A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 676/93, de 19 de Julho

Partilhar:

Sumário

ESTABELECE O CALENDÁRIO VENATÓRIO PARA A ÉPOCA DE 1993-1994, PARA ALGUMAS ESPÉCIES CINEGETICAS.

Texto do documento

Portaria 676/93
de 19 de Julho
Nos termos do n.º 1 do artigo 22.º e do artigo 32.º do Decreto-Lei 251/92, de 12 de Novembro:

Manda o Governo, pelo Ministro da Agricultura, o seguinte:
1.º Na época venatória de 1993-1994 só é permitida a caça às espécies cinegéticas seguidamente mencionadas: Javali, veado, gamo, corço, muflão, lebre, coelho-bravo, raposa, saca-rabos, perdiz-vermelha, faisão, codorniz, galinhola, narceja-comum, narceja-galega, pombo-torcaz, pombo-das-rochas, pombo-bravo, rola-comum, tordeia, tordo-zornal, tordo-ruivo, tordo-comum, tarambola-dourada, galinha-d'água, galeirão e patos pato-real, marrequinha, frisada, pato-trombeteiro, zarro-comum e zarro-negrinha.

2.º No regime cinegético geral, o exercício da caça às espécies acima referidas rege-se pelo disposto nos números seguintes.

3.º - 1 - A caça ao javali, à espera, de aproximação, de batida ou de montaria, é permitida desde o dia 10 de Outubro até ao dia 27 de Fevereiro, inclusive, nos locais, dias e demais condições definidos em edital do Instituto Florestal.

2 - Fora deste período, a caça ao javali só é permitida nos termos do artigo 94.º do Decreto-Lei 251/92, de 12 de Novembro.

4.º A caça ao veado, gamo, corço e muflão é permitida nos termos do n.º 2 do artigo 33.º do Decreto-Lei 251/92, de 12 de Novembro.

5.º - 1 - A caça à lebre, ao coelho e à perdiz é permitida desde o dia 10 de Outubro até ao dia 30 de Dezembro, inclusive.

2 - A caça de batida aos coelhos é permitida apenas nos locais, dias e demais condições definidos em edital do Instituto Florestal.

6.º - 1 - A caça à raposa e ao saca-rabos é permitida desde o dia 10 de Outubro até ao dia 27 de Fevereiro, inclusive, sem prejuízo do disposto nos números seguintes.

2 - A caça de salto a estas espécies só é permitida desde o dia 10 de Outubro até ao dia 30 de Dezembro, inclusive.

3 - A caça de batida a estas espécies só é permitida no período que decorre entre o dia 1 de Janeiro e o dia 27 de Fevereiro, inclusive, nos locais, dias e demais condições definidos em edital do Instituto Florestal.

4 - Nos terrenos, períodos e condições referidos no número anterior é também permitida a caça à raposa a corricão.

5.º - É ainda permitida a caça à raposa com arco ou com besta, nas condições definidas para as espécies de caça maior.

7.º A caça ao faisão é permitida desde o dia 10 de Outubro até ao dia 30 de Dezembro, inclusive, nos locais, dias e demais condições definidos em edital do Instituto Florestal.

8.º - 1 - A caça à codorniz é permitida desde o dia 5 de Setembro até ao dia 30 de Dezembro, inclusive.

2 - No período que decorre entre o dia 5 de Setembro e o dia 7 de Outubro, inclusive, a caça a esta espie só é permitida de salto, nos locais, dias e demais condições definidos em edital do Instituto Florestal.

9.º - 1 - A caça à galinhola, às narcejas e aos tordos é permitida desde o dia 10 de Outubro até ao dia 27 de Fevereiro, inclusive.

2 - No período que decorre entre o dia 1 de Janeiro e o dia 27 de Fevereiro, inclusive, a caça a estas espécies só é permitida pelos processos, nos locais e demais condições definidos em edital do Instituto Florestal.

10.º - 1 - A caça aos pombos é permitida desde o dia 15 de Agosto até ao dia 27 de Fevereiro, inclusive.

2 - No período que decorre entre o dia 15 de Agosto e o dia 30 de Dezembro, inclusive, os pombos podem ser caçados nos locais e demais condições estabelecidos para a caça às restantes espécies autorizadas no mesmo período.

3 - No período que decorre entre o dia 1 de Janeiro e o dia 27 de Fevereiro, inclusive, apenas é permitida a caça à espera nos locais, dias e demais condições definidos em edital do Instituto Florestal.

11.º A caça à rola-comum é permitida desde o dia 15 de Agosto até ao dia 7 de Outubro, inclusive, à espera, nos locais definidos em edital do Instituto Florestal.

12.º - 1 - A caça aos patos, à galinha-d'água e ao galeirão é permitida desde o dia 15 de Agosto até ao dia 30 de Janeiro, inclusive.

2 - A caça a estas espécies, no período que decorre entre o dia 15 de Agosto e o dia 7 de Outubro, inclusive, e no mês de Janeiro, só é permitida à espera e apenas nos locais definidos em edital do Instituto Florestal.

13.º - 1 - A caça à tarambola-dourada é permitida desde o dia 10 de Outubro até ao dia 27 de Fevereiro, inclusive.

2 - A caça a esta espécie, no período que decorre entre o dia 1 de Janeiro e o dia 27 de Fevereiro, inclusive, só é permitida à espera e apenas nos locais definidos em edital do Instituto Florestal.

14.º - 1 - Nas zonas de regime cinegético especial e sem prejuízo do disposto nos números seguintes, a caça é permitida nos termos das disposições legais e regulamentares que lhe forem aplicáveis e de acordo com os respectivos planos de ordenamento e de exploração devidamente aprovados.

2 - O período venatório para as espécies seguidamente mencionadas é o definido para o regime cinegético geral: codorniz, galinhola, narcejas, pombos, rola-comum, tordos, tarambola-dourada, galinha-d'água, galeirão e patos.

3 - O termo do período venatório da lebre, coelho e perdiz coincide com o do regime geral, sem prejuízo do disposto no n.º 1 no que respeita aos planos de ordenamento e exploração.

4 - O número de exemplares de espécies migradouras abatidas nas zonas de caça do regime cinegético especial não pode ultrapassar os contingentes fixados nos respectivos planos de ordenamento e de exploração cinegéticos.

Ministério da Agricultura.
Assinada em 8 de Julho de 1993.
Pelo Ministro da Agricultura, Álvaro dos Santos Amaro, Secretário de Estado da Agricultura.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/52174.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1992-11-12 - Decreto-Lei 251/92 - Ministério da Agricultura

    Estabelece o regime jurídico do fomento, exploração e conservação dos recursos cinegéticos.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1993-08-13 - Portaria 736-E/93 - Ministério da Agricultura

    DA NOVA REDACÇÃO AOS NUMEROS 2 E 3 DO NUMERO 14, DA PORTARIA 676/93, DE 19 DE JULHO (ESTABELECE O CALENDÁRIO VENATÓRIO PARA A ÉPOCA DE 1993-1994).

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda