Louvo o Coronel de Artilharia, NIM 06255680, José Manuel Saraiva Dias Bento, pela forma altamente honrosa e distinta como desempenhou as funções de Chefe da Repartição de Planeamento, do Centro de Informações e Segurança Militares (CISMIL), do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), no período de 31 de julho de 2012 a 31 de dezembro de 2014, na senda do bom trabalho desenvolvido desde 20 de junho de 2004.
Dentro da sua área de responsabilidade e como representante nacional em diversos Grupos de Trabalho, dos quais se destacam os MIC-WL e os relacionados com a produção de doutrina no âmbito das Informações, revelou elevada competência técnico-profissional, qualidades de abnegação e sacrifício exemplares e aptidão para servir nas mais diferentes circunstâncias.
Nas suas intervenções em variados "dossiers", relatórios, STANAG'S, estudos e pareceres demonstrou grande capacidade de análise e de ponderação. Foi igualmente importante a sua ação de coordenação de cursos "in-house" por especialistas estrangeiros, de intercâmbios de analistas com Serviços congéneres estrangeiros, de estágios de Oficiais a colocar em Quartéis-Generais da NATO e UE e de ações informativas para audiências nacionais e estrangeiras.
Com a frontalidade que é apanágio de quem pratica em elevado grau a virtude da lealdade, foi sistematicamente alertando para a necessidade de se conseguirem obter, em tempo oportuno, mais e melhores meios humanos e materiais para a consecução da missão do Centro. Como Oficial Superior mais antigo, foi um precioso auxiliar da Chefia, conseguindo graças à sua longa experiência chegar a soluções tanto aceitáveis como exequíveis em áreas sensíveis como a financeira e a dos acordos bilaterais.
A sua tenacidade no trabalho diário não esmoreceu com a passagem à situação de Reserva, continuando a demonstrar até ao final da sua carreira militar de 37 anos muito afinco, coragem moral, disponibilidade e espírito de bem servir, constituindo-se como um exemplo para os seus pares e subordinados, diretos e indiretos.
Face ao exposto, considero de inteira justiça evidenciar e reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam, o Coronel Dias Bento como um Oficial ilustre e de elevada craveira, devendo por isso, os serviços por si prestados, serem considerados como extraordinários, relevantes e distintíssimos, de que resultou honra e lustre para as Forças Armadas e para Portugal.
23 de dezembro de 2014. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, General.
208441289