Louvo o Coronel de Infantaria, NIM 05404981, José António Guedes da Silva, pela forma altamente honrosa e brilhante como desempenhou as funções de Assistant of Chief of Staff Rear Support Command (ACOS RSC) e de Chief of Staff Joint Logistic Support Group Headquarters (COS JLSG HQ), quando integrou o contingente nacional português no Quartel-General do Corpo de Exército de Reação Rápida da NATO sedeado em Valência, Espanha (HQ NRDC-ESP), entre 09 de setembro de 2011 e 08 de setembro de 2014.
Oficial dotado de um excelente conjunto de qualidades, demonstrou uma rara capacidade para o desempenho das complexas funções inerentes aos cargos que ocupou neste Quartel-General. Acresce que devido ao facto de o Deputy COS RSC e Comandante do JSLG HQ, um Brigadeiro-General espanhol, não se encontrar fisicamente em Valência, já que normalmente se encontra em Saragoça onde desempenha as funções de Comandante da Brigada Logística do exército espanhol, o ACOS RSC/COS JLSG HQ frequentemente teve de substitui-lo em inúmeras atividades próprias do grupo de comando, circunstâncias que se distinguiu pelo seu elevado sentido das responsabilidades, tornando-se especialmente evidente na forma como ultrapassou os inúmeros obstáculos que envolveram a adaptação da estrutura do Rear Support Command por forma a transformá-lo no Core Staff Element de um Joint Logistic Support Group HQ (JLSG HQ CSE).
O JLSG HQ CSE, de que o Coronel Guedes da Silva foi o primeiro Chefe do Estado-Maior, é uma organização cuja certificação constituiu um passo essencial na própria certificação do HQ NRDC-ESP como Quartel-General Conjunto (Joint HQ). Tendo o QG de Valência sido o primeiro Quartel-General terrestre a ser certificado como Joint HQ no quadro das diretivas do SACEUR para gerar capacidade de Comando e Controlo conjunta a partir da estrutura de forças da NATO. Na adaptação de estruturas e procedimentos confrontou-se com inúmeros desafios para os quais foi necessário encontrar respostas inovadoras, um processo em que se destacou de forma altamente positiva.
Neste âmbito elaborou, propôs e contribuiu para a implementação da estrutura e composição do JLSG HQ e para o conceito e doutrina de emprego desta organização: incluindo a elaboração ou adaptação de Standing Operating Procedures e Standing Operating Instructions; participando ativamente nas atividades de instrução e treino em cooperação com as diferentes entidades do HQ NRDC-ESP e da comunidade da NATO; assim como no planeamento e na execução do exercício de certificação trident jaguar 14, nomeadamente na fase IIIA Force Activation, Deployment, Reception, Staging and Onwards Movement e na fase IIIB Execution, esta última incluindo a projeção do QG para a ilha de Menorca, atividades em que ficou plenamente demonstrada a sua elevada competência técnico-profissional.
De forma a obter melhores resultados na implementação e funcionamento do JLSG HQ, participou em diversas atividades académicas e exercícios: o Expeditionary Multilogistic Workshop em Lisboa; o Ample Support Seminar 12 em Milão; o JLSG Seminar em Madrid; e o Exercício capable logistician 13 na Eslováquia. Destacando-se pela oportunidade, sensatez, pertinência e elevada qualidade das suas observações e intervenções.
Nestas e noutras ocasiões, deu provas de elevada competência profissional, o que não passou despercebido ao Comando deste Quartel-General, que o nomeou de entre os seus pares espanhóis e outros aliados para as funções de Chefe do HICON, em representação do escalão superior, em exercícios do Exército Espanhol como o DIVEX 12, o REDEO 12 e o REDEO 13.
Sublinha-se a permanente disponibilidade do Coronel Guedes da Silva para colaborar nas atividades que à comunidade portuguesa dizem respeito. A sua personalidade afável, sensata e cortês, a sua formação ética e o seu espírito de camaradagem granjearam-lhe uma sólida reputação no seio desta comunidade multinacional, cedo se impondo à consideração e estima de todos quantos aqui servem, quer através das atividades ligadas diretamente com o seu cargo, quer noutras do âmbito das atividades sociais entre os diferentes países representados, em todas elas elevando o nome de Portugal.
Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Coronel Guedes da Silva como sendo um Militar de elevada craveira, que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, em que se relevam a lealdade, o espírito de sacrifício, a abnegação e a coragem física e moral, devendo, por isso, os serviços por si prestados, serem considerados extraordinários, relevantes e distintos, de que resultou honra e lustre para as Forças Armadas e para Portugal.
13 de outubro de 2014. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, General.
208441572