Louvor 87/2024
Sumário: Concessão de louvor de serviços distintos ao superintendente M/100170, Domingos Urbano Antunes.
Louvo o Superintendente M/100170, Domingos Urbano Antunes, pelas suas singulares qualidades de comando e liderança, competência, espírito de missão, incansável empenho e dedicação para o bem servir da PSP no cumprimento da sua missão.
No exercício de funções de Chefe da Área Operacional do Comando Metropolitano de Lisboa, revelou-se um oficial com excelentes qualidades morais e profissionais, dotado de um grande sentido de responsabilidade, com um forte espírito de missão e enorme capacidade de adaptação.
O superintendente Domingos Antunes, foi comandante operacional e tático de várias operações de segurança de grande complexidade e dimensão, nacionais e internacionais, e contribuiu de fora exemplar, no âmbito das suas funções, para o planeamento das inúmeras ações, iniciativas, operações, intervenções sob a responsabilidade do COMETLIS.
Incansável no cumprimento da sua missão e da PSP, acompanhou e esteve presente nas inúmeras operações, muitas delas de elevada complexidade, de especial sensibilidade para a imagem da PSP e de elevado risco para os polícias.
Como Chefe da Área Operacional, foi o Superintendente Domingos Antunes, distinta referência das mais diversas entidades, de âmbito policial, social, cultural, municipal com quem a PSP tinha de coordenar o seu planeamento e ação, ou que tinham necessidade de recorrer à intervenção da PSP para efeitos de policiamento.
Defensor convicto dos princípios e valores deontológicos, norteado pela missão da PSP de bem servir a população, teve um papel significativo no reforço das iniciativas de proximidade com as pessoas e comunidades, visando elevar o seu sentimento de segurança.
Conhecido pela sua permanente atividade, dinâmica e incansável dedicação, consciente das dificuldades, foi o Superintendente Domingos Antunes, destemido e audacioso em cenários de maior complexidade e risco, pautando, no entanto, a sua ação e dos que consigo trabalhavam por um intransigente cumprimento da lei na garantia dos direitos fundamentais dos cidadãos.
Oficial de distinta lealdade, brio, competência e com vasto conhecimento técnico em várias áreas do saber relacionados com a profissão, não regateou respostas oportunas, decorrentes do serviço, ou a pedidos de ajuda, de aconselhamento e de orientação, da PSP ou de outras entidades.
Com a postura, educação, respeito, correção e espírito crítico que lhe são peculiares, teve fácil relação com os seus camaradas, das várias carreiras e categorias hierárquicas, com os profissionais de outras Polícias e entidades judiciais com quem a PSP se relacionou, no âmbito da prevenção da segurança e do combate à criminalidade, estimulando e encorajando a conjugação de esforços de todos para melhor serviço de segurança às nossas comunidades.
Foi especialmente notada a relevância da sua intervenção no âmbito do planeamento e execução de operação de segurança a grandes eventos, a Conferência dos Oceanos, promovida pelas das Nações Unidas (2022), várias edições da Web Summit, Final da Liga das Nações (2019), Festejos do clube vencedor do Campeonato Português de Futebol, Eventos da União Europeia durante a presidência portuguesa do Conselho Europeu (2021) e reuniões internacionais de âmbito político e cultural. Também as operações de segurança preparadas e levadas a cabo, no âmbito dos jogos nacionais e internacionais de futebol, no âmbito da Federação, das Ligas Nacionais e da UEFA, em particular os de risco elevado, muito frequentes na área do Comando Metropolitano de Lisboa, exigiram rigorosa preparação, elevado empenho e acompanhamento por parte do Chefe da Área de Operações do COMETLIS, aos quais correspondeu de modo exemplar.
Para além do referido e com especial destaque e importância no âmbito do planeamento e da execução da operação de segurança da PSP à Jornada Mundial de Juventude 23 (JMJ23), com especial responsabilidade do Comando Metropolitano de Lisboa, o Superintendente Domingos Antunes com a sua competência, capacidade e resiliência, contribuiu de forma determinante, para que a ação delineada fosse de encontro às necessidades de segurança deste grande e complexo evento em que participaram mais de um milhão de pessoas. Através do efetivo dos Núcleos da área que chefiava, fundamentais nesta operação, em articulação e coordenação com as Divisões do Comando Metropolitana, teve o superintendente Domingos Antunes, ação determinante na conciliação e conjugação de esforços das entidades e atores intervenientes neste evento, para que todas as iniciativas, em particular as que contaram com a presença de Sua Santidade o Papa, decorressem como era desejável em termos de segurança.
Pelo que foi referido, pelas excelentes qualidades profissionais e pessoais expostas, pelo brio, empenho e pelo esforço dedicado, considero o superintendente Domingos Antunes, digno de ser reconhecido através deste público louvor, e os serviços prestados devem ser considerados extraordinariamente importantes e distintos.
2 de fevereiro de 2024. - O Diretor Nacional, José Augusto de Barros Correia, superintendente-chefe.
317331484
Louvor 87/2024, de 16 de Fevereiro
- Corpo emitente: Administração Interna - Polícia de Segurança Pública - Direção Nacional
- Fonte: Diário da República n.º 34/2024, Série II de 2024-02-16
- Data: 2024-02-16
- Parte: C
- Documento na página oficial do DRE
- Secções desta página::
Sumário
Concessão de louvor de serviços distintos ao superintendente M/100170, Domingos Urbano Antunes
Texto do documento
Anexos
- Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5648873.dre.pdf .
Aviso
NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.
O URL desta página é: https://dre.tretas.org/dre/5648873/louvor-87-2024-de-16-de-fevereiro