A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 11659/2023, de 17 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Projeto NATO Smart Defence Initiative SD 1.1271 [Deployable Submarine Warfare (ASW) Barrier] - adesão da Suécia

Texto do documento

Despacho 11659/2023

Sumário: Projeto NATO Smart Defence Initiative SD 1.1271 [Deployable Submarine Warfare (ASW) Barrier] - adesão da Suécia.

Considerando que Portugal assinou, em 3 de outubro de 2018, uma Declaration of Intent, no âmbito de uma cooperação multinacional ao nível da NATO, para a introdução de capacidades de sistemas marítimos não tripulados, onde a Anti Submarine Warfare (ASW) se constitui como uma das três prioridades acordadas;

Considerando que a área ASW constitui um Capability Target prioritário de Portugal no âmbito da Aliança;

Considerando que, em março de 2021, os onze países participantes do projeto ASW Digital Barrier - Austrália, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Holanda, Noruega, Portugal, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos da América - , assinaram a Letter Of Intent Concerning Deployable Anti Submarine Warfare Barrier - Smart Defence Initiative 1.1271, que tem como objetivo propor uma abordagem multinacional para o desenvolvimento de capacidades de barreira de guerra antissubmarina da Aliança;

Considerando que, pelo Despacho 3364/2022, de 22 de março, Portugal aprovou a Letter of Intent que oficializou a adesão do Canadá à iniciativa;

Considerando finalmente, que a Suécia solicitou a adesão à Letter of Intent Concerning Deployable Anti Submarine Warfare Barrier - Smart Defence Initiative 1.1271.

Assim:

Nos termos do disposto na alínea g) do n.º 3 do artigo 14.º da Lei de Defesa Nacional, e nos artigos 44.º a 47.º do Código do Procedimento Administrativo, determino o seguinte:

1 - Aprovo a Letter Of Intent Concerning Deployable Anti Submarine Warfare Barrier - Smart Defence Initiative 1.1271 que me foi proposta pelo Chefe do Estado-Maior da Armada a coberto do ofício n.º 2333, de 3 de agosto de 2023, e que mereceu, atento o ofício n.º 5808, de 31 de agosto de 2023, a concordância por parte da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional, e atento o ofício n.º 3495/GabCEMGFA-SEC, de 13 de outubro de 2023, a concordância do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

2 - Delego, com faculdade de subdelegação, no Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General José Nunes da Fonseca, a assinatura da referida Letter Of Intent.

3 - O presente despacho produz efeitos a partir da data da sua assinatura.

3 de novembro de 2023. - A Ministra da Defesa Nacional, Maria Helena Chaves Carreiras.

317027037

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5552658.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda