Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 3/2023, de 4 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Concessão de louvor ao 070936-A, Sargento-Mor operador de comunicações Paulo Alexandre Terras Saraiva

Texto do documento

Louvor 3/2023

Sumário: Concessão de louvor ao 070936-A, Sargento-Mor operador de comunicações Paulo Alexandre Terras Saraiva.

O 070936-A, Sargento-Mor Operador de Comunicações Paulo Alexandre Terras Saraiva regressará à Força Aérea em 12 de dezembro de 2022, após 33 meses de serviço no Gabinete Nacional de Segurança (GNS), durante os quais desempenhou funções de Operador no Sub-Registo do GNS e de Custódio Cripto Nacional na Agência Nacional de Distribuição (AND), integrada no GNS.

Enquanto operador do sub-registo, função que desempenhou pela primeira vez na sua carreira, demonstrou uma notável capacidade de adaptação a novos desafios, acompanhada de um sentido crítico construtivo e de uma postura proativa, tendo sempre como propósito melhorar e robustecer os procedimentos específicos de um sub-registo.

Já nas funções de Custódio Cripto Nacional, na AND, as mesmas representam o culminar de uma longa carreira dedicada à criptografia, tendo assumido com brio, dedicação, empenho e profissionalismo as mais altas funções a nível nacional nesta área para a categoria de sargento, as quais são de elevada complexidade, grande rigor, sentido operacional e forte liderança, a que se soma a necessidade de uma permanente comunicação e articulação com as entidades utilizadores das soluções criptográficas, em particular com o Estado-Maior General das Forças Armadas e os três ramos das Forças Armadas, mas também com as entidades internacionais multilaterais (OTAN e UE) e países aliados. Durante a sua comissão regista-se como particular desafio o longo período de indisponibilidade de um sistema de alguma criticidade, o qual exigiu um esforço acrescido de gestão, planeamento e articulação com a OTAN, e outros países da Aliança Atlântica, garantindo a todo o tempo a disponibilidade dos materiais criptográficos necessários ao cumprimento das múltiplas missões das Forças Armadas.

As aptidões técnicas, conhecimentos e experiência na área da segurança criptográfica detidas pelo SMOR Paulo Saraiva, habilitaram-no para representar Portugal em fóruns internacionais, designadamente, National Distribution Authorities (OTAN e UE) e F-PK Meeting da UE no âmbito sistema Galileo. Será igualmente de destacar o seu papel no processo conducente à operacionalização do Sistema de Controlo Nacional do Material Criptográfico - SCRIPTO e da solução criptográfica HSM-T 2.0, bem como dos seus contributos, como utilizador-chave, para o desenvolvimento da Capacidade Criptográfica Nacional e do Projeto Internacional DISCRETION.

Acresce que o SMOR Paulo Saraiva, sendo dotado de sólidas qualidades humanas e sociais, desenvolveu, internamente, um bom espírito de cooperação e de relacionamento interpessoal com todos os sectores, o que faz com que seja reconhecido e merecedor de estima e respeito por parte de todos aqueles que com ele trabalharam e relacionaram.

Assim, ao abrigo da competência que me é conferida pelo n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, em conjugação com a alínea c) do n.º 2 do artigo 13.º do mesmo Regulamento e da alínea e) do n.º 2 do artigo 7.º, do Estatuto do Pessoal Dirigente, louvo o 070936A, Sargento-Mor Operador de Comunicações Paulo Alexandre Terras Saraiva, pela forma como exerceu as suas funções no âmbito técnico-profissional e de chefia técnica, relevando elevada competência, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais e militares, considerando os serviços por si prestados como tendo contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimentos da missão do Gabinete Nacional de Segurança, acreditando-o como um militar de muito e elevado mérito.

9 de dezembro de 2022. - O Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Segurança, António José Gameiro Marques, Contra-Almirante.

315973325

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5187143.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda