Deliberação 1191/2022, de 2 de Novembro
- Corpo emitente: Saúde - Administração Regional de Saúde do Norte, I. P.
- Fonte: Diário da República n.º 211/2022, Série II de 2022-11-02
- Data: 2022-11-02
- Parte: C
- Documento na página oficial do DRE
- Secções desta página::
Sumário
Texto do documento
Sumário: Designação de vogais do conselho clínico e de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde do Grande Porto III - Maia/Valongo.
Nos termos do previsto nos artigos 25.º e 29.º do Decreto-Lei 28/2008, de 22 de fevereiro, na última redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei 239/2015, de 14 de outubro, tendo por base a proposta da Presidente do Conselho Clínico e de Saúde, Dr.ª Isabel Susana Soares Monteiro Alves do ACES do Grande Porto III - Maia/Valongo, por deliberação de 5 de maio de 2022 do Conselho Diretivo da ARS do Norte, IP, foram designados os profissionais abaixo identificados como Vogais daquele órgão, pelo período de 3 anos, a produzir efeitos à data da deliberação, em função de reconhecida competência e experiência profissional para o exercício das funções inerentes ao cargo, conforme notas curriculares em anexo:
(ver documento original)
Nota Curricular
Luís Renato Martins Figueiredo, nascido em 12/04/1986, na freguesia de Cedofeita, concelho do Porto. Portador da cédula profissional n.º 56901 da Ordem dos Médicos, inscrito no Colégio da Especialidade de Saúde Pública, com o nome clínico Luís Renato Figueiredo.
Mestre em Medicina, pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 2013, classificação final de 14 valores. Curso de Especialização em Saúde Pública, no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto em 2017, classificação final de 16,9 valores. Grau de especialista em Saúde Pública em 2020, classificação final de 18,18 valores.
Internato médico em Saúde Pública na Unidade de Saúde Pública do ACES Grande Porto VII - Gaia de 2016 a 2020. Assistente de Saúde Pública da carreira especial médica na Unidade de Saúde Pública do ACES Grande Porto III - Maia/Valongo desde 02/11/2020. Nomeado Autoridade de Saúde do ACES Maia/Valongo em 02/11/2020.
Docente assistente convidado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto de 2018 a 2020. Membro da Comissão Local de Vacinação do ACES Grande Porto III - Maia/Valongo desde janeiro de 2021.
Nota Curricular
Áurea Maria Figueiredo Jorge, nascida a 11 de novembro de 1964, Enfermeira Gestora do ACES Maia/Valongo e Membro da Ordem dos Enfermeiros N.º 24355.
Habilitações académicas e profissionais:
1995 - Licenciatura e Especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, pela Escola Superior de Enfermagem Cidade do Porto;
2009 - Programa Avançado de Gestão, Governança Clínica, Liderança para Conselhos Clínicos - INA;
2013 - III Curso de Atualização: Gerenciamento em Enfermagem - Universidade de S. Paulo e Escola Superior de Enfermagem do Porto;
2014 - Programa de Boas práticas de Governação, Nova School of Business and Economics;
Destaca-se ainda:
Curso de Formação Pedagógica de Formadores;
Gestão da Qualidade e Comunicação em Equipas de Saúde, 2012;
Enquadramento e Metodologias de Acompanhamento e Avaliação de Equipas de Saúde, 2012;
Gestão de projetos,2015.
Experiência profissional:
De 2012 até ao presente - Vogal Enfermagem do Conselho Clínico e de Saúde do ACES Grande Porto III - Maia/Valongo. Acumulou funções de Diretor Executivo, em regime de suplência, do ACES Grande Porto III - Maia/Valongo (Deliberação 26/2020 e 3/2021 do Conselho Diretivo da ARS Norte IP);
De 2015 até ao presente - Presidente da Direção de Enfermagem do ACES Grande Porto III - Maia/Valongo;
De 2009 a 2012 - Vogal Enfermagem do Conselho Clínico do ACES Grande Porto IV - Maia;
De 2006 a 2009 - Enfermeira Chefe do Centro de Diagnóstico Pneumológico do Porto e Serviço de Atendimento a Situações de Urgência do Porto;
De 1995 a 2006 - Enfermeira Especialista de Saúde Mental e Psiquiátrica no Hospital de Magalhães Lemos e no Centro de Saúde da Maia;
De 1987 a 1995 - Enfermeira em instituições Hospitalares e de Cuidados de Saúde Primários da ARS Norte.
Elementos curriculares relevantes:
Competências acrescidas na área da gestão - atribuída pela Ordem dos Enfermeiros;
Integra a Comissão da Qualidade e Segurança do ACES Maia/Valongo;
Integra o Grupo Coordenador Local do Programa Nacional de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência a Antimicrobianos (PPCIRA) do ACES Maia/Valongo;
Integra Unidade Coordenadora Funcional de Saúde Materna e Neonatal, Unidade Coordenadora Funcional da Criança e Adolescente e Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes, do CHUSJ;
Integrou o projeto nacional da DGS "Linha de saúde pública" e "Rede de Enfermeiros Sentinela";
Integrou Grupo Parametrizador/Formador SAPE (Sistema de Apoio à Prática de Enfermagem) da ARS Norte IP"
Participou na implementação da reforma dos CSP na constituição e acompanhamento das diferentes unidades funcionais do ACES Maia/Valongo;
Participou no Projeto «Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem - Programa de Melhoria Contínua da Qualidade» desenvolvido pela Ordem dos Enfermeiros;
Colaborou com a ERA Norte em Auditorias às unidades de saúde familiares no âmbito de candidaturas a modelo B;
Participou na Organização, Comissões Científicas e como Palestrante em várias Jornadas e Cursos;
Integrou o júri do concurso para recrutamento de enfermeiros - Aviso de abertura n.º 16630/2010, DR 2.ª série - N.º 162 - 20 de agosto de 2010.
Nota Curricular
José Luís Dine Falcão Sincer e Sepúlveda, nasceu a 26/10/1974, na freguesia de Vila do Conde, concelho de Vila do Conde.
Bacharel em Enfermagem, desde 17 de julho de 1997, fez o curso de complemento de formação em Enfermagem, para obtenção do grau de licenciado em Enfermagem, concluído em 29 de julho de 2005. Em 16 de abril de 2013, obteve o grau de Mestre em Enfermagem Comunitária.
Em 19 de julho de 2010, concluiu o Curso de Pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem Comunitária, tendo obtido o título de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária, pela Ordem dos Enfermeiros, em 25 de agosto de 2010. Em 1 de junho de 2019, em virtude das alterações na Carreira Especial de Enfermagem, foi reposicionado na Categoria de Enfermeiro-Especialista.
Iniciou funções como enfermeiro em 2 de dezembro de 1997, no Hospital Distrital de Vila do Conde, tendo passado pelos serviços de Medicina e Urgência.
Em 5 de setembro de 2001, por concurso público de ingresso, passou a trabalhar na Administração Regional de Saúde do Norte, no Centro de Saúde de Valongo, posteriormente Agrupamento de Centros de Saúde de Valongo e Ermesinde e, atualmente, Agrupamento de Centros de Saúde Grande Porto III - Maia/Valongo.
Exerceu funções como enfermeiro de família até 31 de maio de 2011. Integrou a equipa que promoveu e organizou a criação da UCC Vallis Longus, aberta em 1 de junho de 2011, tendo sido nomeado coordenador da mesma em 1 de abril de 2017, função que manteve, após recondução em 2020, até final de abril de 2022.
Em fevereiro de 2016, integra a Direção de Enfermagem, como adjunto e o Conselho Coordenador de Avaliação do SIADAP III - Carreira Especial de Enfermagem. É também um dos representantes da Direção de Enfermagem na Comissão Paritária.
Desde abril de 2021 é um dos coordenadores do Centro de Vacinação de Valongo "A Fábrica".
Colabora com a Ordem dos Enfermeiros enquanto membro do júri da Comissão de Certificação Individual de Competências, desde 21 de novembro de 2018.
Nota Curricular
Maria Paula Pinto de Andrade Mouta
Licenciada em Educação Social, pelo Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação
Experiência Profissional:
Em abril de 2013, integrou o ACES Grande Porto III - Maia/Valongo, na Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP), como Técnico Superior e, em 2016, integrou a Unidade de Saúde Pública do mesmo ACES.
Vogal do Conselho Clínico e de Saúde do ACES Maia/Valongo desde 2015.
Coordena o Núcleo de Apoio a Crianças e Jovens em Risco (NACJR Maia) e a Equipa de Prevenção da Violência em Adultos (EPVA Maia/Valongo).
Ponto Focal do ACES para as Comunidades Vulneráveis e Prevenção da Violência no Setor da Saúde.
Integra a Comissão da Qualidade e Segurança.
Integra a Unidade Coordenadora Funcional da Criança e Adolescente do CHUSJ.
Interlocutora do ACES Maia/Valongo para a Prevenção do VIH/SIDA.
Representa o ACES na Rede Social da Maia ao nível do Núcleo Executivo e da Comissão Local da Ação Social e integra o Grupo de Trabalho de Comunicação, no Plano Municipal de Saúde de Valongo.
Integrou a Comissão Local de Vacinação contra a COVID19 e participou na implementação dos ADC, ADR-C e CVC no ACES.
Projetou e colaborou na elaboração do Protocolo de Articulação com a Rede Social da Maia e Valongo no âmbito da atividade do Centro de Diagnóstico Pneumológico.
Participa em atividades formativas, como formadora, dirigidas a profissionais de saúde entre outros públicos.
Competências acrescidas na área da Prevenção da Violência no Ciclo de Vida e Igualdade de Género.
Participou na Comissão Organizadora, Comissão Cientifica e como Palestrante no Congresso Regional da Tuberculose.
Vice-presidente da Liga de Amigos do ACES Grande Porto III - Maia/Valongo.
Até março de 2013, no extinto Instituto da Droga e Toxicodependência (IDT), foi responsável pelo projeto de reinserção socioprofissional e pelo projeto de voluntariado "Tempo para Dar" e Programa Vida Emprego (PVE). Integrou o grupo de trabalho no desenvolvimento e na avaliação de intervenções de Programas de Respostas Integradas - Projeto S.E.R..
Por nomeação da Delegação Regional Norte, integrou o grupo de trabalho na definição de Competências e Atividades dos Técnicos Psicossociais nas equipas de tratamento do IDT.
Participou no diagnóstico de necessidades locais, utilizando o método RAR, nos concelhos de Amarante, Baião e Marco de Canavezes.
Foi nomeada pela Diretora da Unidade como Interlocutora, no Núcleo de Reinserção Social num trabalho que veiculou a mediação das atividades profissionais dos técnicos de intervenção social no reforço otimização de programas de Reinserção Social, no âmbito das Unidades Especializadas de Tratamento (UET).
2001/2002 - Docente auxiliar da cadeira de Psicologia Social e Dinâmica de Grupo na Escola Superior de Educação.
Até 1994, exerceu atividade profissional no Hospital de Crianças de Maria Pia, tendo sido responsável pela dinamização do gabinete de utente.
24/10/2022. - A Vice-Presidente do Conselho Diretivo, Dr.ª Maria Clara Vieira Castro Cabanas.
315819774
Anexos
- Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5109667.dre.pdf .
Ligações deste documento
Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):
-
2008-02-22 - Decreto-Lei 28/2008 - Ministério da Saúde
Estabelece o regime da criação, estruturação e funcionamento dos agrupamentos de centros de saúde do Serviço Nacional de Saúde.
-
2015-10-14 - Decreto-Lei 239/2015 - Ministério da Saúde
Procede à sexta alteração ao Decreto-Lei n.º 28/2008, de 22 de fevereiro, que estabelece o regime de criação, estruturação e funcionamento dos agrupamentos dos centros de saúde do Serviço Nacional de Saúde
Aviso
NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.
O URL desta página é: https://dre.tretas.org/dre/5109667/deliberacao-1191-2022-de-2-de-novembro