Despacho 11307/2023, de 7 de Novembro
- Corpo emitente: Defesa Nacional - Estado-Maior-General das Forças Armadas - Gabinete do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas
- Fonte: Diário da República n.º 215/2023, Série II de 2023-11-07
- Data: 2023-11-07
- Parte: C
- Documento na página oficial do DRE
- Secções desta página::
Sumário
Texto do documento
Sumário: Louva o Primeiro-Cabo da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe José Carlos Cortês Marques.
Louvo o 361/16, Primeiro-Cabo da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe José Carlos Cortês Marques, pela elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais demonstradas no exercício das funções de Operador de Produção de Energia, de forma autónoma e no contexto muito particular da missão de capacitação da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe.
O Primeiro-Cabo Cortês Marques revela dedicação e brio no seu trabalho, merecedor de realce, que aliado a uma admirável conduta militar e empenho, lhe permitiram desenvolver as suas funções de forma muito eficaz e eficiente. É um militar jovem, mas profundamente determinado, honesto, perspicaz e responsável, a que sabe juntar um grande espírito de camaradagem, o que contribuiu para que granjeasse o respeito, consideração e estima do comando e guarnição.
No desempenho das suas funções específicas, manteve sempre elevados padrões de execução e soube encarar novos desafios forma pronta e capaz. A sua conduta é pautada pelo rigor, sentido de responsabilidade, dedicação e vontade de aprender sempre mais. No desempenho não específico, evidencia-se pela sua camaradagem, apoiando os seus pares na execução das suas tarefas e mostrando-se sempre disponível para corresponder perante qualquer necessidade.
Durante a sua comissão, da qual resultam quatrocentas, e sessenta e duas horas de navegação, desenvolveu a sua ação num quadro de intensa e exigente atividade operacional, sendo muito relevante o seu contributo para o cumprimento de inúmeras missões de elevado interesse nacional e internacional tais como, a participação nos exercícios internacionais "EUROMARSEC 21-7", "OBANGAME EXPRESS 2022" e "OBANGAME EXPRESS 2023", diversas missões de apoio logístico às Forças Armadas de São Tomé e Príncipe e Região Autónoma do Príncipe, várias ações no âmbito da segurança marítima, destacando-se o acompanhamento efetuado ao navio "Maersk Voyager", empenhado na "Operação de Perfuração Projeto Jaca", bem como pedidos de apoio a embarcações sinistradas.
Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente o Primeiro-Cabo Cortês Marques, pelo seu relevante desempenho e pelo conjunto de qualidades militares, técnicas e pessoais evidenciadas, que contribuíram significativamente para o cumprimento da missão do NRP Zaire e, consequentemente, do Estado-Maior-General das Forças Armadas.
Assim, considerando a proposta de Louvor apresentada, conclui-se ser merecedor, condecoro com a Medalha da Cruz de São Jorge, 4.ª Classe, nos termos do disposto nos artigos 25.º, 26.º, 27.º e 34.º, do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro e alterado pelo Decreto-Lei 77/2022, de 7 de novembro, o Primeiro-Cabo da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe 361/16 José Carlos Cortês Marques.
23 de março de 2023. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, José Nunes da Fonseca, General.
316902151
Anexos
- Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5539178.dre.pdf .
Ligações deste documento
Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):
-
2002-12-27 -
Decreto-Lei
316/2002 -
Ministério da Defesa Nacional
Aprova o Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas.
-
2022-11-07 -
Decreto-Lei
77/2022 -
Presidência do Conselho de Ministros
Altera o Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas
Aviso
NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.
O URL desta página é: https://dre.tretas.org/dre/5539178/despacho-11307-2023-de-7-de-novembro