A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 155/2024, de 26 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Louva e Concede a Medalha da Defesa Nacional, 1.ª classe, à Brigadeiro-General Ana Rita Duarte Gomes Simões Baltazar

Texto do documento

Portaria 155/2024

Sumário: Louva e Concede a Medalha da Defesa Nacional, 1.ª classe, à Brigadeiro-General Ana Rita Duarte Gomes Simões Baltazar.

Louvo, por proposta do Diretor-Geral de Política de Defesa Nacional, a 100874-K, Brigadeiro-General Engenheira Aeronáutica, Ana Rita Duarte Gomes Simões Baltazar, pelo seu exemplar sentido de serviço público, extraordinário espírito de missão e excecionais qualidades profissionais, técnicas, militares e pessoais no desempenho das funções de Subdiretora da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional (DGPDN), desde agosto de 2021.

No seu reconhecido e muito distinto desempenho de funções, a Brigadeiro-General Ana Baltazar revelou-se uma oficial de elevada craveira, dotada de excecional responsabilidade, movida por um absoluto comprometimento com os objetivos da Política de Defesa Nacional, e por uma profunda orientação para a obtenção de resultados de superior qualidade. Neste âmbito, é-lhe reconhecida a forma exímia como, perante problemas desafiantes e demais imponderáveis, congrega virtudes de grande sensatez, ponderação e rigor na preparação e execução de uma extensa agenda externa de defesa.

Destaca-se o inexcedível apoio ao diretor-geral no desenvolvimento ativo e permanente das relações externas de Defesa e Cooperação, com as organizações internacionais a que Portugal pertence, nomeadamente a Organização das Nações Unidas, a União Europeia e a Organização do Tratado do Atlântico Norte. Foi ainda crucial no aprofundamento do relacionamento com os Países da Região do Magrebe nos domínios da Segurança e da Economia de Defesa, através da participação ativa na Iniciativa 5+5 Defesa, e no incremento das relações bilaterais e multilaterais de Segurança e de Defesa com os Estados-Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em particular no âmbito da Cooperação no Domínio da Defesa.

Com uma exemplar disponibilidade e capacidade de abnegação, são exemplos da sua elevada competência o modo como tem liderado inúmeras e significativas diligências desenvolvidas pela DGPDN, incluindo no acompanhamento da guerra na Ucrânia e, mais recentemente, do Médio Oriente. A sua ação tem sido decisiva para a boa prossecução dos objetivos definidos ao nível nacional e internacional, no âmbito da coordenação e implementação das diferentes vertentes do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz (MEAP).

Igualmente meritória e digna de realçar é a forma como a Brigadeiro-General Ana Baltazar promove o desenvolvimento de um reconhecidamente franco e construtivo espírito de equipa, granjeando a estima e o respeito daqueles com quem colabora, e evidenciando, por um lado, a sua comprovada capacidade de liderança e sólida cultura geral e militar e, por outro, a sua constante disponibilidade para a entreajuda.

Oficial general muito arguta e perspicaz, são igualmente meritórios os seus contributos para a implementação de uma política de comunicação coerente no Ministério da Defesa Nacional, refletidos, por exemplo, na forma próxima como acompanha e supervisiona matérias que vão desde o desenvolvimento de relatórios técnicos e centrais à atividade da Defesa, caso da participação de militares portugueses em missões internacionais, à ação do núcleo de comunicação.

Atento ao que precede, a par das suas relevantes qualidades pessoais e do seu extraordinário desempenho, considero de toda a justiça dar público testemunho da forma como a Brigadeiro-General Ana Baltazar tem desempenhado as suas funções na DGPDN, pautando a sua ação por um vincado sentido de dever e serviço público, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Ministério da Defesa Nacional.

Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 3 do artigo 34.º, atento o disposto no artigo 25.º, na alínea a) do n.º 1 do artigo 26.º e no n.º 1 do artigo 27.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, na sua atual redação, concedo a Medalha da Defesa Nacional, 1.ª classe, à 100874-K, Brigadeiro-General Engenheira Aeronáutica, Ana Rita Duarte Gomes Simões Baltazar.

17 de janeiro de 2024. - A Ministra da Defesa Nacional, Maria Helena Chaves Carreiras.

317271414

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5625160.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda