Louvo o Capitão Técnico de Operações de Comunicações e Criptografia, NIP 130415-B, Bruno da Silva Justino, pelo extraordinário desempenho, elevada competência técnico-profissional e relevantes qualidades pessoais, demonstradas no cumprimento das funções de Oficial Chefe da Área de Sistemas de Comunicação e Informação, da missão de Policiamento Aéreo nos Países do Báltico (BAP), na Base Aérea de Siauliai, Lituânia.
O seu contributo na fase de planeamento da missão, site survey, onde foi responsável por todo o planeamento inerente à sua área, revelou-se fundamental para o cabal funcionamento de todos os sistemas de comunicação e informação. Só através da sua diligência e efetiva coordenação com os militares da Força Aérea Lituânia, foi possível garantir desde o primeiro momento, que Portugal pudesse iniciar cabalmente o cumprimento da sua missão.
Oficial inteligente, metódico e muito organizado destacou-se pela abnegação e elevado espírito de missão que colocou na fase de implementação da Força Nacional Destacada. O Capitão Silva Justino foi elemento capital para garantir a capacidade operacional de todos os sistemas da sua área de responsabilidade, não tendo poupado esforços enquanto não conseguiu realizar as tarefas que lhe foram confiadas. O altruísmo e profissionalismo que colocou no trabalho foram contagiantes, motivando a equipa que com ele trabalhou.
Numa área tão complexa, diversa e dinâmica como a área de Sistemas de Comunicação e Informação, onde normalmente se antecipam algumas dificuldades, fruto dos enormes desafios que por vezes se colocam, é de salientar que não houve uma única situação que compromete-se ou coloca-se em causa o efetivo cumprimento da missão. O seu espírito arguto e a sua capacidade de iniciativa, levam-no a antecipar soluções tendo excedido os objetivos propostos duma forma muito eficaz e com reduzida necessidade de supervisão.
Pautou permanentemente a sua conduta por um superior e singular sentido de educação que colocou nas relações pessoais com superiores, pares e inferiores hierárquicos, contribuíram extraordinariamente para um bom ambiente de trabalho na missão do Policiamento Aéreo nos Países do Báltico.
Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes profissionais, militares e técnicas que o Capitão Silva Justino é detentor, pautando a sua conduta pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, competência, elevado espírito de missão e abnegação, que em muito contribuíram para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão das Forças Armadas na região do Báltico.
12 de fevereiro de 2015. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, General.
208443281