Louvo o Capitão-de-mar-e-guerra Rogério Fortes Pedrozo, pela forma altamente honrosa e brilhante como desempenhou as suas funções de Adido de Defesa e Naval junto da Embaixada da República Federativa do Brasil em Lisboa, entre 21 de janeiro de 2013 a 21 de janeiro de 2015.
Durante a sua permanência no nosso País, o Capitão-de-mar-e-guerra Fortes Pedrozo demonstrou elevado mérito e espírito de bem servir, uma conduta irrepreensível, desenvolvendo uma relevante ligação com os três Ramos das Forças Armadas, em particular com a Marinha e com o Estado-Maior-General. A grande qualidade da informação prestada, o apoio e o incremento e fortalecimento das relações de amizade e cooperação já existentes entre os países irmãos foram a sua imagem de marca. Graças a esse elevado profissionalismo foi possível o aumento de embarques, visitas, ações de formação e treino dos militares brasileiros e portugueses.
Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Capitão-de-mar-e-guerra Fortes Pedrozo, como sendo um Oficial de relevante valor que pautou sempre a sua atuação pela afirmação de meritórios dotes de caráter, em que se relevam a lealdade, o espírito de sacrifício, a abnegação e a coragem física e moral, sendo por isso merecedor de que os serviços por si prestados sejam considerados relevantes e de elevado mérito, de que resultou honra e lustre para as Forças Armadas Portuguesas e Portugal.
13 de janeiro de 2015. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, General.
208441694