Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 6559/2023, de 19 de Junho

Partilhar:

Sumário

Nomeação de António Manuel Frade Saraiva para exercer o cargo de presidente nacional da Cruz Vermelha Portuguesa

Texto do documento

Despacho 6559/2023

Sumário: Nomeação de António Manuel Frade Saraiva para exercer o cargo de presidente nacional da Cruz Vermelha Portuguesa.

Considerando que os Estatutos da Cruz Vermelha Portuguesa, aprovados pelo Decreto-Lei 281/2007, de 7 de agosto, estabelecem na alínea a) do artigo 28.º que compete ao conselho supremo da Cruz Vermelha Portuguesa propor ao Governo, por consenso entre os seus membros, a personalidade a nomear como presidente nacional da Cruz Vermelha Portuguesa;

Considerando que foi deliberado por consenso, em reunião do conselho supremo da Cruz Vermelha Portuguesa, propor ao Governo a nomeação de António Manuel Frade Saraiva como presidente nacional da Cruz Vermelha Portuguesa;

Considerando que, nos termos do artigo 14.º dos Estatutos da Cruz Vermelha Portuguesa, o presidente nacional é nomeado por despacho do Primeiro-Ministro e da Ministra da Defesa Nacional;

Assim, ao abrigo do artigo 14.º dos Estatutos da Cruz Vermelha Portuguesa e da alínea h) do n.º 1 do Despacho 6266/2022, de 12 de maio, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 97, de 19 de maio de 2022, determina-se o seguinte:

1 - É nomeado para exercer o cargo de presidente nacional da Cruz Vermelha Portuguesa António Manuel Frade Saraiva, cujo currículo se anexa ao presente despacho, e cujo percurso profissional, académico e associativo evidencia a competência técnica, aptidão e experiência profissional adequadas ao exercício das respetivas funções, bem como o respeito pela defesa dos princípios do humanismo, da isenção e da neutralidade que são valores primordiais para a Cruz Vermelha Portuguesa.

2 - O presente despacho produz efeitos a 1 de junho de 2023.

2 de junho de 2023. - O Primeiro-Ministro, António Luís Santos da Costa. - O Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marco Alexandre da Silva Capitão Costa Ferreira.

ANEXO

Nota curricular

António Manuel Frade Saraiva, nascido em Ervidel, distrito de Beja, em 05/11/1953, foi, durante os últimos 13 anos, presidente da CIP - Confederação Empresarial de Portugal.

Foi vice-presidente da BusinessEurope, a confederação de empresas europeias que representa as principais confederações de 35 países europeus.

Foi vice-presidente do CES - Conselho Económico e Social.

Iniciou a carreira profissional em 1971, na Lisnave, tendo desempenhado várias funções, terminando como técnico especialista no Planeamento Central da empresa.

Exerce atualmente funções de presidente do conselho de administração do Taguspark, e presidente do conselho de administração da Spal.

Foi presidente do conselho de administração da Metalúrgica Luso Italiana e também da Metalúrgica Luso Alemã.

Foi administrador não executivo da Compta.

Foi membro do conselho de administração do IEFP.

É vogal do conselho estratégico da SOFID - Sociedade para o Financiamento do Desenvolvimento.

Ao nível académico destaca-se a atividade enquanto membro do Conselho de Escola do ISCSP - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, membro do Conselho de Curadores do ISCTE - Instituto Superior de Ciências do Trabalho e do Emprego e membro do Conselho Geral Estratégico da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Leciona Corporate Diplomacy no ISCSP - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e também Desenvolvimento Económico na Coimbra Business School.

Galardoado com as Comendas da Ordem do Infante, de Mérito Industrial pelo Presidente da República Portuguesa, e com a Condecoração de Cavaleiro da Ordem de Mérito da República Italiana pelos serviços prestados no desenvolvimento das relações económicas entre os dois países, pelo Presidente de Itália.

Distinguido com um doutoramento Honoris Causa pela Universidade Lusófona.

316544164

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5378638.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2007-08-07 - Decreto-Lei 281/2007 - Ministério da Defesa Nacional

    Estabelece o regime jurídico da Cruz Vermelha Portuguesa e aprova os respectivos Estatutos.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda