Louvo o Major Técnico de Pessoal e Apoio Administrativo, NIP 059772-E, Hélder Dinis dos Santos Carvalho, pela elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho, espírito de missão e relevantes qualidades pessoais demonstradas no cumprimento das funções de Oficial da Área Logística e Financeira, na missão de Policiamento Aéreo nos Países do Báltico (BAP), na Base Aérea de Siauliai, Lituânia.
Apesar de estar empenhado na execução de várias tarefas em locais e missões diferentes, fruto das suas responsabilidades nacionais, em simultâneo com outras atribuições, dau um contributo individual que se veio a revelar essencial para o sucesso da missão da Força Nacional Destacada. A sua elevada experiência, pragmatismo e notável espírito de missão, foram extraordinários e colmataram a escassez ou inexistência de recursos materiais e humanos na execução da missão. Diligenciou para que todos os aspetos logísticos, administrativos e financeiros, equipamentos e material, mesmo não sendo da sua responsabilidade fossem acautelados, garantindo desta forma para um espontâneo bom ambiente e genuíno bem-estar em todo o destacamento nacional.
Oficial Logístico e Financeiro acima da média, distinguiu-se pela forma como abordou a missão, estudando-a e desenvolvendo processos de forma a maximizar o eficiente emprego dos vários recursos à sua disposição. Na presente conjuntura, onde a escassez de recursos é evidente, só com muito empenho, arrojo e dedicação foi possível alcançar elevados patamares de qualidade em toda a área de Logística. Foi inteiramente da sua responsabilidade o nível de excelência alcançado.
Empenha-se totalmente em todas as tarefas em que se vê envolvido, fruto da sua elevada formação humana e militar, baseada no exemplo permanente que constitui e na qualidade do trabalho por si desenvolvido, granjeia respeito quer nos subordinados quer nos superiores hierárquicos. Destaca-se ainda a forma distinta como único elemento nesta área soube gerir e controlar as inúmeras solicitações e responsabilidades inerentes a cada uma delas, nomeadamente a coordenação do alojamento, alimentação, transporte, abonos e outros, para a totalidade dos militares da Força Nacional Destacada.
Face ao anteriormente exposto é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes profissionais, militares e técnicas de que o Major Santos Carvalho é detentor, pautando a sua conduta pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, competência, elevado espírito de missão e abnegação, que em muito contribuíram para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão das Forças Armadas na região do Báltico.
12 de fevereiro de 2015. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, General.
208441094