A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 6256-A/2023, de 6 de Junho

Partilhar:

Sumário

Designa os membros que integram o júri e a comissão de peritos para efeitos de atribuição da Marca Entidade Empregadora Inclusiva no ano de 2023

Texto do documento

Despacho 6256-A/2023

Sumário: Designa os membros que integram o júri e a comissão de peritos para efeitos de atribuição da Marca Entidade Empregadora Inclusiva no ano de 2023.

O Programa de Emprego e Apoio à Qualificação das Pessoas com Deficiência e Incapacidade, criado pelo Decreto-Lei 290/2009, de 12 de outubro, alterado pela Lei 24/2011, de 16 de junho, e pelos Decretos-Leis 131/2013, de 11 de setembro e 108/2015, de 17 de junho, preconiza um conjunto integrado de medidas que visam apoiar a qualificação e o emprego das pessoas com deficiência e incapacidade que apresentam dificuldades de integração no mercado de trabalho, nomeadamente a Marca Entidade Empregadora Inclusiva.

A Marca é atribuída de dois em dois anos, nos anos ímpares, e visa distinguir os empregadores que contribuam para a implementação de um mercado de trabalho inclusivo e se distingam por práticas de referência nos seguintes domínios: recrutamento, desenvolvimento e progressão profissional; manutenção e retoma do emprego; acessibilidades; serviço e relação com a comunidade.

A decisão de atribuição da Marca compete a um júri, mediante proposta fundamentada de uma comissão de peritos, ambos a designar, em cada edição, por despacho do membro do Governo responsável pela área do emprego.

O júri é presidido por uma personalidade de reconhecido mérito e constituído por representantes de diversas entidades públicas e privadas. A comissão de peritos é constituída por pessoas com experiência profissional relevante nos domínios da administração, da gestão inclusiva de recursos humanos e da responsabilidade social das empresas, desenvolvida, preferencialmente, no âmbito da atividade de apoio e consultoria às entidades empregadoras.

Considerando o que foi referido e nos termos do n.º 1 do artigo 6.º do Regulamento da Marca Entidade Empregadora Inclusiva, publicado como anexo II ao Despacho 8376B/2015, de 30 de julho, e ao abrigo das competências que foram delegadas no Secretário de Estado do Trabalho através do Despacho 7910/2022, de 21 de junho, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 123, de 28 de junho de 2022, determina-se o seguinte:

1 - Pelo presente despacho procede-se à designação dos membros que integram o júri e a comissão de peritos para efeitos de atribuição da Marca Entidade Empregadora Inclusiva no ano de 2023.

2 - São designados para integrar o júri previsto no n.º 1 do artigo 7.º do Regulamento:

a) Maria Joaquina Madeira, que preside e que tem voto de qualidade;

b) Luís Henrique, da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), Carla Salsinha, da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), Rita Lopes, da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e Ana Cristina Rodrigues, da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), em representação das associações empresariais;

c) João Pedro Moreira e Lina Maria Cardoso Lopes, da União Geral de Trabalhadores (UGT), e Hugo Filipe Rodrigues Dionísio e Fernando José Machado Gomes, da Confederação Geral de Trabalhadores Portugueses (CGTP-IN), em representação das associações sindicais;

d) Maria de Lurdes Borges Póvoa Pombo, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), e Mónica Sofia Marto Chalabardo, da Confederação Cooperativa Portuguesa (CONFECOOP), indicadas pelo Conselho Nacional para a Economia Social (CNES), em representação das organizações da economia social;

e) Dora Redruello, da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, e Célia Fernandes, da Fundação Liga, indicadas pelo Fórum para a Integração Profissional, em representação das organizações representativas das entidades que intervêm no apoio à inserção profissional de pessoas com deficiência;

f) Paulo Langrouva, do Instituto do Emprego e Formação Profissional, I. P. (IEFP, I. P.), Miguel Ferro, do Instituto Nacional para a Reabilitação, I. P. (INR, I. P.), Célia Maria Pereira Lopes, da Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), e Sónia Fonseca, da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), respetivamente em representação da Administração Pública e das entidades da administração local.

3 - São designados para integrar a comissão de peritos referida no n.º 1 do artigo 8.º do Regulamento:

a) Célia Maria Aguiar de Sousa, efetiva, e Ana Correia Barros, suplente, indicados pela SUPERA - Sociedade Portuguesa de Engenharia de Reabilitação, Tecnologias de Apoio e Acessibilidade;

b) Margarida Mateus de Carvalho, efetiva, e Mónica Canário, suplente, indicadas pela Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão;

c) Paula Campos Pinto, efetiva, e Teresa Janela Pinto, suplente, indicadas pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa;

d) Alexandre Mata de Oliveira, efetivo, e Maria Teresa Esteves Marques, suplente, IEFP, I. P.

4 - O previsto nos pontos 1 a 3 do presente despacho produz efeitos a partir de 1 de novembro de 2022.

5 - É designado como representante do IEFP, I. P., para integrar o júri, nos termos do previsto no n.º 2, o seu presidente, Domingos Lopes, em substituição de Paulo Langrouva, com efeitos a 19 de abril de 2023.

1 de junho de 2023. - O Secretário de Estado do Trabalho, Luís Miguel de Oliveira Fontes.

316537603

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5376554.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2009-10-12 - Decreto-Lei 290/2009 - Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social

    Cria o Programa de Emprego e Apoio à Qualificação das Pessoas com Deficiências e Incapacidades bem como o Fórum para a Integração Profissional e aprova o regime jurídico de concessão de apoio técnico e financeiro para o desenvolvimento das políticas de emprego e de apoio à qualificação das pessoas com deficiência e incapacidades e o regime de concessão de apoio técnico e financeiro aos centros de reabilitação profissional de gestão participada, às entidades de reabilitação, bem como a credenciação de centro (...)

  • Tem documento Em vigor 2011-06-16 - Lei 24/2011 - Assembleia da República

    Reforça os apoios concedidos aos centros de emprego protegido e às entidades que promovem programas de emprego apoiado (primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 290/2009, de 12 de Outubro).

  • Tem documento Em vigor 2013-09-11 - Decreto-Lei 131/2013 - Ministério da Economia

    Altera ( segunda alteração) o Decreto-Lei n.º 290/2009, de 12 de outubro, que alarga a entidades de natureza pública alguns dos apoios para o desenvolvimento das políticas de emprego e apoio à qualificação das pessoas com deficiência e incapacidade e procede à sua republicação.

  • Tem documento Em vigor 2015-06-17 - Decreto-Lei 108/2015 - Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social

    Procede à terceira alteração ao Decreto-Lei n.º 290/2009, de 12 de outubro, criando a Marca Entidade Empregadora Inclusiva, reforçando os apoios à qualificação, aos centros de recursos e ao emprego apoiado, bem como ajustando algumas matérias em função da implementação do Programa de Emprego e Apoio à Qualificação das Pessoas com Deficiência e Incapacidade

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda