A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 4628/2023, de 18 de Abril

Partilhar:

Sumário

Aprova os modelos de cartão de identificação e de livre-trânsito da Provedoria de Justiça

Texto do documento

Despacho 4628/2023

Sumário: Aprova os modelos de cartão de identificação e de livre-trânsito da Provedoria de Justiça.

Nos termos do disposto pelo artigo 34.º do Decreto-Lei 80/2021, de 6 de outubro, o pessoal que presta funções na Provedoria de Justiça é portador de cartão de identificação próprio, segundo modelos aprovados pelo Provedor de Justiça em função do cargo desempenhado.

Assim, determina a Provedora de Justiça o seguinte:

Artigo 1.º

Objeto

1 - É aprovado o modelo de cartão de identificação e de livre-trânsito para uso do chefe do Gabinete, dos adjuntos e, quando existam, dos técnicos especialistas do Gabinete e dos coordenadores e assessores da Provedoria de Justiça, que consta do anexo i do presente despacho, do qual faz parte integrante.

2 - Em conformidade com o disposto no n.º 1 do artigo 14.º da Lei Orgânica da Provedoria de Justiça, o secretário-geral é portador de cartão de identificação e de livre-trânsito nos termos do modelo aprovado no número anterior.

3 - É igualmente aprovado o modelo de cartão de identificação dos funcionários dos serviços administrativos e dos demais colaboradores que prestam serviço na Provedoria de Justiça, que consta do anexo ii do presente despacho, do qual faz parte integrante.

Artigo 2.º

Livre-trânsito

O cartão de livre-trânsito confere aos seus portadores acesso a todos os serviços e locais compreendidos no âmbito de atribuições do Provedor de Justiça.

Artigo 3.º

Cor, material e dimensões

Os cartões referidos no artigo anterior são de cor branca, em PVC, com as dimensões, ao alto, de 55 mm x 85 mm x 0,6 mm, formatados com cantos redondos.

Artigo 4.º

Elementos impressos e de autenticação

1 - O cartão de identificação e de livre-trânsito referido no n.º 1 do artigo 1.º é impresso em ambas as faces e incorpora os seguintes elementos (anexo i):

a) No anverso contém:

i) No canto superior esquerdo, duas faixas diagonais, verde e vermelha;

ii) Na parte superior, ao centro, as expressões «República Portuguesa», em maiúsculas, com o símbolo também ao centro, seguindo-se a designação «Provedoria de Justiça» e na linha seguinte a expressão Livre Trânsito, em maiúsculas a cor preta;

iii) Ao centro do cartão, deve constar a fotografia do portador, as expressões «Cartão de Identidade», o número do trabalhador, o Nome, o Cargo/Categoria e, por último, constará a data de emissão sob a forma DD/MM/AAAA;

iv) Todos os carateres são a preto, exceto o número do trabalhador, que será a vermelho;

b) No verso do cartão:

i) Ao centro, constará a expressão «República Portuguesa», em maiúsculas e cor preta;

ii) Os direitos dos titulares, a inscrever no verso, são os seguintes:

«O presente cartão assegura o reconhecimento da identidade do seu titular, com as prerrogativas decorrentes do exercício das suas funções nos termos da Lei Orgânica da Provedoria de Justiça e demais legislação aplicável, designadamente:

a) direito de entrada e livre-trânsito em todos os locais de funcionamento da administração central, regional, local e institucional, serviços civis e militares e demais entidades sujeitas ao controlo do Provedor de Justiça;

b) direito de entrada e livre-trânsito em todas as áreas públicas, ainda que de acesso condicionado, e privadas de acesso público, consideradas essenciais à prossecução das suas competências.

Todas as autoridades e serviços de Administração Pública, as associações e instituições públicas, as empresas públicas ou com capitais públicos e as concessionárias de serviços públicos, bem como as entidades privadas que desenvolvam atividade relevante no contexto da prestação de apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade, devem prestar ao titular deste cartão a colaboração que lhes for solicitada para o desempenho da sua missão.

Despacho n.º .../2023, de... de... de 2023, publicado no Diário da República, II-S, n.º..., de... de... de 2023.»

iii) No verso inferior, ao centro, deve constar a expressão «Assinatura do Titular», escrita a cor preta e negrito;

iv) Por baixo deve ficar, ao centro, a assinatura do titular do cartão, a cor preta.

2 - O cartão de identificação referido no n.º 3 do artigo 1.º é impresso em ambas as faces e incorpora os seguintes elementos (anexo ii):

a) No anverso contém:

i) No canto superior esquerdo, duas faixas diagonais, verde e vermelha;

ii) Na parte superior, ao centro, as expressões «República Portuguesa», em maiúsculas, com o símbolo também ao centro, seguindo-se a designação «Provedoria de Justiça»;

iii) Ao centro do cartão, deve constar a fotografia do portador, as expressões «Cartão de Identidade», o número do trabalhador, o Nome, o Cargo/Categoria e, por último, constará a data de emissão sob a forma DD/MM/AAAA;

iv) Todos os carateres são a preto, exceto o número do trabalhador, que será a vermelho;

b) No verso do cartão:

i) Ao centro, deve constar a expressão «Assinatura do Titular», escrita a cor preta e negrito;

ii) Por baixo deve ficar, ao centro, a assinatura do titular do cartão, a cor preta.

3 - É utilizada a fonte Verdana, cor preta, em todos os elementos impressos, salvo nos casos indicados nos números anteriores.

Artigo 5.º

Emissão, validade, extravio, destruição ou deterioração dos cartões

1 - A emissão dos cartões é da responsabilidade da Provedoria de Justiça.

2 - Os cartões devem ser substituídos quando se verifique qualquer alteração nos elementos deles constantes, sendo obrigatoriamente recolhidos quando se verifique cessação ou suspensão de funções do respetivo titular.

3 - Em caso de extravio, destruição ou deterioração dos cartões, pode ser emitida uma segunda via, fazendo-se expressa menção desse facto.

4 - Os serviços da Provedoria de Justiça devem proceder ao registo de extravio, destruição ou deterioração, bem como da emissão da segunda via do cartão.

5 - Os cartões de identificação e livre-trânsito são assinados pelo Provedor de Justiça.

Artigo 6.º

Norma transitória

Após emissão dos cartões de livre-trânsito e de identificação, aprovados através do presente despacho, a validade dos anteriores cessa, devendo ser devolvidos no momento da entrega dos novos cartões.

Artigo 7.º

Entrada em vigor

O presente despacho entra em vigor no dia seguinte à sua publicação.

4 de abril de 2023. - A Provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral.

ANEXO I



(ver documento original)

ANEXO II



(ver documento original)

316348582

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5324632.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda