Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 10846/2023, de 25 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Nomeação para o cargo de inspetor da Guarda Nacional Republicana do Tenente-General Jorge Manuel Ribeiro Goulão

Texto do documento

Despacho 10846/2023

Sumário: Nomeação para o cargo de inspetor da Guarda Nacional Republicana do Tenente-General Jorge Manuel Ribeiro Goulão.

1 - Nos termos e para os efeitos do disposto no n.º 2 do artigo 27.º da Lei Orgânica da Guarda Nacional Republicana, aprovada pela Lei 63/2007, de 6 de novembro, na sua atual redação, por proposta do Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana (GNR), nomeio para o cargo de inspetor da Guarda o Tenente-General Jorge Manuel Ribeiro Goulão, cuja idoneidade, formação e experiência profissionais se mostram evidenciadas na síntese curricular em anexo.

2 - Exonero do cargo de inspetor da Guarda o Tenente-General Paulo Jorge Alves Silvério, para o qual foi nomeado através do Despacho 8853/2023, de 16 de agosto, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 169, de 31 de agosto de 2023.

3 - O presente despacho produz efeitos a partir de 18 de outubro de 2023.

18 de outubro de 2023. - O Ministro da Administração Interna, José Luís Pereira Carneiro.

ANEXO

Síntese curricular

O Tenente-General Jorge Manuel Ribeiro Goulão nasceu em 14 de setembro de 1967, na freguesia de São Sebastião da Pedreira, concelho e distrito de Lisboa, e tem 55 anos de idade e 34 anos de serviço.

Está habilitado com a licenciatura em Ciências Militares da Academia Militar, na especialidade da Guarda Nacional Republicana, ramo de Armas, com o curso de Promoção a Capitão na Escola Prática da Guarda, com o curso de Promoção a Oficial Superior no Instituto de Altos Estudos Militares e com o curso de Promoção a Oficial General do Instituto Universitário Militar.

Possui uma pós-graduação em Criminologia, pela Universidade Lusíada, e uma pós-graduação em Direito e Segurança, pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. Possui, ainda, o curso Estudos Africanos, ministrado pelo Instituto Universitário Militar.

É auditor em segurança interna e está habilitado com o curso de Formação Pedagógica de Formadores.

Possui vários cursos de especialização e qualificação profissional, de entre os quais se destacam os seguintes:

Curso de Informações, curso de Investigação Criminal, curso de Tráfico de Drogas Sintéticas, curso de Técnicas de Entrevista e Interrogatório, curso de Manutenção de Ordem Pública, curso de Trânsito e curso Fiscal e Aduaneiro.

Possui, ainda, o curso Future Leaders, realizado na Finlândia, o curso de Tráficos Ilícitos da Delinquência Organizada e Joint Investigation Teams, frequentado em Espanha, e o estágio prático de Criminalidade nos Grande Centros Urbanos, frequentado em França.

Ao longo da sua carreira prestou serviço em várias unidades, estabelecimentos e órgãos da Guarda Nacional Republicana. Entre 1996 e 2003, esteve colocado na Brigada Territorial n.º 2, onde exerceu, entre outras, as funções de comandante dos Destacamentos Territoriais de Sintra, de Abrantes e de Oeiras. De 2003 a 2010, esteve colocado no Comando-Geral da GNR, onde desempenhou os cargos de adjunto da 3.ª Repartição (Operações), de chefe da Secção Central de Investigação Criminal (Chefia de Investigação Criminal) e de assessor do General Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana.

De 2010 a 2013, esteve colocado no Comando Territorial de Lisboa, onde desempenhou os cargos de adjunto da Secção de Operações, Treino e Relações Públicas (SOTRP), de chefe da SOTRP e de chefe da Secção de Informações e Investigação Criminal (SIIC).

Em 2013, foi colocado no Comando Territorial de Setúbal, onde desempenhou os cargos de chefe da SOITRP e de chefe da SIIC, tendo, em 2018, regressado ao Comando Territorial de Lisboa, para assumir as funções de comandante de unidade, até à sua nomeação para o curso de Promoção a Oficial General, em 2020. Após o término deste curso, foi nomeado comandante da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro e, em 2022, foi nomeado para o cargo de comandante do Comando de Doutrina e Formação.

Na área da docência, foi professor na Academia Militar e no Instituto de Estudos Superiores Militares, e, na Escola da Guarda, foi professor em várias unidades curriculares dos cursos de formação, promoção e especialização da categoria de oficiais, sargentos e guardas.

No interregno das referidas funções desempenhou duas missões internacionais: uma, como oficial de informações, no Teatro de Operações do Iraque - Operação Antiga Babilónia; outra, na chefia de uma equipa de investigação criminal, em Angola.

Da sua folha de serviços constam 15 louvores, dos quais 7 concedidos pelo comandante-geral da Guarda Nacional Republicana, 2 por oficial general e 6 por coronel comandante de unidade.

Possui, ainda, várias condecorações nacionais de entre as quais se salientam: a Medalha D. Nuno Alvares Pereira Mérito da GNR 1.ª classe, duas Medalhas de Prata de Serviços Distintos de Segurança Pública, as Medalhas de Mérito Militar de 2.ª e 3.ª classe, as Medalhas de Assiduidade de Segurança Pública (Uma e Duas Estrelas) e a Medalha de Ouro, Prata e Cobre de Comportamento Exemplar, bem como duas Medalhas Comemorativas de Comissão de Serviço Especial (Iraque e Angola). Em 2020 e 2007, foi distinguido pelo Presidente da República com a Ordem Militar de Avis Grande-Oficial e Grau Cavaleiro.

316970598

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5528670.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda