A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 3577/2023, de 21 de Março

Partilhar:

Sumário

Homologação da transferência de competências para o Município de Esposende

Texto do documento

Despacho 3577/2023

Sumário: Homologação da transferência de competências para o Município de Esposende.

Homologação da transferência de competências para o Município de Esposende

A Lei 50/2018, de 16 de agosto, estabeleceu o quadro da transferência de competências para as autarquias locais e para as entidades intermunicipais, concretizando os princípios da subsidiariedade, da descentralização administrativa e da autonomia do poder local.

No seu seguimento, o Decreto-Lei 72/2019, de 28 de maio, veio concretizar o quadro de transferência de competências para os órgãos municipais no domínio das áreas portuário-marítimas e áreas urbanas de desenvolvimento turístico e económico não afetas à atividade portuária.

Posteriormente, em cumprimento do disposto nos n.os 1 e 5 do artigo 10.º do referido decreto-lei, foi constituída, através do Despacho 6524/2021, de 5 de julho, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 128, de 5 de julho de 2021, uma comissão com a responsabilidade de proceder à identificação das áreas e competências a transferir para o Município de Esposende no domínio das áreas portuárias e marítimas e áreas urbanas de desenvolvimento turístico e económico não afetas à atividade portuária.

Findo os seus trabalhos, a comissão remeteu ao Município de Esposende o respetivo relatório final, contendo a proposta de transferência e a minuta de protocolo. No dia 6 de junho de 2022, através do ofício n.º 01/GAV-SM/2022, de 31 de maio de 2022, veio o vereador da Câmara Municipal de Esposende, Dr. Sérgio Mano, remeter, em cumprimento do disposto no n.º 8 do artigo 10.º do Decreto-Lei 72/2019, de 28 de maio, a deliberação autorizadora da Assembleia Municipal de Esposende, de 28 de abril de 2022, através da qual o Município de Esposende procedeu à aceitação das propostas constantes do relatório final da Comissão e da minuta de protocolo.

Nos termos dos n.os 8 e 9 do artigo 10.º do Decreto-Lei 72/2019, de 28 de maio, compete aos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças, das autarquias locais e do mar homologar a minuta de protocolo já aprovada pelo Município de Esposende.

A competência referida ao membro do Governo responsável pela área do mar encontra-se atualmente atribuída à Ministra da Agricultura e da Alimentação, de acordo com o Decreto-Lei 32/2022, de 9 de maio, que aprova o Regime de Organização e Funcionamento (Orgânica) do XXIII Governo Constitucional.

Subsequentemente, nos termos do n.º 10 do artigo 10.º do Decreto-Lei 72/2019, de 28 de maio, deverá o protocolo entre a DOCAPESCA - Portos e Lotas, S. A., e o Município de Esposende ser celebrado no prazo máximo de 30 dias a contar da data da publicação do presente despacho.

Assim, nos termos e para os efeitos do disposto nos n.os 8 e 9 do artigo 10.º do Decreto-Lei 72/2019, de 28 de maio, o Ministro das Finanças, a Ministra da Coesão Territorial e a Ministra da Agricultura e da Alimentação determinam o seguinte:

1 - É homologada a minuta do protocolo a celebrar entre a DOCAPESCA - Portos e Lotas, S. A., e o Município de Esposende que procede à transferência da gestão das áreas afetas à atividade náutica de recreio e dos portos ou instalações de apoio à pesca não inseridos na área de jurisdição dos portos comerciais nacionais principais ou secundários, bem como da gestão das áreas sob jurisdição portuária sem utilização portuária reconhecida ou exclusiva e de áreas urbanas de desenvolvimento turístico e económico não afetas à atividade portuária.

2 - O presente despacho produz efeitos no dia seguinte ao da sua publicação.

30 de janeiro de 2023. - O Ministro das Finanças, Fernando Medina Maciel Almeida Correia. - 1 de fevereiro de 2023. - A Ministra da Coesão Territorial, Ana Maria Pereira Abrunhosa Trigueiros de Aragão. - 1 de fevereiro de 2023. - A Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu de Oliveira Antunes.

316254557

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2018-08-16 - Lei 50/2018 - Assembleia da República

    Lei-quadro da transferência de competências para as autarquias locais e para as entidades intermunicipais

  • Tem documento Em vigor 2019-05-28 - Decreto-Lei 72/2019 - Presidência do Conselho de Ministros

    Concretiza o quadro de transferência de competências para os órgãos municipais no domínio das áreas portuário-marítimas e áreas urbanas de desenvolvimento turístico e económico não afetas à atividade portuária

  • Tem documento Em vigor 2022-05-09 - Decreto-Lei 32/2022 - Presidência do Conselho de Ministros

    Aprova o regime de organização e funcionamento do XXIII Governo Constitucional

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda