, as Comissões de Planeamento de Emergência são compostas por um presidente, um vice-presidente e pelos membros designados por despacho dos membros do Governo responsáveis pela área da administração interna e pela área governativa do âmbito da respetiva comissão.

Assim, nos termos do disposto no n.º 4 do artigo 13.º do Decreto-Lei 43/2020, de 21 de julho, e ao abrigo das competências delegadas pelo Despacho 6606/2022, de 25 de maio, do Ministro da Administração Interna, e do Despacho 2291/2023, de 16 de fevereiro, na sua redação atual, do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, determina-se:

1 - Além do seu presidente e vice-presidente, são membros da Comissão de Planeamento de Emergência da Água e Resíduos (CPEAR) as seguintes entidades:

a) Agência Portuguesa do Ambiente, I. P.;

b) Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos;

c) Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I. P.;

d) Águas de Portugal;

e) Direção-Geral das Atividades Económicas;

f) Direção-Geral de Saúde;

g) Associação Nacional de Municípios Portugueses;

h) Associação das Empresas Portuguesas para o Sector do Ambiente.

2 - São, também, membros da CPEAR os representantes dos Governos Regionais da Região Autónoma dos Açores e da Região Autónoma da Madeira.

3 - Todas as entidades devem indicar ao presidente da CPEAR o seu representante, bem como o respetivo suplente, no prazo de 10 dias a contar da publicação do presente despacho.

4 - Os trabalhos da CPEAR podem, por decisão do seu presidente, ser acompanhados por entidades convidadas, em função das matérias a debater.

5 - Os membros da CPEAR não têm direito a qualquer remuneração ou abono adicional pelo desempenho das suas funções.

6 - O apoio técnico, administrativo e logístico, assim como os respetivos encargos associados, são prestados e suportados pela Agência Portuguesa do Ambiente, I. P.

7 - À CPEAR compete elaborar o respetivo regulamento interno a aprovar em reunião, sob proposta do presidente.

8 - O presente despacho entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.

29 de fevereiro de 2024. - A Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Alexandra Costa Gaspar. - 1 de março de 2024. - O Secretário de Estado do Ambiente, Hugo Alexandre Polido Pires.

317422755

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5679686.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda