A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 2209/2023, de 15 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Designação, em regime de substituição, do licenciado Francisco Manuel Peraboa Mendes, para o cargo de 2.º comandante regional de emergência e proteção civil do Comando Regional do Centro

Texto do documento

Despacho 2209/2023

Sumário: Designação, em regime de substituição, do licenciado Francisco Manuel Peraboa Mendes, para o cargo de 2.º comandante regional de emergência e proteção civil do Comando Regional do Centro.

Pelo Decreto-Lei 45/2019, de 1 de abril, na sua redação atual, foi aprovada a orgânica da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Nos termos da alínea b) do n.º 3 do artigo 15.º e do artigo 22.º do Decreto-Lei 45/2019, de 1 de abril, na sua redação atual, são consagrados os Comandos Regionais de Emergência e Proteção Civil, em número de cinco, entre os quais o Comando Regional do Centro.

Atento ao exposto, em ordem ao cumprimento do princípio da continuidade dos serviços públicos torna-se necessário prover, em regime de substituição, o cargo de 2.º comandante regional de emergência e proteção civil do Comando Regional do Centro, da ANEPC, cargo de direção intermédia de 1.º grau, a fim de assegurar o normal funcionamento do sobredito Comando Regional.

Assim, nos termos da alínea d) do n.º 1 do artigo 7.º e dos n.os 1 e 2 do artigo 27.º, ambos da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual, que aprovou o Estatuto do Pessoal Dirigente dos Serviços e Organismos da Administração Central, Regional e Local do Estado:

1 - Designo, em regime de substituição, para o cargo de 2.º comandante regional de emergência e proteção civil do Comando Regional do Centro, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o licenciado Francisco Manuel Peraboa Mendes.

2 - O licenciado Francisco Manuel Peraboa Mendes, conforme nota curricular publicada em anexo ao presente despacho, preenche os requisitos legais necessários para o provimento do cargo em apreço.

3 - O presente despacho produz efeitos a partir de 01 de fevereiro de 2023.

30-01-2023. - O Presidente, Duarte da Costa.

Nota curricular

I - Dados pessoais Nome: Francisco Manuel Peraboa Mendes

Data de Nascimento: 15 de junho de 1971, Covilhã, freguesia de S. Martinho, distrito de Castelo Branco

II - Formação académica:

Mestrando em Gestão

Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos - ESGIN

Licenciatura em Enfermagem - IJPV - Título de Especialista em Reabilitação pela Ordem dos Enfermeiros

Bacharelato em Enfermagem - ESELD

Pós-graduação em Proteção Civil - UAb/IPCB - Especialização em Proteção Civil

Pós-graduação em Ciências Florestais - UAb/IPCB

Pós-graduação em Monitorização de Riscos e Impactes Ambientais - ESACB

Pós-graduação em Gestão - UAb

Pós-graduação em Gestão e Administração dos Serviços de Saúde - UCP

Pós-graduando em Administração e Políticas Públicas

Pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem de Reabilitação - ESALD

DELGEP, CADAP e FORGEP - Instituto Nacional de Administração

III - Formação complementar mais relevante:

Curso de Técnico de Fogo Controlado; Curso de Planeamento e Avaliação de Planos de Fogo Controlado; Estágio de Liderança na A. Militar; Téc. de Apoio à Decisão-IESM; CGM na A. Militar. Perito do Mecanismo Europeu de P. Civil com Cursos: SMC; HLC; SC; TEC; AMC; OPM; CMI; EU-FIRE4-Advanced T.C.; EU-FIRE4-General T.C.

Da formação técnica destacam-se cursos: Análise Estratégicas e Op. de Incêndios; Máquinas de Rasto em I.F.; Emergência Médica; G. Operacional; Org. e Liderança; Combate a Incêndios; Condutor de Embarcação de Socorro; Novos Quadros de Comando; Salv. Grande ângulo; Org. de Postos de Comando; Curso para diretores de Heliportos Hospitalares e Heliportos dedicados a Combate a Incêndios, Comunicação e Interação com os media; Todo o Terreno; Emergências Radiológicas; Téc. de Negociação Coletiva; G. de Conflitos; G. do Stress e Comportamento Organizacional; G. da Qualidade; G. da Formação; Regime Jurídico dos Bombeiros Portugueses; Mergulho; Riscos Naturais e Tecnológicos; Sistemas de Informação Geográficos.

IV - Experiência profissional mais relevante:

Desde janeiro de 2017, Comandante Operacional Distrital de Castelo Branco da ANEPC

De março de 2006 a janeiro de 2017 foi 2.º Comandante Operacional Distrital de Castelo Branco SNBPC/ANPC/ANEPC

Assistente convidado do Instituto Politécnico de Castelo Branco para as áreas da Proteção Civil.

Formador na utilização de máquinas de rasto em I.F. e áreas da saúde com acreditação EDF 26723/2004 e CCP.

Oficial Bombeiro de 2.ª Supranumerário e Adjunto de Comando dos B.V. de Idanha-a-Nova; Coordenador de equipas de enfermagem e de emergência pré-hospitalar, acompanhamento do processo de aprendizagem de alunos do Curso Superior de Enfermagem; desempenho de funções de enfermeiro, enfermeiro graduado e enfermeiro especialista.

Participou em várias missões internacionais, com destaque para a Missão em Moçambique - Ciclone IDAI-2019, e em vários exercícios internacionais com destaque para: CASCADE19, EU-Riwaterex 2018 e EU-Sismicaex 2010.

V - Louvores, condecorações e publicações

Detentor de 12 louvores públicos, condecorações individuais e coletivas, destacando-se um louvor do MAI, um de SE da Administração Interna, dois de SE da Proteção Civil e um do Presidente da ANPC.

Possui vários trabalhos científicos em coautoria, publicados em revistas e livros nacionais e internacionais, sobre a temática do impacte dos incêndios rurais e no âmbito da saúde, com destaque para As atividades de vida diária e ajudas técnicas nos grandes idosos - diagnóstico de situação, vencedor do Prémio Melhor Artigo Português 2007, publicado na Revista Geriatrics - Edição Portuguesa.

316129339

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5236207.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2019-04-01 - Decreto-Lei 45/2019 - Presidência do Conselho de Ministros

    Aprova a orgânica da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda