Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 118/2015, de 6 de Março

  • Corpo emitente:
  • Fonte: Diário da República n.º 46/2015, Série II de 2015-03-06.
  • Data:
  • Secções desta página::
Partilhar:

Sumário

Louvo o CAP PILAV, NIP 131424-G, Luís Manuel do Bem Nunes da Rocha

Texto do documento

Louvor 118/2015

Louvo o Capitão Piloto Aviador, NIP 131424-G, Luís Manuel do Bem Nunes da Rocha, pela forma altamente honrosa e brilhante como desempenhou as funções de Comandante da Missão do Baltic Immediate Assurance Measures (IAM) 2014 da NATO, no teatro de operações do Báltico, perante situações de elevada complexidade e risco para a missão, bem como pelas suas elevadas competências técnico-profissionais, extraordinário desempenho e extrema dedicação demonstrada durante esta operação.

Demonstrou elevadas capacidades de comando e liderança dos elementos da tripulação do P-3C CUP+, bem como de todo o pessoal de apoio direto à missão Baltic IAM, contribuindo de forma muito assertiva para o cabal cumprimento da missão, mesmo perante situações de operação autónoma, perante a incapacidade técnica de manter contacto com a estrutura de Comando e Controlo da NATO, que exerciam Controlo Tático (TACON) sobre este meio.

As suas decisões em voo demonstraram um elevado conhecimento tático e técnico, bem como um firme e adequado processo de decisão perante as diversas situações, em alguns casos de difícil julgamento e enfrentando possíveis riscos para a sua tripulação. O Capitão Nunes da Rocha mostrou, igualmente e perante a sua tripulação uma elevada capacidade de liderança, culminando com o sucesso das missões executadas e mantendo sempre elevados padrões de segurança de voo.

Relevo a forma exemplar como o Oficial lidou em voo com diversas situações delicadas fruto da instabilidade na região, adequando os procedimentos estabelecidos e os contactos com a Cadeia de Comando, quando a cobertura rádio o permitia, revelando um excelente profissionalismo, através da aplicação correta dos procedimentos estabelecidos, bem como tomando as decisões tácticas mais ajustadas à situação, mesmo quando não existiam diretivas próprias de atuação.

Face ao que antecede é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes profissionais, militares e de liderança que caracterizaram o Capitão Nunes da Rocha nesta missão, pautando sempre a sua conduta pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, em que se relevam a lealdade, o espírito de missão, a abnegação e a coragem física e moral, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Estado-Maior-General das Forças Armadas e de Portugal.

12 de fevereiro de 2015. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, General.

208443208

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/516244.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda