A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 13216/2023, de 27 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Atribuição de louvor aos 52 elementos que integraram a FOCON enviada por Portugal para a Turquia

Texto do documento

Despacho 13216/2023

Sumário: Atribuição de louvor aos 52 elementos que integraram a FOCON enviada por Portugal para a Turquia.

No mês de fevereiro de 2023, na sequência do sismo de 7,8 graus de magnitude, na escala de Richter, que causou um elevado nível de destruição na Turquia e na Síria, Portugal enviou, ao abrigo do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia, uma Força Operacional Conjunta (FOCON), constituída por 52 elementos, com o objetivo de apoiar as autoridades locais nas ações de busca e salvamento em estruturas colapsadas.

Estas ações de busca e salvamento, que decorreram entre os dias 9 e 18 de fevereiro na localidade de Antáquia, na província de Hatay, na Turquia, foram realizadas por uma equipa multidisciplinar que integrou elementos da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, com funções de coordenação, comunicações e logística, da Guarda Nacional Republicana e do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, que realizaram ações de busca e salvamento em estruturas colapsadas, elementos do Instituto Nacional de Emergência Médica, que prestaram apoio sanitário à FOCON e às vítimas resgatadas, e ainda seis cães.

Não obstante o elevado nível de destruição que se verificou na localidade de Antáquia, os resultados alcançados pela FOCON são demonstrativos da inusitada bravura e coragem manifestada por todos os elementos que a integraram, as quais, aliadas a uma grande dedicação em serviço de segurança pública e provado esforço, permitiram ultrapassar as dificuldades, contribuindo para a eficácia da missão.

Efetivamente, só operacionais altamente preparados, conscientes das suas capacidades e que treinam envolvimentos operacionais semelhantes aos que encontraram naquele país, reúnem condições físicas e psicológicas para serem projetados em tão curto espaço de tempo e cumprirem de forma digna de louvor as missões que lhes foram confiadas.

Assim, pelas excecionais qualidades físicas e morais demonstradas e pela forma extraordinariamente competente como cumpriram esta missão, estes operacionais merecem ser credores do reconhecimento público do Sistema de Proteção Civil e que os serviços por eles prestados sejam enaltecidos e classificados como distintos, pelo que louvamos individualmente:

a) Da Guarda Nacional Republicana:

Filipe Alexandre Ferreira Costa;

José Manuel Anselmo Brito de Almeida;

André Mendes Rosa;

Augusto Miguel Lopes Gaspar;

Nuno Filipe Santos Gonçalves;

Nuno Vieira Antunes;

Filipa Cardoso Mendes;

Bruno Filipe Nunes da Silva;

Filipe José Guedes Rocha;

Daniel José Vicente Gonçalves;

Armando João Teixeira André;

Hugo Manuel Leal Leonardo;

Tony Nilson Rocha Almeida;

Duarte Rafael Pereira Simões;

Pedro Miguel André Pires;

Bruno Miguel Carvalho da Silva;

Fernando Manuel Araújo Fonseca;

Fábio António da Silva Guedes;

Nelson Marino Gonçalves Semedo;

Pedro Filipe da Mota Marques;

Hugo Ricardo Rocha Ferreira;

David Filipe Mestre da Silva;

Vitor Alexandre Duarte Gonçalves Penetra;

Rui Filipe Mateus Luís;

Vanessa Alexandra Ribeiro Morais;

Ernestino Flauzino Fidalgo;

b) Da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil:

José Guilherme Costa São Marcos;

Joaquim Manuel Vieira dos Santos;

Carlos Manuel Fernandes de Almeida Carvalho;

Paulo Jorge Ribeiro Filipe;

António Jorge Almeida Abrantes;

c) Do Instituto Nacional de Emergência Médica:

António João Sant'Anna Gandra Leite d'Almeida;

Maria Inês Gonçalves Simões;

Rui Manuel Pedro Rocha;

Roberto José da Silva Santos;

Joana Isabel Antunes Faria Anjos;

Marco Alexandre Soares Monteiro;

d) Do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa:

Vítor Jorge Moreira Torcato Constantino Machacaz;

Pedro Miguel Capelo de Sousa;

Carlos Manuel Santos Amaro;

Ricardo Miguel da Silva Martins Ribeiro Barreto;

Nuno Miguel Almeida Andrade Nogueira;

António Manuel Ferreira Maciel;

Pedro Amaral Melo;

Nelson Miguel Esteves da Silva;

Gil Mateos Barreiros;

Duarte José Borralho Braga;

Vítor João Godinho Gomes;

Emanuel Filipe Brito Cunha;

Renato Augusto Abrantes;

João Eduardo Ferreira Morais Catela;

Tiago Francisco Marques Duarte.

7 de dezembro de 2023. - O Ministro da Administração Interna, José Luís Pereira Carneiro. - 23 de novembro de 2023. - O Ministro da Saúde, Manuel Francisco Pizarro de Sampaio e Castro.

317173964

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5595646.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda