Louvo o Tenente-coronel Piloto Aviador, NIP 092070-D, Francisco Manuel Ferreira Nobre Dionísio, pela forma altamente honrosa e brilhante como desempenhou as funções de Comandante da Força Nacional Destacada na Base Aérea de Siauliai, na Lituânia, no âmbito do bloco 36 do Baltic Air Policing da NATO, no teatro de operações dos Estados Bálticos.
Último Comandante do destacamento e o responsável pela organização da transferência de responsabilidade para a força de Itália que substituiu a força nacional. Esta tarefa revestiu-se de grande complexidade por ocorrer no final do ano e por as condições meteorológicas, extremamente adversas para as operações aéreas, exigirem cuidados redobrados para a preservação da segurança de voo e para a eficácia das operações aéreas.
Soube conciliar de forma exemplar os requisitos nacionais com as pretensões das forças externas e maximizar o apoio da Nação hospedeira, de forma a que o destacamento Nacional tenha mantido a capacidade operacional sem perturbações e a transferência de forças tenha sido efetuada a contento de todas as partes, mantendo o requisito de operacionalidade previsto pela NATO a um nível muito elevado. Destaca-se ainda o planeamento e execução da retração da força, que envolveu coordenações delicadas com a Força Aérea Belga, devido a ocorrer numa altura do ano em que todas as Bases Aéreas de países aliados se encontravam encerradas.
A perspicácia para encontrar e perseguir soluções e o planeamento e execução minuciosos foram essenciais para que a retração da força tivesse ocorrido sem o mínimo desvio ao planeado. Capacidade de liderança e sentido de missão foram fatores essenciais para uma execução e retração exemplar desta Força Nacional Destacada, materializada através de 100 % de missões executadas com sucesso, da inexistência de qualquer reporte de segurança, em voo ou em terra, e por um comportamento exemplar de todos os militares sob o seu comando.
Oficial pragmático, extremamente dedicado e zeloso, aborda todas as missões com um enorme sentido de dever, não regateando esforços para superar as dificuldades. Dotado de uma sólida formação pessoal e militar é merecedor do respeito de todos com quem priva e deixa uma marca pessoal profunda de rigor e de profissionalismo em todos os projetos em que se envolve.
Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Tenente-coronel Nobre Dionísio, como sendo um Oficial de elevada craveira, que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, em que se relevam a lealdade, o espírito de sacrifício, a abnegação e a coragem física e moral, devendo por isso os serviços por si prestados, serem considerados extraordinários, relevantes e distintíssimos, de que resultou honra e lustre para as Forças Armadas e para Portugal.
12 de fevereiro de 2015. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, General.
208440551