A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 9165/2023, de 7 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Permite a aplicação do disposto do Despacho n.º 7712-B/2019, de 30 de agosto, aos representantes da segurança social portuguesa nos Estados Unidos da América

Texto do documento

Despacho 9165/2023

Sumário: Permite a aplicação do disposto no Despacho 7712-B/2019, de 30 de agosto, aos representantes da segurança social portuguesa nos Estados Unidos da América.

O programa do XXIII Governo Constitucional estabelece como objetivo a valorização das funções de soberania, para afirmação de Portugal como país aberto à Europa e ao Mundo.

Para alcançar esse objetivo, são necessários a adaptação da organização diplomática e consular às novas realidades da emigração portuguesa, bem como o aproveitamento do potencial da diáspora portuguesa.

Para tal suceder, mostra-se pertinente continuar a melhorar as condições dos cidadãos nacionais residentes no estrangeiro face aos serviços públicos, designadamente na área da segurança social e do trabalho, designadamente no quadro do Programa Regressar.

Pelo Despacho 7712-B/2019, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 166, de 30 de agosto de 2019, foram determinados os procedimentos a desenvolver pelo Instituto da Segurança Social, I. P., com o objetivo de proceder à designação de adidos técnicos principais nos países europeus cuja comunidade portuguesa apresente dimensão relevante ou especificidade que o justifiquem.

Foram então designados representantes da segurança social portuguesa, enquanto adidos, na Alemanha, a França, o Luxemburgo, o Reino Unido e na Suíça.

O sucesso da experiência nesses cinco países, permite agora estender para fora do continente europeu a presença de representantes da segurança social portuguesa, enquanto adidos.

Neste contexto, nos termos do disposto no artigo 4.º do Decreto-Lei 127/2010, de 30 de novembro, na sua redação atual, determina-se o seguinte:

1 - Os procedimentos previstos no Despacho 7712-B/2019, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 166, de 30 de agosto de 2019, a desenvolver pelo Instituto da Segurança Social, I. P., com o objetivo de proceder à designação de representantes da segurança social portuguesa, enquanto adidos de adidos técnicos principais, são alargados aos Estados Unidos da América.

2 - O presente despacho produz efeitos a partir da data da sua assinatura.

21 de agosto de 2023. - O Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Titterington Gomes Cravinho. - A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Manuel Jerónimo Lopes Correia Mendes Godinho.

316793215

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5474648.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2010-11-30 - Decreto-Lei 127/2010 - Ministério dos Negócios Estrangeiros

    Aprova o regime jurídico de emprego aplicável ao pessoal especializado do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda