Louvo o Tenente Piloto Aviador, NIP 135312-J, João Pedro Silva Vieira Gomes, pela elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho, espírito de missão e relevantes qualidades pessoais demonstradas no cumprimento das funções de Oficial Chefe da Área de Planeamento de Missão e Informações de Combate, na missão de Baltic Immediate Assurance Measures (IAM) 2014 da NATO, na Base Aérea de Siauliai, Lituânia.
Oficial multifacetado com excelentes conhecimentos técnicos em várias áreas do Planeamento de Missão e Informações de combate, assumiu-se naturalmente como um elemento muito valioso preponderante na missão de Baltic IAM 2014. Inteligente, metódico e determinado, pautou o seu trabalho pela excelência procurando de forma robusta alcançar as metas propostas. Com um elevado sentido de responsabilidade, que por mais complexas e exigentes que sejam as tarefas que lhe tenham sido confiadas, não se poupa em esforços enquanto não as consegue realizar. O profissionalismo que coloca no trabalho, a sua abnegação e motivação são notáveis, e fazem-no encarar cada missão sempre com objetivos extremamente elevados.
Numa área onde é evidente a escassez de recursos humanos, só com os seus excelentes conhecimentos profissionais, invulgar capacidade de trabalho e enorme sentido de dever foi possível alcançar patamares de elevada capacidade, competência e mais-valia operacional, traduzidos nos produtos desenvolvidos para as várias entidades do cenário, nomeadamente o Combined Air Operations Centre (CAOC) de Uden. Estes produtos eram desenvolvidos após recolha de dados e análise de resultados das missões operacionais da aeronave P-3C, sendo que a competência dos produtos foi reconhecida várias vezes por essas mesmas entidades.
Oficial de caráter sólido, íntegro e dedicado, utiliza sempre todas as suas capacidades de forma voluntária e pauta invariavelmente o seu comportamento por elevados padrões de abnegação e vontade de bem servir, particularmente ao não desistir perante as exigências das tarefas que lhe foram incumbidas, nem das dificuldades com que se deparou naquele Teatro de Operações, conseguindo sempre, de forma cabal e em tempo útil, resultados de grande qualidade.
Pelo exposto é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes profissionais, militares e técnicas de que o Tenente Vieira Gomes é detentor, pautando a sua conduta pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, abnegação, competência e elevado espírito de missão, que em muito contribuíram para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão das Forças Armadas na região do Báltico.
12 de fevereiro de 2015. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, General.
208443354