A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Deliberação 1214/2023, de 7 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Autoriza o exercício da atividade mediadora em Portugal pela associação N.A.A.A. Network Aiuto Assistenza Accoglienza Onlus

Texto do documento

Deliberação 1214/2023

Sumário: Autoriza o exercício da atividade mediadora em Portugal pela associação N.A.A.A. Network Aiuto Assistenza Accoglienza Onlus.

Considerando que o Regime Jurídico do Processo de Adoção (RJPA), aprovado pela Lei 143/2015, de 08 de setembro, prevê, no seu artigo 66.º, o exercício da atividade mediadora em Portugal, cujos pressupostos, condições e requisitos são estabelecidos nos artigos 67.º a 75.º do mesmo diploma legal;

Considerando que a associação N.A.A.A. Network Aiuto Assistenza Accoglienza Onlus, é uma associação sem fins lucrativos com sede Itália, em Via Devesa, n.º 14, Nole, Turim, constituída e dotada de personalidade jurídica nos termos da legislação italiana, que apresentou, junto da Autoridade Central para a Adoção Internacional portuguesa, a sua candidatura ao exercício da atividade mediadora em matéria de adoção internacional em Portugal.

Considerando que de acordo com a respetiva legislação e com as suas normas estatutárias, a N.A.A.A. Network Aiuto Assistenza Accoglienza Onlus propõe-se mediar a adoção de crianças residentes em Portugal por famílias residentes em Itália, prestando apoio e assistência jurídica, social e psicológica aos candidatos a pais adotivos, bem como prestando aos adotados e respetivas famílias adotivas todo o tipo de assistência necessária à promoção do seu bem-estar pessoal e familiar.

Considerando que a N.A.A.A. Network Aiuto Assistenza Accoglienza Onlus foi autorizada pela Presidenza del Consiglio dei Ministri, Comissione per le Adozione Internazionale - Autoridade Central italiana, para mediar adoções internacionais com Portugal.

Considerando que após a apreciação da sua candidatura, se verificou que a N.A.A.A. Network Aiuto Assistenza Accoglienza Onlus, face aos objetivos que prossegue e aos meios de que dispõe, reúne todos os requisitos definidos no Artigo 67.º e seguintes do Regime Jurídico do Processo de Adoção, aprovado pela Lei 143/2015 de 8 de setembro.

Considerando que o Instituto da Segurança Social, I. P. é a Autoridade Central portuguesa para a Adoção Internacional, nos termos da alínea x), do n.º 2, do artigo 3.º, do Decreto-Lei 83/2012, de 30 de março e em cumprimento do disposto nos artigos 65.º, 66.º, 67.º, 68.º, 71.º e 72.º do Regime Jurídico do Processo de Adoção (RJPA), aprovado pela Lei 143/2015, de 08 de setembro.

O Conselho Diretivo delibera:

Conceder à entidade N.A.A.A. Network Aiuto Assistenza Accoglienza Onlus, associação sem fins lucrativos, constituída e com sede em Turim - Itália, autorização para exercer em Portugal a atividade mediadora em matéria de adoção internacional, nos termos dos artigos 66.º e seguintes do Regime Jurídico do Processo de Adoção (RJPA), aprovado pela Lei 143/2015, de 08 de setembro;

A atividade referida na alínea anterior pode ser exercida em todo o território nacional;

A autorização concedida é válida por 3 anos renováveis após avaliação positiva dos resultados e poderá ser revogada a todo o tempo (artigo 75.º, n.º 1 do RJPA).

A presente deliberação produz efeitos a 07 de setembro de 2023

9 de outubro de 2023. - A Vice-Presidente do Conselho Diretivo, Catarina Marcelino.

316938732

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5574282.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2012-03-30 - Decreto-Lei 83/2012 - Ministério da Solidariedade e da Segurança Social

    Aprova a orgânica do Instituto da Segurança Social, I. P. (ISS, I.P.), dispondo sobre as suas atribuições, órgãos e respectivas competências, assim como sobre normas de gestão financeira, e remunerações do pessoal dirigente.

  • Tem documento Em vigor 2015-09-08 - Lei 143/2015 - Assembleia da República

    Altera o Código Civil, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 47 344, de 25 de novembro de 1966, e o Código de Registo Civil, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 131/95, de 6 de junho, e aprova o Regime Jurídico do Processo de Adoção

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda