A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 13750/2022, de 25 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Designa, em regime de substituição, o Brigadeiro-General Nuno Correia Barrento de Lemos Pires para exercer o cargo de diretor-geral de Política de Defesa Nacional

Texto do documento

Despacho 13750/2022

Sumário: Designa, em regime de substituição, o Brigadeiro-General Nuno Correia Barrento de Lemos Pires para exercer o cargo de diretor-geral de Política de Defesa Nacional.

Considerando que o cargo de diretor-geral de Política de Defesa Nacional ficará vago a partir do dia 5 de dezembro de 2022 e que importa garantir o normal funcionamento dos serviços da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional;

Considerando que o Brigadeiro-General Nuno Correia Barrento de Lemos Pires possui as competências necessárias e adequadas ao perfil pretendido para o titular deste cargo, conforme evidenciado na nota relativa ao currículo académico e profissional, que se anexa e que faz parte integrante do presente despacho;

Considerando que, nos termos do artigo 27.º do Estatuto do Pessoal Dirigente, aprovado pela Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual, os cargos dirigentes podem ser exercidos em regime de substituição em caso de vacatura, determino o seguinte:

1 - Designo o Brigadeiro-General Nuno Correia Barrento de Lemos Pires para, em regime de substituição, exercer o cargo de diretor-geral de Política de Defesa Nacional.

2 - Para efeitos do disposto no n.º 16 do artigo 19.º do Estatuto do Pessoal Dirigente, a nota curricular do designado é publicada em anexo ao presente despacho.

3 - O presente despacho produz efeitos no dia 6 de dezembro de 2022.

21 de novembro de 2022. - A Ministra da Defesa Nacional, Maria Helena Chaves Carreiras.

Nota curricular

Nuno Lemos Pires nasceu em Lisboa e é, atualmente, Brigadeiro-General do Exército.

Ao longo da sua carreira integrou variadas instituições e participou em diversas missões, nacionais e internacionais, entre as quais em Moçambique (1995-1996 e 2021-2022), Angola (2000 e 2001), Paquistão (2005) e Afeganistão (2009-2010).

De entre as inúmeras funções que desempenhou, destacam-se as de instrução e comando na Escola Prática de Infantaria entre 1988 e 1997; de professor das áreas de Estratégia e História Militar, no Instituto de Altos Estudos Militares, em Lisboa até 2002. Posteriormente, entre 2002 e 2005, foi chefe da Intel Branch, da All-Source Cell e a Intel Targeting, no NATO Rapid Deployable Corps, em Valência, Espanha, e, entre 2005 e 2007, a de chefe do Gabinete do Almirante Comandante no NATO Joint Command Lisbon. Mais tarde, foi comandante do 2.º Batalhão de Infantaria Mecanizada, na Brigada Mecanizada em Santa Margarida; professor de História Militar e de Relações Internacionais na Academia Militar, em Lisboa; diretor de Formação na Escola das Armas em Mafra; comandante do Corpo de Alunos e do Quartel da Amadora e professor de História, Defesa, Relações Internacionais e Ciências Militares na Academia Militar. Entre 2019 e 2021, desempenhou funções de subdiretor-geral de Política de Defesa Nacional no Ministério da Defesa Nacional e de coordenador do Centro do Atlântico, de setembro de 2021 a setembro de 2022 foi comandante da Força da Missão de Treino da União Europeia em Moçambique (EUTM - Moz), e, desde então, é 2.º comandante e diretor de Ensino da AM.

Para além da carreira militar, o Brigadeiro-General Lemos Pires tem uma vasta carreira académica, sendo doutor em História, Defesa e Relações Internacionais pelo ISCTE-IUL (com AM), mestre em Ciências Militares pela AM, pós-graduado em História Militar pela Universidade Lusíada e bacharel em Gestão de Recursos Humanos pelo ISMAG.

É colaborador frequente em diversas universidades e institutos, nacionais e internacionais e convidado assíduo em colóquios e conferências sobre as suas temáticas de interesse.

Tem 11 livros publicados e mais de 120 capítulos ou artigos em livros e publicações variadas sobre temas relacionados com história militar, relações internacionais, segurança e defesa, estratégia e terrorismo, e colabora frequentemente com diversas universidades e institutos, militares e civis, nacionais e internacionais, como palestrante e conferencista.

Ao longo da sua carreira militar e académica, o Brigadeiro-General Lemos Pires foi agraciado com diversos louvores, condecorações e prémios, onde se destacam: cinco Medalhas de Serviços Distintos (ouro e prata); a Medalha «Meritorious Service», concedida pelo Presidente dos EUA; a Medalha «The Common Security and Defence Policy Service for Extraordinary Meritorious Service», concedida pelo Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e Segurança; e o Prémio Defesa Nacional atribuído à obra «Wellington, Spínola e Petraeus: O Comando Holístico da Guerra».

O Brigadeiro-General Lemos Pires é casado e tem três filhos.

315904118

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5137657.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda