A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 2536/2024, de 11 de Março

Partilhar:

Sumário

Designação em comissão de serviço de dirigente intermédio de 2.º grau para chefe de serviço de Laboratório.

Texto do documento

Despacho 2536/2024



Nos termos do n.º 11 do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na versão atualizada (aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado) conjugado com a alínea c) do n.º 1 do artigo 4.º da Lei 35/2014, de 20 de junho, na atual redação (Lei Geral do Trabalho em Funções Pública), torna-se público que de acordo com proposta de designação apresentada pelo júri, foi determinado o provimento em comissão de serviço da Licenciada Ana Maria da Mota Freitas Martins e Costa, para o cargo de Chefe de Divisão do Serviço de Laboratório do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I. P., pelo período de três anos, com efeitos a 1 de março de 2024, tendo em conta a seguinte fundamentação “A Candidata demonstrou competências técnicas, aptidão, experiência profissional e um perfil adequado às exigências para o cargo em causa, pelo que, atendendo ao seu curriculum, à sua experiência, à determinação para exercer as funções a que se candidatou, à capacidade para analisar a evolução do setor, e os seus impactos na organização e no serviço de laboratório, missão e objetivos estratégicos do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I. P. (IVDP, IP) e conhecimento das exigências e desafios que irá enfrentar, considera-se que preenche os requisitos do cargo em causa.”.

15 de fevereiro de 2024. - O Presidente do Conselho Diretivo do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I. P., Gilberto Paulo Peixoto Igrejas.

Nota Curricular

1 - Dados pessoais

Ana Maria da Mota Freitas Martins e Costa

Nasceu a 11 de outubro de 1965. É natural do Porto, Portugal.

2 - Formação académica e complementar

1989 - Licenciatura (pré-Bolonha, 5 anos) em Engenharia Alimentar pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. Porto, Portugal.

1989 - Estágio Curricular no Instituto de Enologia da Universidade de Bordéus. Bordéus, França.

3 - Experiência profissional

Desde 6 de outubro de 2022 - Chefe de Serviço de Laboratório, em regime de substituição, no Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I. P. (IVDP, IP).

Desde 2022 - Perito Nacional integrado na Delegação de Portugal aos trabalhos da Subcomissão de Métodos de Análise da OIV - Organização Internacional da Vinha e do Vinho.

2019 a 2022 - Responsável pelo setor de Análise Mineral, do Serviço de Laboratório do IVDP, IP.

2019 - Perito Técnico do Grupo Peritos Nacional de Métodos de Análise da Comissão Nacional da OIV (CNOIV).

2019 - Coorientadora de Dissertação de Mestrado “Controlo de Qualidade e caracterização de vinhos e bebidas espirituosas”, integrada no Mestrado em Técnicas de Caracterização e Análise Química, da Escola de Ciências da Universidade do Minho.

2017 - Qualificação como Avaliador Técnico da Bolsa de Avaliadores do IPAC - Instituto Português de Acreditação, no âmbito da norma NP EN ISO/IEC 17025.

2011 - Qualificação como Perito Técnico da Bolsa de Avaliadores do IPAC - Instituto Português de Acreditação, no âmbito da norma NP EN ISO/IEC 17025.

2006 a 2019 - Responsável pelo setor de Análise Físico-Química, do Serviço de Laboratório do IVDP, IP.

Desde 1 de fevereiro de 1990 - Técnico Superior na Direção de Serviços Técnicos e de Certificação do IVDP, IP.

4 - Formação profissional

Administração Pública: Sistema Integrado de Avaliação do Desempenho na Administração Pública (SIADAP), o processo de compra, as alterações ao regime de contratação e procedimento em GeRFIP; gestão do tempo; gestão de conflitos; gestão de stress; técnicas de comunicação, liderança de equipas e técnicas de Coaching;

Área vitivinícola: Legislação na área Vitivinícola; Regulamentação Comunitária; Proteção Internacional das DOP/IGP; A Região Demarcada do Douro (RDD) e os seus vinhos - caracterização da RDD e dos seus vinhos através de informação estatística disponível no IVDP, IP e Rotulagem e Marcas.

Segurança em Laboratório: Boas práticas de laboratório; Manuseamento e Armazenagem de Produtos Químicos; Identificação de equipamentos de proteção individual e Segurança no Laboratório - Primeira Intervenção no combate a incêndios e equipas de evacuação.

Técnicas analíticas aplicadas à análise de vinhos: Calibrações Internas - Métodos Ópticos; Cromatografia em Fase Gasosa; Introdução à Cromatografia Capilar; Preparação de amostras para análise por espetrometria de Chama e Forno de Grafite; Curso Teórico e Prático de Validação em Espetrometria Molecular UV/VIS e FTIR; Espetroscopia no Infravermelho Próximo: Fundamentos, Aspetos Práticos e Aplicações Analíticas. Participação em MesaRedonda sobre “Metodologia FTIR em Enologia”.

Referenciais normativos: NP EN ISO/IEC 17065 (organismos de certificação de produtos) e NP EN ISO /IEC 17025 (laboratórios de ensaio), e Auditorias Internas de laboratórios, com participação nos Encontros de Avaliadores IPAC desde 2011, e nos Treinos de consolidação ISO/IEC 17025:2018 para Avaliadores IPAC, realizados em 2019.

Implementação, validação de métodos de análise e controlo da qualidade de resultados analíticos: Implementação e Validação de Métodos Experimentais; Validação e Qualidade no Laboratório Químico; Estimativa da Incerteza de um resultado analítico; Análise de Dados Laboratoriais; Curso de Estatística Aplicada a Processos; Participação na Mesa Redonda sobre “Validação de métodos de análise em Enologia”.

5 - Publicações

Pontos Críticos na execução de métodos de análise em vinhos, Comunicação Oral, Fórum ALABE 2016 - A análise em Enologia, 19 e 20 de maio, Fátima (em coautoria).

Implementação e Caracterização de um Método de Determinação do Álcool Residual em Vinagres de Vinho, Comunicação em Poster, XXXIV Congresso Mundial da Vinha e do Vinho, 2027 junho 2011, Porto (em coautoria).

Ferreira, M.L., Costa, A.M., Ribeiro, N., Simões, T., Barros, P. (2009). QUALITY CONTROL IN FTIR WINE ANALISYS - Acceptance of analytical results. Ciência Téc. Vitiv. 24 (1) 47-53.

317374755

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5673696.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2014-06-20 - Lei 35/2014 - Assembleia da República

    Aprova a Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, LTFP.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda