A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 120/84, de 9 de Abril

Partilhar:

Sumário

Determina que a concessão das bonificações nos termos do artigo 10º do Decreto-Lei nº 172/82, de 11 de Maio, só se verificará relativamente a financiamentos das instituições de crédito que sejam utilizados depois da atribuição da relevância turística ao empreendimento.

Texto do documento

Decreto-Lei 120/84

de 9 de Abril

Na aplicação prática do sistema de incentivos financeiros ao investimento no turismo (SIIT), introduzido pelo Decreto-Lei 172/82, de 11 de Maio, têm-se verificado situações cuja resolução tem suscitado certas dúvidas, designadamente no que respeita às datas de início dos incentivos, e que importa clarificar.

Por outro lado, atendendo ao alargamento das responsabilidades do Fundo de Turismo e à necessidade de rever as prioridades da sua intervenção, considera-se oportuno diversificar os incentivos atribuídos pelo referido sistema, em ordem a aliviar a pressão sobre as disponibilidades existentes.

A aplicação do esquema de concessão de crédito previsto no Decreto-Lei 235-E/83, de 1 de Junho, aos investimentos nos empreendimentos referidos no Decreto-Lei 172/82, de 11 de Maio, vai também acelerar a obtenção do crédito, na medida em que a intervenção da Direcção-Geral do Turismo ou das direcções regionais de turismo das regiões autónomas em todo o processo ficará limitada apenas à atribuição da relevância turística.

Considera-se igualmente que nesta actividade, como a experiência tem demonstrado, a essência dos incentivos está indissoluvelmente ligada aos prazos de reembolso dos financiamentos.

Na elaboração do presente decreto-lei foram ouvidos os Governos Regionais dos Açores e da Madeira.

Assim:

O Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º A concessão das bonificações nos termos do artigo 10.º do Decreto-Lei 172/82, de 11 de Maio, só se verificará relativamente aos financiamentos das instituições de crédito que sejam utilizados depois da atribuição da relevância turística ao empreendimento.

Art. 2.º O regime de capitalização dos juros, criado pelo Decreto-Lei 235-E/83, de 1 de Junho, é aplicável também aos investimentos nos empreendimentos abrangidos pelo Decreto-Lei 172/82, de 11 de Maio, desde que, nos termos da alínea b) do n.º 2 do artigo 2.º deste último diploma, lhes seja atribuída a relevância turística e os mutuários renunciem expressamente ao esquema de bonificação de juros previsto no mesmo diploma.

Art. 3.º Em qualquer dos casos referidos nos artigos anteriores, o regime dos prazos dos financiamentos neles previstos é o estabelecido no artigo 7.º do Decreto-Lei 172/82, de 11 de Maio.

Art. 4.º O regime estabelecido neste diploma só será aplicável aos pedidos de financiamento apresentados na banca após a sua entrada em vigor.

Art. 5.º O regime do presente decreto-lei aplicar-se-á às regiões autónomas mediante diploma das respectivas assembleias regionais, que o regulamentará tendo em conta a realidade insular.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 20 de Março de 1984. - Mário Soares - Carlos Alberto da Mota Pinto - Ernâni Rodrigues Lopes - Álvaro Roque de Pinho Bissaia Barreto.

Promulgado em 27 de Março de 1984.

Publique-se.

O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Referendado em 28 de Março de 1984.

O Primeiro-Ministro, Mário Soares.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1984/04/09/plain-511.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/511.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1982-05-11 - Decreto-Lei 172/82 - Presidência do Conselho de Ministros

    Estabelece um sistema de incentivos a novos investimentos de relevância turística (SIIT).

  • Tem documento Em vigor 1983-06-01 - Decreto-Lei 235-E/83 - Ministério das Finanças e do Plano

    Cria um esquema de juro e reembolso para empréstimos de médio e longo prazos contraídos junto das instituições de crédito nacionais para financiamento e investimento.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1987-12-31 - Decreto-Lei 420/87 - Ministério do Planeamento e da Administração do Território

    Cria o Sistema de Incentivos Financeiros ao Investimento no Turismo (SIFIT) .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda