Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 868/2022, de 5 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Concessão da Medalha Naval de «Vasco da Gama» ao professor catedrático António Manuel da Cruz Serra

Texto do documento

Portaria 868/2022

Sumário: Concessão da Medalha Naval de «Vasco da Gama» ao professor catedrático António Manuel da Cruz Serra.

O Professor Catedrático António Manuel da Cruz Serra cessou, no final do ano letivo de 2021/2022, a sua longa colaboração como docente convidado da Escola Naval ao abrigo do convénio de cooperação pedagógica, científica e técnica entre a Escola Naval e o Instituto Superior Técnico (IST). O Professor Doutor Cruz Serra iniciou a sua atividade na Escola Naval (EN) em 1993. Ao longo destes 29 anos lecionou, ininterruptamente, as unidades curriculares de Eletrónica I e Eletrónica II aos cadetes do curso de Engenheiros Navais, ramo de Armas de Eletrónica, na licenciatura e, posteriormente, no mestrado integrado.

Notabilizou-se, entre os seus alunos, pela extraordinária capacidade para transmitir os profundos conhecimentos que possui, deixando neles uma marca indelével e muito gratas recordações, quer pelo seu exemplo e trato, quer pela excelência das suas aulas teóricas, claras e metódicas, assim como pelas muitas demonstrações e realizações nas aulas práticas em laboratório.

Enquanto docente da Escola Naval, o Professor Catedrático Cruz Serra exerceu sempre exigentes funções na sua Universidade, entre as quais se destacam as de Presidente do IST, de Reitor da Universidade Técnica de Lisboa e, mais recentemente, de Reitor da Universidade de Lisboa. Estas exigentes circunstâncias nunca foram, no entanto, impeditivas de que mantivesse a sua colaboração com a Escola Naval na docência das unidades curriculares referidas, sendo notório e reconhecido pelos alunos e docentes da Escola Naval o seu profundo gosto pelo ensino e o elevado empenho que sempre evidenciou como professor na EN, no ensino das matérias referidas.

A sua profunda colaboração e compromisso, estenderam-se muito para além das suas obrigações como professor de convénio, tendo orientado e colaborado na orientação de muitas memórias de fim de curso e dissertações de mestrado dos futuros engenheiros navais de Armas e Eletrónica, e proporcionado as condições para que vários alunos realizassem esses projetos através de estreita colaboração entre a EN e o IST.

Adicionalmente, sempre mostrou total disponibilidade como facilitador nos contactos com o IST, ajudando na resolução de questões académicas, e colaborando nos júris para seleção de docentes e júris académicos. Contribuiu também com o seu valioso aconselhamento, quando tal lhe foi solicitado, no âmbito das várias alterações curriculares evolutivas dos cursos da Escola Naval, nomeadamente na elaboração dos respetivos planos de estudos.

No que respeita às atividades de investigação e inovação associadas ao Centro de Investigação Naval (CINAV), a sua colaboração foi sempre preciosa, em particular na sua fase inicial, devido aos conselhos e contributos, decorrentes da sua vasta experiência na investigação, como autor de mais de duas centenas de artigos científicos, e na elaboração de candidaturas a projetos, bem como no aconselhamento para a gestão das verbas e dos processos burocráticos inerentes às atividades de investigação. O Professor Doutor Cruz Serra aceitou, desde logo e no início, integrar a Unidade de Acompanhamento do CINAV e, nessa qualidade, avaliou regularmente a atividade deste centro dando conselhos sobre o melhor rumo a seguir.

Pelo seu exemplo, o Senhor Professor Doutor Cruz Serra deixou uma marca indelével junto dos docentes da Escola, com os quais sempre manteve um relacionamento profundamente são, amigo, solidário e disponível, assim como referencial, fruto de uma ação pedagógica rica, tendo sido júri nas provas académicas e provas de seleção de vários deles, e ajudado sempre todos com os seus conselhos e ensinamentos, abrindo frequentemente a porta para novas oportunidades sobre metodologias de ensino, e mecanismos geradores de valor, através da investigação, desenvolvimento e inovação.

Foi também notório o interesse que sempre evidenciou pela Marinha, como se dela fizesse parte, mantendo-se a par dos seus desenvolvimentos tecnológicos e organizacionais, e participando em múltiplas atividades da Escola Naval.

Pelo exposto, é com grata satisfação e elementar justiça, que enalteço as elevadas qualidades pedagógicas, científicas, humanas e sociais do Professor Catedrático António Manuel da Cruz Serra, assim como pela forma brilhante como desempenhou as suas funções de Professor da Escola Naval, e consequente contributo para a causa publica, considerando que os seus relevantes serviços contribuíram, expressivamente, para o prestígio e relevo da Marinha Portuguesa.

Assim, ao abrigo do disposto no artigo 3.º do Decreto-Lei 49 052 de 11 de junho de 1969, o Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada determina o seguinte:

Artigo único

É concedida a Medalha Naval de "Vasco da Gama" ao Professor Catedrático António Manuel da Cruz Serra.

27-10-2022. - O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, Henrique Eduardo Passaláqua de Gouveia e Melo, Almirante.

315920601

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5146149.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda