A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 3026/2015, de 25 de Março

Partilhar:

Sumário

Designa, em regime de substituição e para o lugar de Presidente do conselho diretivo do Instituto dos Registos e do Notariado, I.P, o licenciado José Ascenso Nunes da Maia

Texto do documento

Despacho 3026/2015

I. Considerando que o cargo de Presidente do Conselho Diretivo do Instituto dos Registos e do Notariado, I.P., se encontra vago desde 18 de novembro de 2014;

II. Considerando que importa assegurar a efetiva direção daquele organismo da administração indireta do Estado, na dependência tutelar da Ministra da Justiça, sobretudo na presente fase de particulares exigências nos planos organizacional, orçamental e financeiro, e até conclusão do procedimento concursal a desenvolver pela CReSAP, procede-se, através do presente despacho, em razão da vacatura do correspondente lugar e ao abrigo do disposto nos artigos 19.º, 20.º e 25.º da Lei 3/2004, de 15 de janeiro, alterada e republicada pelo Decreto-Lei 5/2012, de 17 de janeiro, com última redação do Decreto-Lei 102/2013, de 25 de julho, e no artigo 27.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, alterada e republicada pela Lei 64/2011, de 22 de dezembro, com ultima redação da Lei 68/2013, de 29 de agosto, conjugados com as pertinentes disposições da correspondente lei orgânica, à designação, em regime de substituição e para o lugar de Presidente do Instituto dos Registos e do Notariado, I.P., com estatuto equiparado a dirigente superior de 1.º grau, do licenciado José Ascenso Nunes da Maia, conservador, que atualmente e na sequência de procedimento concursal, exerce o cargo de Vice-Presidente do Conselho Diretivo do referido Instituto Público e reúne os requisitos de competência técnica, aptidão, experiência profissional e formação legalmente exigidos, conforme é demonstrado pela síntese curricular publicada em anexo ao presente despacho, dele fazendo parte integrante.

III. O designado pode exercer a opção prevista no n.º 3 do artigo 31.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, alterada e republicada pela Lei 64/2011, de 22 de dezembro, com última redação da Lei 68/2013, de 29 de agosto.

IV. O presente despacho produz efeitos à data da sua publicação em Diário da República.

3 de março de 2015. - A Ministra da Justiça, Paula Maria von Hafe Teixeira da Cruz.

Síntese curricular

Dados pessoais

Nome: José Ascenso Nunes da Maia

Naturalidade: Alcobaça

Data de nascimento: 23 de dezembro de 1953

Estado civil: casado

Habilitações académicas

Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, concluída em 1978.

Formação complementar

Participação em diversos cursos nas áreas de gestão comportamental, gestão e avaliação de desempenho orientada para resultados e fiscalização, exercício e controlo do poder disciplinar.

Situação profissional atual

Conservador do Registo Predial, Comercial e Automóveis de Évora a exercer em comissão de Serviço as funções de Vice-presidente do Conselho Diretivo do Instituto dos Registos e do Notariado.

Experiência profissional

Conservador e Notário das Conservatórias dos Registos Civil, Predial, Comercial e Automóveis do Redondo e de Arronches;

Conservador dos Registos: Predial, Comercial e Automóveis de Estremoz e Predial e Comercial de Évora;

Inspetor Ad-Hoc e Inspetor Extraordinário, afeto ao Serviço de Avaliação e Inspeção da Direção-Geral dos Registos e do Notariado, exercendo a sua atividade em diversas conservatórias dos registos civil, predial, comercial e de automóveis e cartórios notariais em Portugal Continental, Regiões Autónomas e em São Tomé e Príncipe;

Vogal do Conselho Técnico dos Registos e do Notariado, da subsecção do registo comercial e de bens móveis;

Presidente do Conselho Técnico dos Registos e do Notariado;

Membro do Júri do procedimento de ingresso na carreira de Conservadores e Notários;

Membro do grupo de trabalho para a introdução do euro nos Registos e no Notariado;

Subdiretor-Geral da Direção-Geral dos Registos e do Notariado, tendo a seu cargo a área de avaliação e inspeção;

Vice-presidente do Instituto dos Registos e do Notariado, tendo a seu cargo a área de avaliação, inspeção e serviços jurídicos;

Vice-presidente do Conselho Diretivo do Instituto dos Registos e do Notariado.

Atividade docente/conferências

Formador da Equipa dos Registos e do Notariado para a implementação do Euro;

Formador do estágio dos auditores dos Registos e do Notariado;

Lecionou ações de formação a oficiais dos Registos e do Notariado, em matéria dos Registos Predial e Comercial e a candidatos à advocacia no Conselho Distrital da Ordem dos Advogados de Évora, no âmbito do respetivo estágio de formação, na área dos Registos e Notariado;

Participou na qualidade de conferencista, em diversas jornadas, conferências e seminários, em Portugal e no estrangeiro, designadamente Cabo Verde, S. Tomé, Uruguai e Argentina.

Publicações

Artigos diversos no Boletim dos Registos e do Notariado, em matéria de registos, na qualidade de relator e como membro do núcleo do registo de bens móveis do Conselho Técnico.

208480744

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/552118.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 3/2004 - Assembleia da República

    Aprova a lei quadro dos institutos públicos.

  • Tem documento Em vigor 2011-12-22 - Lei 64/2011 - Assembleia da República

    Modifica os procedimentos de recrutamento, selecção e provimento nos cargos de direcção superior da Administração Pública, alterando (quarta alteração), com republicação, a Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, que aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, e alterando (quinta alteração) a Lei 4/2004, de 15 de Janeiro, que estabelece os princípios e normas a que deve obedecer a organização da administração directa do Estado, cria a Comissão (...)

  • Tem documento Em vigor 2012-01-17 - Decreto-Lei 5/2012 - Ministério das Finanças

    Institui o conselho directivo como único órgão de direcção, limita a sua composição e altera as regras de recrutamento, selecção e provimento, de cessação dos mandatos e a remuneração dos membros dos conselhos directivos dos institutos públicos de regime comum, procedendo à sétima alteração da Lei n.º 3/2004, de 15 de Janeiro e à respetiva republicação.

  • Tem documento Em vigor 2013-07-25 - Decreto-Lei 102/2013 - Ministério da Educação e Ciência

    Aprova a orgânica do Instituto de Avaliação Educativa, I.P., estabelecendo as suas atribuições, órgãos e respetivas competências, e dispondo sobre a sua gestão financeira e patrimonial. Altera o Decreto-Lei n.º 125/2011, de 29 de dezembro, que aprova a orgânica do Ministério da Educação e Ciência. Altera ainda a Lei n.º 3/2004 de 15 de janeiro (lei quadro dos institutos públicos).

  • Tem documento Em vigor 2013-08-29 - Lei 68/2013 - Assembleia da República

    Estabelece a duração do período normal de trabalho dos trabalhadores em funções públicas.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda