A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 129/2024, de 9 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Suspende as medidas estabelecidas ao abrigo do disposto nos n.os 1 a 5 da Resolução do Conselho de Ministros n.º 82/2022, de 27 de setembro

Texto do documento

Despacho 129/2024

Sumário: Suspende as medidas estabelecidas ao abrigo do disposto nos n.os 1 a 5 da Resolução do Conselho de Ministros n.º 82/2022, de 27 de setembro.

Em setembro de 2022, com o País em situação de seca severa, o armazenamento hídrico representava 26 % da quantidade máxima de energia hidroelétrica armazenável nos respetivos aproveitamentos. Neste contexto, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 82/2022, de 27 de setembro, instituiu a constituição de uma reserva estratégica de água nas albufeiras associadas aos aproveitamentos hidroelétricos, para efeitos de segurança de abastecimento do sistema elétrico nacional (SEN).

Verifica-se, atualmente, que o volume total de água armazenada nas albufeiras situa-se acima dos 70 %. Em virtude da estabilidade deste cenário ao longo dos últimos meses, após devida ponderação, entende-se que ocorreu uma alteração de pressupostos, pelo que não se justifica a manutenção dos plenos efeitos das medidas determinadas pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 82/2022, de 27 de setembro, e que, face à dificuldade de antecipar a evolução meteorológica, é necessário acautelar a possibilidade de retomar tais medidas.

Nos termos do n.º 13 da Resolução do Conselho de Ministros n.º 82/2022, de 27 de setembro, as medidas estabelecidas nos n.os 1 a 5 da resolução são objeto de reavaliação trimestral a efetuar pelo gestor global do SEN, em articulação com a APA, I. P., e cessam a sua vigência por determinação do membro do Governo responsável pela área da energia mediante proposta do gestor global do SEN.

Por sua vez, o n.º 14 da mesma resolução do Conselho de Ministros prevê que o membro do Governo responsável pela área da energia adota as diligências necessárias à implementação das medidas aprovadas, procede ao respetivo acompanhamento e adota as medidas necessárias e adequadas para garantir a segurança do abastecimento energético.

Considerando os elementos já descritos, entende-se que a resolução não deve cessar, definitivamente, a sua vigência, mas ser objeto de uma suspensão, o que permite o restabelecimento das medidas previstas na Resolução do Conselho de Ministros, se tal se revelar necessário, e a continuação de acompanhamento e avaliação da situação de armazenamento hídrico, nos termos dos n.os 13 e 14 da resolução do Conselho de Ministros.

Assim, ao abrigo da competência de acompanhamento, prevista no n.º 14 da Resolução do Conselho de Ministros n.º 82/2022, de 27 de setembro, das medidas estabelecidas ao seu abrigo, bem como das competências que me foram delegadas através da alínea e) do n.º 1 do Despacho 2291/2023, de 16 de fevereiro, determino:

1 - A suspensão das medidas estabelecidas ao abrigo do disposto nos n.os 1 a 5 da Resolução do Conselho de Ministros n.º 82/2022, de 27 de setembro.

2 - A suspensão prevista no número anterior deve ser reavaliada trimestralmente pela Agência Portuguesa do Ambiente, I. P., em articulação com o Gestor Global do Sistema Elétrico Nacional.

3 - O presente despacho produz efeitos no dia seguinte ao da sua publicação no Diário da República.

24 de novembro de 2023. - A Secretária de Estado da Energia e Clima, Ana Cláudia Fontoura Gouveia.

317185206

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5605180.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda