Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 10067/2023, de 29 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Nomeação e delegação de competências na pró-reitora

Texto do documento

Despacho 10067/2023

Sumário: Nomeação e delegação de competências na pró-reitora.

Nomeação e delegação de competências na Pró-Reitora, Professora Doutora Célia Maria Pinto Nunes

A Universidade da Beira Interior tem vindo a expandir as suas atividades nos domínios da Internacionalização e Cooperação. É precisamente para dar resposta a esta dinâmica crescente que na recente reformulação do Regulamento Orgânico da UBI foi criado o Gabinete de Internacionalização e Cooperação, o qual se divide agora em dois setores, um dedicado à internacionalização e um outro dedicado à cooperação. Sendo que neste último está ainda integrado o UNITA-Office da aliança de universidades europeias de que a UBI faz parte.

O aumento do número de estudantes estrangeiros, e a sua captação em regiões da América Latina e da África, em particular a de expressão portuguesa, tem levantado um conjunto de desafios a que urge dar resposta, existindo necessidade de acompanhar mais de perto esta dinâmica que está a estender-se a todos os ciclos de estudo. A percentagem de estudantes estrangeiros situa-se em 10 % nas licenciaturas, 36 % nos mestrados, e 32 % nos doutoramentos. A tendência é aumentar, em particular face aos objetivos de crescimento do número de estudantes aprovados em Conselho Geral no Plano Estratégico 2030.

Ainda dentro desta dinâmica, o número de universidades criadas em África e na América Latina tem levado à solicitação de colaboração entre a UBI e essas jovens universidades. Com efeito muitas estão em fase de formação de corpo docente e necessitam de aumentar o seu perfil internacional, o qual pode contar com o apoio da UBI.

A cooperação com a Ásia ainda não é muito relevante, mas tem começado a ser intensamente solicitada por muitas universidades deste continente o que implica a necessidade da UBI reforçar esta componente do trabalho, bem como estabelecer protocolos e densificar as parcerias entre estas instituições e a UBI.

Tendo em consideração o referido, afigura-se necessário reforçar a resposta da UBI para as dinâmicas da internacionalização. Neste contexto, nomeio Pró-Reitora a Professora Doutora Célia Maria Pinto Nunes, Professora Auxiliar da Universidade da Beira Interior.

Nos termos no n.º 4 do artigo 92.º do RJIES e no n.º 3 do artigo 25.º dos Estatutos da UBI e ao abrigo do disposto nos artigos 44.º a 50.º do Código do Procedimento Administrativo, delego na Pró-Reitora da Universidade da Beira Interior, Professora Doutora Célia Maria Pinto Nunes, as competências para:

a) Desenvolver ações tendentes a fortalecer o perfil de cooperação internacional da UBI, em articulação com o Vice-Reitor da Internacionalização;

b) Implementar as ações necessárias ao aumento da captação de estudantes estrangeiros para a Universidade da Beira Interior;

c) Representar a UBI em ações Internas e externas de cariz de cooperação internacional, e de outras que lhe sejam atribuídas pelo Reitor;

As delegações de competências aqui estabelecidas realizam-se sem prejuízo do poder de superintendência e de avocação que me é conferido, sempre que entenda conveniente.

O presente despacho produz efeitos a 05 de setembro de 2023.

14 de setembro de 2023. - O Reitor, Mário Raposo.

316862162

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5502198.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda