A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 2529/2024, de 11 de Março

Partilhar:

Sumário

Determina a constituição dos painéis de avaliação independente das submedidas «Reforma e modernização da medicina» e «Reforma e modernização das ciências agrárias Modernização tecnológica e digital das ciências agrárias» do Programa Impulso Mais Digital, financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência.

Texto do documento

Despacho 2529/2024



Na sequência da aprovação da reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência apresentada por Portugal foi aprovado o programa Impulso Mais Digital (Investimento RE-C06-i07), com uma dotação global de 105 milhões de euros.

Os objetivos do Investimento Impulso Mais Digital são aumentar a atratividade das ciências agrárias para as gerações futuras, apoiar as ciências médicas na aceitação dos progressos digitais e tecnológicos e alargar a capacidade de formação em competências digitais aos domínios não CTEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática) e promover a inovação e a modernização pedagógicas, estimulando assim o sucesso académico.

O Investimento visa, assim, o estímulo à modernização da rede de ensino superior, com particular ênfase em áreas-chave para a resiliência do país e o aumento das competências na sociedade e nas empresas em áreas-chave para a competitividade, nomeadamente nas áreas digitais e tecnológicas, através de um maior número de ofertas formativas por parte das Instituições de Ensino Superior e de um maior número de jovens e adultos formados e requalificados, reforçando e acelerando a execução dos programas "Impulso" e contribuindo para diversos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS).

O Investimento visa a modernização das práticas pedagógicas no ensino superior, tendo em vista a promoção do sucesso académico, a redução do abandono e o bem-estar estudantil, contribuindo para um ensino de qualidade (ODS4) bem como a atualização tecnológica e modernização das condições de formação das IES, nomeadamente em áreas disciplinares que visam um ensino de qualidade (ODS4), o trabalho digno, o crescimento económico (ODS8), a promoção da agricultura sustentável (ODS2), a melhoria dos sistemas de saúde (ODS3), o apoio aos sistemas de produção e consumo responsáveis (ODS12), a transição verde e a sustentabilidade ambiental (ODS13 e ODS15).

O Investimento RE-C06-i07 | Impulso Mais Digital engloba as seguintes submedidas:

a) Reforma e Modernização das Ciências Agrárias - Modernização tecnológica e digital das ciências agrárias, com uma dotação global de 15 milhões de euros;

b) Reforma e Modernização da Medicina, com uma dotação global de 30 milhões de euros;

c) Reforço das Competências Digitais, com uma dotação global de 20 milhões de euros;

d) Inovação e Modernização Pedagógica no Ensino Superior, com uma dotação de:

a. 20 milhões de euros destinados à criação de centros de excelência e inovação pedagógica;

b. 20 milhões de euros destinados a financiar o Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior.

A avaliação do mérito dos projetos concorrentes ao financiamento de cada um dos Avisos é assegurada por um painel de avaliação independente, nomeado por despacho da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Assim, determina-se a constituição dos painéis ddependente do Investimento RE-C06-i07 do Programa de Recuperação e Resiliência (Impulso Mais Digital), relativamente às submedidas "Reforma e modernização da medicina" e "Reforma e modernização das ciências agrárias - Modernização tecnológica e digital das ciências agrárias", com a seguinte composição:

1 - O painel de avaliação da submedida "Reforma e modernização da medicina" (Aviso 01/C06-i07/2023) é constituído por:

a) Maria Paula Macedo, professora catedrática da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade NOVA de Lisboa e técnica especialista para a área da saúde e investigação clínica no gabinete da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que coordena;

b) Bruna Gomes, cardiologista com experiência em bioinformática e investigadora na Universidade de Stanford;

c) Casimir Kulikowski, Professor na Rutgers University e membro da International Academy of Health Sciences Informatics e da National Academy of Medicine;

d) Peter Schwarz, Professor do Hospital Universitário Carl Gustav Carus da TU Dresden;

e) Victor Maojo, Professor Catedrático da Universidade Politécnica de Madrid e Diretor do Grupo de Informática Biomédica.

2 - O painel de avaliação da submedida Reforma e Modernização das Ciências Agrárias - Modernização tecnológica e digital das ciências agrárias (Aviso 02/C06-i07/2023) é constituído por:

a) Javier Rodríguez Rajo, professor catedrático de Botânica e vice-reitor do Campus de Ourense da Universidade de Vigo, que coordena;

b) António Fontaínhas Fernandes, professor catedrático da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e presidente da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior;

c) Giovanna Ferrari, professora da Universidade de Salerno e CEO da ProdAl scarl;

d) Julian Park, professor of Agricultural Systems da Universidade de Reading;

e) Pierre-Louis Teissedre, professor catedrático de Enologia da Universidade de Bordéus e diretor da Rede Internacional Oenoviti.

3 - Sempre que se revele necessário, os painéis de avaliação podem contar com o apoio de peritos externos e solicitar a colaboração ou proceder à consulta das entidades relevantes para o objetivo do trabalho a desenvolver.

4 - A atividade dos elementos que integram os painéis de avaliação, bem como das entidades convidadas a participar nos trabalhos nos termos do número anterior, pode ser remunerada de forma semelhante a processos externos de avaliação nos termos legais aplicáveis, sem prejuízo do pagamento de ajudas de custo e deslocações a que tenham direito, nos termos legais.

5 - O apoio logístico, administrativo e financeiro necessário ao funcionamento dos painéis de avaliação é assegurado pela Direção-Geral do Ensino Superior.

6 - O presente despacho produz efeitos à data de 1 de fevereiro de 2024, sem prejuízo da sua posterior publicação.

28 de fevereiro de 2024. - A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Maria Correia Fortunato.

317415068

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5673675.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda