Despacho 9143/2023, de 6 de Setembro
- Corpo emitente: Instituto Politécnico de Viana do Castelo
- Fonte: Diário da República n.º 173/2023, Série II de 2023-09-06
- Data: 2023-09-06
- Parte: E
- Documento na página oficial do DRE
- Secções desta página::
Sumário
Texto do documento
Sumário: Procede à nomeação de vice-presidentes, pró-presidentes e diretore(a)s do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Nomeação de vice-presidentes, pró-presidentes e diretore(a)s do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
O Presidente do Instituto pode ser coadjuvado por um ou dois Vice-presidentes, nomeados livremente, de acordo com o disposto no n.º 2 do artigo 88.º do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, aprovado pela Lei 62/2007, de 10 de setembro, e nos n.os 1 e 2 do artigo 25.º dos Estatutos do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, homologados pelo Despacho Normativo 7/2009, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 26, de 6 de fevereiro de 2009, com as alterações introduzidas pelo Despacho Normativo 17/2021, de 11 de junho de 2021, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 123, de 28 de junho de 2021.
Assim, nomeio Vice-presidentes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, em regime de comissão de serviço, possuidoras de reconhecida competência técnica, aptidão, experiência e formação adequadas ao exercício das funções inerentes ao cargo:
Ana Paula Moreira Rodrigues do Vale, Professora Coordenadora da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, para coordenar as áreas académica, comunicação e imagem e mobilidade e cooperação internacional;
Ana Sofia de Sá Gil Rodrigues, Professora Adjunta da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, para coordenar as áreas de acreditação, avaliação, qualidade e responsabilidade social.
Também, nos termos do disposto no artigo 26.º, n.os 1 e 2, dos Estatutos do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o presidente pode ser ainda coadjuvado por Pró-presidentes para o desenvolvimento e implementação de tarefas, projetos e atividades específicas, pelo que nomeio em comissão de serviço:
António José Candeias Curado, Professor Adjunto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, como Pró-presidente do IPVC para as áreas da Sustentabilidade e Património;
Luís Paulo Lopes Brandão Areosa Rodrigues, Professor Coordenador Principal da Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, como Pró-presidente para as áreas da Investigação, Desenvolvimento, Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo;
Sara Maria da Cruz Maia de Oliveira Paiva, Professora Adjunta da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, como Pró-presidente do IPVC para a área dos Sistemas de Informação;
Ana Teresa Martins Ferreira de Oliveira, Professora Adjunta da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, como Pró-presidente do IPVC para a área da Inovação Pedagógica e Flexibilização Curricular.
Por último, e no uso dos poderes conferidos pelo n.º 1 do artigo 52.º dos Estatutos do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), nomeio em comissão de serviço:
Carla Maria Gomes Marques de Faria, Professora Adjunta da Escola Superior de Educação, como Diretora da Escola Superior de Educação do IPVC;
Maria Isabel Valin Sanjiao, Professora Adjunta da Escola Superior Agrária, como Diretora da Escola Superior Agrária do IPVC;
Mafalda Reis Lima Lopes Laranjo, Professora Adjunta da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, como Diretora da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC;
Luís Manuel Cerqueira Barreto, Professor Coordenador da Escola Superior de Ciências Empresariais, como Diretor da Escola Superior de Ciências Empresariais do IPVC;
Luís Carlos Carvalho da Graça, Professor Coordenador da Escola Superior de Saúde, como Diretor da Escola Superior de Saúde do IPVC;
José Pedro Arieiro Gonçalves Bezerra, Professor Coordenador da Escola Superior de Desporto e Lazer, como Diretor da Escola Superior de Desporto e Lazer do IPVC.
Determino a publicação no Diário da República do presente despacho com as notas curriculares que se encontram em anexo.
28 de julho de 2023. - O Presidente, Carlos Manuel da Silva Rodrigues.
Nota curricular Ana Paula Moreira Rodrigues do Vale
Dados biográficos:
Nome: Ana Paula Moreira Rodrigues do Vale
Data de nascimento: 11 de setembro de 1965
Habilitações académicas:
Doutorada em Ciências Farmacêuticas - Nutrição e Química Alimentar pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade do Porto em 2015.
Mestre em Ciência e Tecnologia na Indústria Agroalimentar - especialização em Segurança Alimentar pela Universidade de Vigo - Faculdade de Ciências de Ourense em 2008.
Mestre em Nutrição de Plantas, Fertilidade do Solo e Fertilização pela Universidade Técnica de Lisboa - Instituto Superior de Agronomia em 1994.
Licenciada em Biologia pela Universidade do Porto - Faculdade de Ciências em 1988.
Experiência Profissional:
Atividade docente:
Ingressou no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) a 15 de março de 1990, pertencendo ao mapa de pessoal da Escola Superior Agrária (ESA), atualmente na categoria de professora coordenadora.
Leciona a área da Segurança Alimentar no curso de primeiro ciclo em Biotecnologia e lecionou esta mesma área nos cursos de segundo ciclo de Zootecnia e de Biotecnologia Agroambiental.
Lecionou a área da Biologia e da Botânica Agrícola, nos cursos de primeiro ciclo de Engenharia Agronómica e de Engenharia do Ambiente.
Atividade científica: Investigadora colaboradora do Centro de Investigação - REQUIMTE, Membro integrado do centro de investigação - CISAS/IPVC - Centro de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas Agroalimentares e Sustentabilidade. Principais áreas de investigação no domínio da avaliação de compostos bioativos, antioxidantes e potencial anticancerígeno dos alimentos, segurança e qualidade alimentar, nomeadamente na caracterização química, sensorial e microbiológica de alimentos tradicionais portugueses. Participou em diversos projetos de investigação e serviços especializados para a valorização de produtos locais, destacando-se: i) Revitalização de setores produtivos tradicionais no Parque Nacional Peneda-Gerês (plantas aromáticas e medicinais, mel e frutos) - REVITAGRI - Norte de 2020 (2017/19) - Transferência de conhecimento científico e tecnológico; ii) Projeto WAW - Waste around the Wine - Economia circular no setor vitivinícola; iii) Terroir e zonamento agroecológico como fator crítico para a competitividade e inovação da produção vitivinícola - Vinhos Verdes; iv) Empreendedorismo nas Zonas Rurais do Norte de Portugal - Norte-02-0651-FEDER-000025 - promovido pelo Ministério da Agricultura e financiado pela Comissão de Coordenação da Região Norte de Portugal; v) BIOma - Soluções integradas de BIOeconomia para a Mobilização da cadeia Agroalimentar, POCI-01-0247-FEDER-046112; vi) Coordenadora no IPVC do Projeto PPIN - Portugal Polytechnics International Network entre 2019 e 2023.
Outras atividades:
Vice-presidente do IPVC desde 31 de julho de 2019 para as áreas Académica, Comunicação e Imagem, Internacionalização e sistemas de informação. Diretora da ESA entre 2015 e 2019, Subdiretora da ESA entre 2009 e 2013, Vice-presidente do conselho diretivo da ESA entre 2006 e 2009. Assumiu ainda funções de Vice-presidente da Comissão Especializada das Escolas Superiores Agrárias, no âmbito do CSISP, entre 2017 e 2019 e membro do Conselho Executivo da Rexia2 - Rede Nacional de Experimentação e Investigação Agrária e Animal entre 2027 e 2019.
Membro do Conselho Geral do IPVC entre 2009 e 2013 e entre 2017 e 2023; Membro do Conselho Técnico Científico do IPVC e da Comissão Técnico Científica da ESA entre 2011 e 2018; Membro do Conselho Científico da ESA entre 1995 e 2010; Membro da Comissão de Creditação de Competências da ESA entre 2012 e 2016; Membro da Assembleia de Representantes da ESA entre 1994 e 2006; Responsável pelos Serviços Analíticos da ESA - Gestão da prestação de serviços analíticos à comunidade externa e Gestão dos trabalhos pedagógico-científicos dos serviços analíticos entre 1995 e 2004. Realizou ainda mobilidade académica para Wroclaw University, Department of Animal Products Technology, Quality & Management, Poland e para Cork Institut of Technology, School of Science & informatics - Department of Biological Sciences, Ireland.
Gestora da qualidade da ESA entre 2004 e 2019, tendo sido gestora de vários processos da escola; Gestora institucional de qualidade dos processos cooperação internacional e promoção e imagem do IPVC.
Nota curricular Ana Sofia de Sá Gil Rodrigues
Dados biográficos:
Nome: Ana Sofia de Sá Gil Rodrigues
Data de nascimento: 17 de novembro de 1972
Habilitações académicas:
Doutorada em Qualidade, Segurança e Tecnologia Alimentar, pela Universidade de Vigo, em 2012.
Diploma de Estudos Avançados (DEA), pela Universidade de Vigo, em 2004.
Mestre em Agricultura e Horticultura Sustentáveis, pelo Instituto Superior de Agronomia - Universidade de Lisboa (ISA-UL), em 1999.
Licenciada em Engenharia Agrícola, pela Universidade de Trás-os-Montes de Alto Douro (UTAD), em 1996.
Experiência Profissional:
Docente no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) desde 1998. Gestora Institucional da Qualidade do IPVC desde dezembro de 2007 e Pró-presidente para a Qualidade do IPVC de novembro de 2011 a julho de 2023. Investigador Membro Integrado do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas Agroalimentares e Sustentabilidade - CISAS-IPVC e Investigador Membro Colaborador do CITAB-UTAD, com participação em projetos e produção científica na área da qualidade de produtos alimentares, valorização e qualificação de produtos tradicionais e vitivinicultura. Coordenou o projeto nacional Terr@Alva-Definição e influência do terroir na qualidade do vinho Alvarinho (POCI-01-0145-FEDER-024328). De 2010 a 2012 foi Secretária-Geral da ANDOVI - Associação Nacional das Denominações de Origem Vitivinícolas.
Tem formação especializada em Modelos de Inovação e Sistemas de Gestão IDI e Innovation Scoring, Sistemas de Gestão da Qualidade, Sistemas de Gestão da Responsabilidade Social, Auditorias a Sistemas de Gestão, Green Belts: Melhoria da Qualidade-Six Sigma, Lean aplicado à Educação, Coaching orientado para a Liderança e Excelência pela ISPC - International School of Professional Coaching, Indicadores e Performance Estratégica. É Lead Auditor pela International Register of Certificated Auditors (IRCA), nas Normas ISO 22000 e ISO 9001 e Auditor Interno da Qualidade desde 2002. Tem a Cátedra Unesco de Direccíon Universitaria (CUDU-UPC Barcelona TECH), em 2016.
Realizou Erasmus Staff na Agència per a la Qualitat del Sistema Universitari de Catalunya (AQU Catalunya, Spain), em 2013; Bolseira IACOBUS no Gabinete da Qualidade da Universidade de Santiago de Compostela, em 2015; Erasmus Staff na Unité Ecologie Systématique Evolution, Universite Paris Sud-UPS, AgroParisTech, em 2019.
Integra a Rede dos Investigadores da Qualidade (RIQUA). É membro da Comissão Setorial para a Educação e Formação (GT2 da CS/11), do Instituto Português da Qualidade (IPQ), membro do Grupo de Trabalho GT1 - organização dos guiões para a autoavaliação e a apresentação de propostas para a sua simplificação (NCE e ACEF) da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Integra as equipas de auditores da A3ES responsáveis pelos processos de Auditoria de Sistemas Internos de Garantia da Qualidade (ASIGQ) e de Avaliação Institucional (AINST). Vogal do Conselho Consultivo da Agência para a Qualidade do Sistema Universitário da Galiza (ACSUG).
Nota curricular António José Candeias Curado
Dados biográficos:
Nome: António José Candeias Curado
Data de nascimento: 23 de julho de 1973
Habilitações académicas:
2014: Doutor em Engenharia Civil (FEUP).
2004: Mestre em Construção de Edifícios (FEUP).
1997: Licenciado em Engenharia Civil (IST).
Experiência profissional:
1 - Atividade docente: António Curado vem desenvolvendo a sua atividade letiva no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), em regime de dedicação exclusiva, há mais de 20 anos. No âmbito da sua atividade docente orientou um conjunto alargado de estágios, projetos de CET, CTeSP, licenciatura e teses de mestrado, foi responsável por tutorias a alunos estrangeiros em mobilidade ao abrigo do programa Erasmus e lecionou cursos de formação e seminários em áreas de especialidade.
2 - Atividade científica: É membro da Direção da Unidade de Investigação em Materiais, Energia e Ambiente para a Sustentabilidade (proMetheus) do IPVC. Complementarmente é Investigador-Colaborador no Laboratório de Física das Construções do CONSTRUCT - Institute of R&D in Structures and Construction, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, na Área Científica de Engenharia Civil. No âmbito da sua atividade científica tem publicado um conjunto alargado de artigos de produção e divulgação científica em revistas e publicações indexadas, bem como proferido um conjunto alargado de comunicações orais e em poster em congressos e eventos científicos internacionais na sua área de especialidade, a eficiência energética dos edifícios e qualidade do ar interior, eficiência hídrica e reabilitação construtiva. Tem orientado um conjunto alargado de teses e dissertações de mestrado, sido arguente em provas públicas de mestrado e doutoramento, e desenvolvido atividades de investigador responsável ou colaborador em projetos de investigação com financiamento externo.
3 - Outras atividades académicas: Foi coordenador do Grupo Disciplinar de Engenharia Civil do IPVC de 2015 a 2019, coordenou o CteSP em Eficiência Energética dos Edifícios e o CET em Construção Civil e Obras Públicas, foi membro do Conselho Pedagógico do IPVC e pertenceu a diversos grupos de trabalho de criação de cursos do IPVC. É membro com regularidade de júris para seleção e seriação de candidatos ao ensino superior, e participa desde 2014 num conjunto alargado de ações de mobilidade académica para ensino e investigação. Presta regularmente serviços à comunidade na sua área de especialidade.
4 - Outras atividades: É membro sénior da Ordem dos Engenheiros, perito qualificado da ADENE - Agência para a Energia (PQ00417), membro da ANQIP - Associação Nacional para a Qualidade das Instalações Prediais, e vogal da Comissão Técnica de Normalização, CT117, do Instituto Português da Qualidade (IPQ).
Nota curricular Luís Lopes Brandão Areosa Rodrigues
Dados biográficos:
Nome: Luís Paulo Lopes Brandão Areosa Rodrigues
Data de nascimento: 28 de agosto de 1963
Categoria Profissional: Professor Coordenador Principal.
Habilitações Académicas:
2019: Agregação em Ciências do Desporto, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
2006: Doutor em Kinesiology, pela Texas A&M University.
1995: Mestre em Desenvolvimento da Criança, pela Universidade Técnica de Lisboa.
1986: Licenciado em Educação Física, pela Universidade do Porto.
Experiência Profissional: Atividade docente: Leciona desde 1988 no IPVC, nas áreas do Desenvolvimento Motor, Metodologia da Investigação, e Estatística do Desporto.
Atividade científica:
Investigador integrado no CIDESD, com trabalho na área do desenvolvimento motor ao longo de todo o ciclo de vida, com especial enfoque no desenvolvimento da competência motora: mecanismos e implicações nos estilos de vida. Membro fundador do International Motor Development Research Consortium.
Autor de mais de cinco dezenas de artigos em revistas especializadas, possui 3 livros publicados, foi editor de 2 livros, e autor de 31 capítulos de livros. Orientador em 3 doutoramentos, e 9 dissertações de mestrado. Foi arguente em 20 provas de doutoramento e 35 de mestrado. Ao longo da carreira interagiu com 120 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos.
Outras atividades académicas: Foi coordenador dos cursos de Formação de Professores de Ensino Básico - variante de Educação Física, do Mestrado em Promoção e Educação para a Saúde da Escola Superior de Educação do IPVC e do curso de Desporto e Lazer da ESDL-IPVC. Foi Coordenador do Departamento de Motricidade Humana da ESE-IPVC, Vice-Presidente do Conselho Diretivo da ESE-IPVC, Diretor da Escola Superior de Desporto e Lazer de Melgaço do IPVC e Pró-presidente do IPVC para as áreas da Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Tecnologia e Empreendedorismo.
Nota curricular Sara Maria da Cruz Maia de Oliveira Paiva
Dados biográficos:
Nome: Sara Maria da Cruz Maia de Oliveira Paiva
Data de nascimento: 28 de novembro de 1979
Habilitações académicas:
2011: Doutora em Engenharia Telemática, pela Universidade de Vigo
2002: Licenciada em Engenharia de Sistemas e Informática, pela Universidade do Minho
Experiência profissional:
1 - Atividade docente: Sara Maria da Cruz Maia de Oliveira Paiva leciona em regime de dedicação exclusiva desde 16/09/2005 na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Leciona sobretudo unidades curriculares com um foco na Computação Móvel, a CTeSPs, licenciaturas e mestrados; assim como projetos finais de licenciatura que decorrem internamente no IPVC, em ambiente empresarial ou com instituições municipais.
2 - Atividade científica:
A sua área de investigação atual relaciona-se com a mobilidade inclusiva e sustentável em cidades inteligentes. Entre 2019 e 2023, coordenou o ADiT-Lab (Applied Digital Transformation Laboratory). É atualmente membro do ADiT-Lab e do Algoritmi.
No âmbito da sua atividade científica, já publicou mais de 80 artigos científicos e foi convidada para diversas comunicações orais em conferências internacionais. É orientadora de teses de doutoramento, mestrado e orientou alunos de pós-doutoramento. Tem desenvolvido atividades de investigadora responsável ou colaboradora em projetos de investigação com financiamento externo. É editora chefe da EAI Endorsed Transactions on Smart Cities e editora associada de diversas revistas internacionais com fator de impacto. Desempenhou as funções de chair e co-chair de diversas conferências científicas internacionais.
3 - Outras atividades académicas: Membro do Conselho Geral desde 2017 e membro da comissão de diversos cursos CTeSPs, licenciaturas e mestrados. No passado, coordenou dois CTeSPs, foi membro do Conselho Pedagógico, foi membro da equipa proponente de diversos cursos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, foi membro da comissão de trabalho e regulamentação da formação em contexto de trabalho dos CTeSP-ESTG e do regulamento de frequência e avaliação da ESTG.
4 - Outras atividades: É Vice-Presidente do IEEE Smart Cities e membro sénior do IEEE.
Nota curricular Ana Teresa Martins Ferreira de Oliveira
Dados biográficos:
Nome: Ana Teresa Martins Ferreira de Oliveira.
Data de Nascimento: 15 de janeiro de 1982.
Habilitações académicas:
2017: Pós-Doutoramento em Economia e Gestão, pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.
2014: Doutoramento em Psicologia. Especialidade Psicologia do Trabalho e das Organizações, pela Escola de Psicologia da Universidade do Minho. Tese financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
2005: Licenciatura em Psicologia, pela Escola de Psicologia da Universidade do Minho, pré-especialidade de Justiça e Reinserção Social.
Experiência profissional:
1 - Atividade docente:
Inicia atividade docente no IPVC em 2013, sendo atualmente Professora Adjunta da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, grupo disciplinar de Ciências Psicológicas e Sociais. Lecionou unidades curriculares do domínio da modificação do comportamento humano e comportamento organizacional no âmbito das Ciências Psicológicas e Sociais de nível de CTeSP, licenciatura, mestrado, pós-graduação e doutoramento. É orientadora e arguente de dissertações de mestrado e de doutoramento. Tem sido responsável por tutorias a estudantes em mobilidade ao abrigo do programa Erasmus. Tem desenvolvido tutorias a estudantes em colaboração com as associações de estudantes e Federação de Estudantes do IPVC assentes no desenvolvimento de competências de empreendedorismo. Desenvolve ligações sistemáticas entre academia-comunidade promovendo visitas técnicas de estudo de estudantes, supervisão de estágios de mestrado em organizações. Realizou Erasmus Staff na School of Business and Economics, University of Sarajevo, Bosnia Herzgovina em 2018, na Energy and Technology, Halden, Noruega e na Universidade Federal de Brasília, Brasil.
No âmbito da sua atividade docente privilegia a inovação pedagógica e a ligação academia-comunidade, tendo desenvolvido 151 projetos de cocriação, estímulo ao empreendedorismo e aprendizagem em contexto real, quer através de project-based learning, work-based learning, aprendizagem por pares, aprendizagem em serviço, entre outras metodologias, promovendo diálogos de conhecimento entre os/as estudantes e a comunidade.
2 - Atividade científica e de desenvolvimento institucional:
Tem desenvolvido investigação predominantemente na área da inovação pedagógica, modelos de mudança de comportamento individual e organizacional, confiança, criatividade e pensamento critico. Coordena, no IPVC desde 2018, um projeto de inovação pedagógica do Centro de Investigação e Inovação Educativa da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) Direção da Educação, Paris, FR "Fostering and assessing students' creative and critical thinking skills in higher education"; um projeto institucional "Escola Inclusiva IPVC - Aprendizagem em Serviço", (desde 2018) com participação em várias redes e projetos internacionais, por exemplo a rede Labour market and Relevance outcomes (LMRO) da OCDE e da Direção Geral do Ensino Superior; a EIPC Network: "Higher Education-School Collaboration for Innovation: Mapping of Institutional Practice and Options for Scaling" da OCDE; a Rede UIIN - University Industry Cooperation Enhancing university-industry interaction in theory and practice; a International Entrepreneurial Education Network (Digital transformation and capability, entrepreneurial teaching and learning, knowledge exchange, measuring impact, preparing and supporting entrepreneurs); a rede HEINNOVATE e rede EURASHE (European Association of Institutions on Higher Education) e Observatório Europeu de Aprendizagem-Serviço (EOSLHE).
Coordena atualmente atividades do projeto Com.SIGO financiado pelo POCH, na área do desenvolvimento de competências de estudo e atividades do projeto PRR BAITS-IPVC.
Coordena projeto Horizonte Europa financiado pela Comissão Europeia "FEAST - Food systems that support transitions to healthy and sustainable diets "(2022-2026), com metodologia de trabalho focada na inovação social territorial e desenvolvimento de comunidades participativas, cocriação e empreendedorismo.
Coordenou no IPVC, outros projetos internacionais financiados pela Comissão Europeia, como o projeto "BeyondScale: Developing the Organisational Capacity of Higher Education Institutions using the HEInnovate platform to facilitate peer learning and a pan-European community of practice" (2019-2022)". Na rede HEInnovate desenvolveu especificamente trabalho na Entrepreneurial Teaching and Learning and Knowledge Exchange and Collaboration. Investigadora, membro fundador e Membro-Integrado do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas Agroalimentares e Sustentabilidade (CISAS-IPVC) e Investigadora Membro-Colaborador do Applied Digital Transformation (ADIT-LAB-IPVC). Esteve envolvida como investigadora em vários outros projetos com financiamento nacional da Fundação Ciência e Tecnologia, do Ministério do Ensino Superior, e internacional da Comissão Europeia, da EEA Grants e POCTEP.
3 - Outras atividades académicas:
Representa o IPVC na rede PRME, (Principles for Responsible Education) das Nações Unidas e é embaixadora da Alliance SDS Portugal - no ODS 4 - Educação de Qualidade através da Rede Global Compact Network Portugal.
É guest associate editor em Publicações Internacionais na área da Inovação Pedagógica.
É Coordenadora para a Igualdade, Diversidade e Inclusão do IPVC desde 2022.
4 - Outras atividades: Auditora interna do Sistema de Gestão da Qualidade do IPVC. É gestora institucional do processo Escola Inclusiva no âmbito do Sistema de Gestão e Garantia de Qualidade do IPVC; membro efetivo da Ordem dos Psicólogos, cédula profissional n.º 8377. Orientadora de estágios profissionais de acesso à Ordem dos Psicólogos Portugueses, Ano Júnior. Iniciou atividade profissional como técnica de recursos humanos, seguindo-se a Direção de Recursos Humanos na indústria. Efetuou consultoria técnica especializada no setor público e privado na gestão de pessoas e inicia atividade docente no ensino superior em 2010.
Nota curricular Carla Maria Gomes Marques de Faria
Dados Biográficos:
Nome: Carla Maria Gomes Marques de Faria.
Data de Nascimento: 9 de fevereiro de 1972.
Habilitações académicas:
2008: Doutoramento em Psicologia, pela Universidade do Minho.
1998: Licenciatura em Psicologia, pela Universidade do Minho.
Experiência profissional:
1 - Atividade docente: Iniciou atividade docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo em 1999, sendo Professora Adjunta desde 2010, integrando atualmente o Grupo Disciplinar das Ciências Psicológicas e Sociais. Leciona no âmbito das Ciências do Comportamento e da Gerontologia/Gerontologia Social em diferentes níveis de formação - licenciatura, mestrado, pós-graduação e cursos técnicos superiores profissionais.
2 - Atividade científica: Tem desenvolvido investigação no âmbito do desenvolvimento humano e envelhecimento, com comunicações e publicações em revistas nacionais e internacionais sobre desenvolvimento epistemológico e vinculação na vida adulta, e mais recentemente sobre cuidados filiais, resiliência na meia-idade. Orientadora de dissertações de mestrado e teses de doutoramento no âmbito da Gerontologia/Gerontologia Social e da Psicologia, tendo integrado júris de provas públicas de doutoramento e mestrado nestes domínios. É investigadora integrada no laboratório associado CINTESIS@RISE e tem colaborado em projetos de investigação internacionais e nacionais no domínio da Psicologia e da Gerontologia/Gerontologia Social. É membro de American Psychological Association, Academy for Gerontology in Higher Education - Gerontological Society of America, Associação Portuguesa de Psicologia, Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia e Ordem dos Psicólogos Portugueses.
3 - Outras atividades académicas: Foi coordenadora da licenciatura em Educação Social Gerontológica (2010-2019) e, atualmente, coordena o mestrado em Gerontologia Social (2019-2023). Presidente do Conselho Pedagógico da ESE-IPVC (2015-2020); Vice-presidente do Conselho Técnico-científico do IPVC (2020-2022); Presidente do Conselho Técnico-científico da ESE-IPVC (2022-...). Membro de Grupos de Trabalho responsáveis pela criação da licenciatura Educação Social Gerontológica, do mestrado em Gerontologia Social e do curso técnico superior profissional em Intervenção Sociocomunitária e Envelhecimento.
4 - Outras atividades: Colabora com entidades nacionais e regionais no âmbito da sua especialidade na qualidade de consultora e perita da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional.
Nota curricular Maria Isabel Valín Sanjiao
Dados Biográficos:
Nome: Maria Isabel Valín Sanjiao
Data de Nascimento: 02 de abril de 1975
Habilitações académicas:
Doutora Europeia em Engenharia Agronómica pela Universidade de Santiago de Compostela (2006).
Licenciada em Engenharia Agronómica pela Universidade de Santiago de Compostela (2000).
Experiência profissional:
1 - Atividade docente: Professora adjunta no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) desde 2002, lecionando unidades curriculares no domínio do planeamento e gestão dos recursos hídricos, do uso eficiente da água no setor agrícola e da utilização de técnicas e tecnologias de agricultura de precisão em cursos de licenciatura, mestrado e pós-graduações. Bolseira de iniciação a investigação científica no Instituto Superior de Agronomia. Universidade de Lisboa (ISA-UL) de 2000 a 2002.
2 - Atividade científica: Desenvolve a sua atividade científica no domínio da gestão eficiente do uso da água em culturas permanentes (vinha e kiwi), no estudo das relações água-solo-planta, na determinação das necessidades hídricas das culturas e na utilização de tecnologias da agricultura digital, nomeadamente sensores terrestres de proximidade. Coordena e integra equipas de projetos de investigação, desenvolvimento e inovação (I&D+i) nacionais e internacionais na área da viticultura e da fruticultura. É membro integrado do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas Agroalimentares e Sustentabilidade do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (CISAS-IPVC) e membro colaborador do Centro de Investigação em Agronomia, Alimentos, Ambiente e Paisagem do Instituto Superior de Agronomia. Universidade de Lisboa (LEAF-ISA-UL).
3 - Outras atividades académicas: Diretora da Escola Superior Agrária do IPVC (desde 2019); coordenadora da Licenciatura em Agronomia (2017-2019), coordenadora do Curso de Especialização Tecnológica de Mecanização e Tecnologia Agrária (2015-2017), coordenadora do Curso de Mecanização e Tecnologia Agrária (2013-2015) e membro das comissões de curso do Mestrado em Engenharia Agronómica, Licenciatura em Ciência e Tecnologias do Ambiente. Coordenadora do programa de mobilidade na Escola Superior Agrária (2012-2015).
4 - Outras atividades: Orientadora de dissertações de teses de mestrado e doutoramento, membro de júris de trabalhos académicos (mestrados e doutoramentos), coautora de capítulos de livros, manuais técnicos e artigos em revistas internacionais nacionais e internacionais com arbitragem científica.
Nota curricular Mafalda Reis Lima Lopes Laranjo
Dados Biográficos:
Nome: Mafalda Reis Lima Lopes Laranjo
Data de Nascimento: 16 de junho de 1976
Habilitações académicas:
2013: Doutoramento em Engenharia Civil, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
2004: Mestrado em Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e pela Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
1999: Licenciatura em Engenharia Civil - ramo de Geotecnia, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Experiência profissional:
1 - Atividade docente: Iniciou a atividade docente em 2000 na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, sendo atualmente Professora Adjunta no grupo disciplinar de Engenharia Civil. Tem lecionado diversas unidades curriculares na área de Estruturas e Geotecnia, nas licenciaturas em Engenharia Civil e do Ambiente, Engenharia Mecânica e Engenharia Mecatrónica e no mestrado em Engenharia Civil e do Ambiente. Foi orientadora, coorientadora e arguente em várias teses de mestrado. Em 2021/22 foi docente convidada da unidade Curricular de Engenharia Geotécnica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
2 - Atividade científica: Tem desenvolvido investigação na área da caracterização de argilas sobreconsolidadas, sua parametrização a partir de ensaios laboratoriais e de campo e previsão do seu comportamento mecânico. Colaborou no projeto GeoSIS-LX - Subsurface Three- Dimensional Geological and Engineering Geological Modelling for Urban Areas. Lisbon Case-study, e tem mais de 20 comunicações e publicações em revistas nacionais e internacionais. É membro integrado da Unidade de Investigação Prometheus do IPVC.
3 - Outras atividades académicas:
É coordenadora de curso do Mestrado em Engenharia Civil e do Ambiente da ESTG desde 2020.
Foi coordenadora de curso da Licenciatura em Engenharia Civil e do Ambiente entre 2013 e 2020.
Foi Vice-Presidente do Conselho Pedagógico da ESTG entre 2014 e 2018 e Presidente do Conselho Pedagógico da ESTG entre 2018 e 2022.
É membro do Conselho Técnico Científico e do Conselho Pedagógico da ESTG.
4 - Outras atividades:
Autora de diversos pareceres técnicos na área de Geotecnia e Fundações para entidades públicas e privadas. Autora de diversos relatórios de peritagem para o Tribunal, na qualidade de Perito, na área de Geotecnia e Fundações.
Membro da Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG) e da International Society of Soil Mechanics and Geotechnical Engineering (ISSMGE). Atualmente é Secretária da Mesa da Assembleia Geral da SPG.
Foi Delegada Distrital adjunta na Delegação de Viana do Castelo da Ordem dos Engenheiros entre 2019 e 2022. Atualmente é membro do Conselho Geral da Escola Secundária de Santa Maria Maior e Secretária da Mesa da Assembleia Geral da IPSS Casa dos Rapazes, em Viana do Castelo.
Nota curricular Luís Manuel Cerqueira Barreto
Dados Biográficos:
Nome: Luís Manuel Cerqueira Barreto.
Data de Nascimento: 30 de novembro 1972.
Habilitações académicas:
2012: Doutor em Engenharia Eletrotécnica, pela Universidade de Aveiro.
2005: Mestre em Informática - Sistemas e Redes, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
1995: Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - ramo Telecomunicações e Computadores, pela Faculdade de Engenharia do Porto.
Experiência profissional:
1 - Atividade docente: É Professor Coordenador do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, da Área Científica de Engenharia e Informática. Foi coordenador da licenciatura em Informática Empresarial e da licenciatura em Informática de Gestão da Escola Superior de Ciências Empresariais. Atualmente é docente do Mestrado em Cibersegurança da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC e da Pós-Graduação em Gestão da Qualidade da Escola Superior de Ciências Empresariais. Exerceu funções de subdiretor da Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença, de 2011 a 2019, tendo anteriormente sido Vice-Presidente do Conselho Diretivo.
2 - Atividade científica: É investigador integrado na unidade de investigação ADiT-Lab do IPVC, investigador colaborador do Instituto de Telecomunicações de Aveiro e editor convidado da revista científica Journal of Network Protocols and Algorithms. Tem publicados vários artigos científicos em revistas internacionais e em atas de conferências. Tem experiência como investigador responsável em diversos projetos de investigação e desenvolvimento. Tem desempenhado as funções de chair e co-chair em diversas conferências científicas internacionais.
3 - Outras atividades académicas: É membro do Conselho Técnico Científico e do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
4 - Outras atividades: É membro do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais de Caminha e do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho de Valença, colabora como voluntário em diversas Associações de Pais e numa Instituição Privada de Solidariedade Social.
Nota curricular Luís Carlos Carvalho da Graça
Dados Biográficos:
Nome: Luís Carlos Carvalho da Graça
Data de Nascimento: 27 de março de 1961
Habilitações académicas:
2011 - Doutor em Enfermagem, pela Universidade de Lisboa.
2000 - Mestre em Promoção/Educação para a Saúde, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
1997 - Licenciatura (Curso de Estudos Superiores Especializados) em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, pela Escola Superior de Enfermagem de Viana do Castelo.
1982 - Curso de Enfermagem Geral, pela Escola de Enfermagem de Viana do Castelo.
Experiência profissional:
1 - Atividade docente:
Docente do Ensino Superior desde 2001. Professor Coordenador
Regência e lecionação em unidades curriculares de mestrados, licenciatura em Enfermagem e pós-graduações: História e Epistemologia de Enfermagem, Enfermagem: evolução histórica e epistemológica, Investigação, Investigação em Cuidados Paliativos, Prática de Investigação, Bioestatística, Tratamento estatístico de dados com SPSS, Teoria e Prática da Promoção da Saúde.
Orientação de dissertações de mestrado em cursos de mestrado em Promoção e Educação para a Saúde, Cuidados Paliativos, Enfermagem Médico-Cirúrgica, Enfermagem de Reabilitação, Enfermagem Comunitária, Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica.
Membro do grupo de trabalho responsável pela elaboração da proposta de reestruturação do Curso de Licenciatura em Enfermagem.
2 - Atividade científica:
Autor ou coautor de comunicações e artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais.
Investigador integrado na UICISA-E e investigador colaborador na ADiT-Lab
Membro de projetos de Investigação: TECH - Technology, environment, creativity and Health - Norte-01-0145-FED; Plano Municipal para a Integração do Migrante em Viana do Castelo - PT/2017/FAMI/198; A telemonitorização na acessibilidade e equidade em saúde na pessoa com diabetes: um estudo no Alto-Minho; Perfil de saúde de populações do Alto-Minho (Viana do Castelo, Paredes de Coura, Ponte da Barca e Monção).
Júri de provas de doutoramento em Enfermagem, mestrados e título de especialista na área de Enfermagem.
3 - Outras atividades académicas:
Membro do Conselho Geral do IPVC (2002-2009 e 2017-atual)
Presidente do Conselho Técnico-Científico - ESS-IPVC (2021-atual) e coordenador da Comissão Técnico-Científica da ESS-IPVC (2010-2012). Membro do CTC-ESS (2021-atual), do CTC-IPVC (2010-2014) e do Conselho Científico da ESS-IPVC (2001-2010)
Presidente do Conselho Pedagógico ESS-IPVC (2020-2021).
Membro do CP (2011-2021)
Coordenador da Área Científica das Ciências da Saúde (2015-2017; 2019-2021)
Coordenador do Grupo Disciplinar de Enfermagem (2012-2014)
Coordenador do Curso de Licenciatura em Enfermagem (2015-2019)
Membro de Comissões de Curso de Licenciatura em Enfermagem e de Mestrados.
Membro da Comissão de Avaliação de Pessoal docente do IPVC (2013-2015).
4 - Outras atividades:
Grupo de trabalho de investigadores em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica Adolescente - Ordem dos Enfermeiros.
Colaboração como membro perito de CAE da A3ES.
Nota curricular José Pedro Arieiro Gonçalves Bezerra
Dados biográficos:
Nome: José Pedro Arieiro Gonçalves Bezerra
Data de Nascimento: 1 de novembro de 1962
Habilitações académicas:
Doutor em Ciências do Desporto (2009).
Mestre em Ciências do Desporto (1995).
Licenciatura em Educação Física (1986).
Experiência profissional:
1 - Atividade docente: Docente do Ensino Superior desde 1997. Entre 2005 e 2007 lecionou na Southern Cross University, NSW, Austrália.
2 - Atividade científica:
Tem como área de interesse o treino desportivo e atividade física na população mais velha.
Tem várias publicações em revistas internacionais indexadas a ISI e Scopus.
Investigador principal em 5 projetos com financiamento externo (FCT, 2012; Erasmus + Olympics4All, 2015, In Common Sports, 2017; In Common Sports+, 2020; Healthy and Active Rural Areas, 2022).
3 - Outras atividades académicas: Diretor Escola Superior de Desporto e Lazer, 2019 ao presente; Subdiretor da Escola Superior de Educação, 2004/2005; Subdiretor da Escola Superior de Desporto e Lazer, 2011/2019; Presidente do Conselho Pedagógico, 2017 ao presente; Coordenador de Curso de Licenciatura Desporto e Lazer, Mestrado Treino Desportivo, Mestrado em Fitness, ao longo dos últimos anos.
4 - Outras atividades: Membro da Direção da Rede de Escola de Desporto do Ensino Superior Politécnico Público (REDESPP); Membro Integrado do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD); Membro da Associação de Profissionais de Educação Física do Alto Minho (APEFAM).
316731233
Anexos
- Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5473213.dre.pdf .
Ligações deste documento
Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):
-
2007-09-10 - Lei 62/2007 - Assembleia da República
Estabelece o regime jurídico das instituições de ensino superior, regulando designadamente a sua constituição, atribuições e organização, o funcionamento e competência dos seus órgãos e ainda a tutela e fiscalização pública do Estado sobre as mesmas, no quadro da sua autonomia.
Aviso
NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.
O URL desta página é: https://dre.tretas.org/dre/5473213/despacho-9143-2023-de-6-de-setembro