Sumário: Aprova a criação do plano de estudos do ciclo de estudos de pós-graduação em Cibersecurity da Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, do Instituto Politécnico de Santarém.
Considerando o disposto na alínea b) do n.º 2 do artigo 27.º dos Estatutos do Instituto Politécnico de Santarém, homologados pelo Despacho Normativo 56/2008, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 214, de 4 de novembro, sob proposta da Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém do Instituto Politécnico de Santarém, aprovo, nos termos do anexo ao presente despacho, a criação do plano de estudos do Ciclo de Estudos de Pós-Graduação em Cibersecurity, com efeitos a partir do ano letivo de 2023/2024.
Publique-se o presente despacho no Diário da República, atento o princípio da transparência.
24 de novembro de 2023. - O Presidente do Instituto Politécnico de Santarém, João Miguel Raimundo Peres Moutão.
ANEXO
1 - Instituição de ensino: Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém.
2 - Tipo de curso: Pós-Graduação.
3 - Denominação: Cibersecurity.
4 - Grau ou diploma: Diploma de Pós-Graduação.
5 - Número de créditos, segundo o sistema europeu de transferência de créditos, necessário à obtenção do grau ou diploma: 30 créditos ECTS.
6 - Opções, ramos, áreas de especialização, especialidades ou outras formas de organização da estrutura curricular: Não aplicável.
7 - Estrutura curricular:
QUADRO N.º 1
Áreas científicas | Sigla | Créditos | |
---|---|---|---|
Obrigatórios | Opcionais | ||
Informática... | INF | 30 | - |
Total ... | 30 |
8 - Observações:
O Diploma de Pós-Graduação é obtido pela conclusão com aproveitamento de todas as unidades curriculares do plano de estudos.
Cada unidade curricular poderá ser frequentada de forma independente (com exceção da UC de "Projeto de Cybersecurity"), sendo a sua frequência passível de certificação nos termos da lei e da regulamentação vigente.
9 - Plano de estudos:
QUADRO N.º 2
Unidade curricular (1) | Área científica (2) | Ano curricular (3) | Organização do ano curricular (4) | Horas de trabalho | Créditos (7) | Observações (8) | |||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Total (5) | Contacto (6) | ||||||||||||||
T | TP | PL | TC | S | E | OT | O | Horas totais de contacto | |||||||
CompTIA A+... | INF | 1 | Semestre 1... | 100 | - | 28 | - | - | - | - | - | - | 28 | 4 | |
CompTIA Security+... | INF | 1 | Semestre 1... | 150 | - | 42 | - | - | - | - | - | - | 42 | 6 | |
ISO/IEC 27001 Foundation... | INF | 1 | Semestre 1... | 75 | - | 21 | - | - | - | - | - | - | 21 | 3 | |
GDPR - General Data Protection Regulation... | INF | 1 | Semestre 1... | 25 | - | 7 | - | - | - | - | - | 7 | 1 | ||
CyberSec First Responder... | INF | 1 | Semestre 1... | 75 | - | 21 | - | - | - | - | - | - | 21 | 3 | |
Basic Web Hacking... | INF | 1 | Semestre 2... | 50 | - | 14 | - | - | - | - | - | - | 14 | 2 | |
CEH - Certified Ethical Hacker... | INF | 1 | Semestre 2... | 150 | - | 42 | - | - | - | - | - | - | 42 | 6 | |
Projeto de Cybersecurity... | INF | 1 | Semestre 2... | 125 | 35 | 35 | 5 |
317103971