A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 11842/2022, de 10 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Determina caber à Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Fernandes Tavares, os poderes para a prática de atos relacionados com a Ordem dos Nutricionistas

Texto do documento

Despacho 11842/2022

Sumário: Determina caber à Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Fernandes Tavares, os poderes para a prática de atos relacionados com a Ordem dos Nutricionistas.

A área governativa da saúde tem por missão formular, conduzir, executar e avaliar a política nacional de saúde.

Paralelamente, determina o artigo 5.º da Lei 51/2010, de 14 de dezembro, na sua redação atual, que os poderes de tutela administrativa sobre a Ordem dos Nutricionistas, em conformidade com o disposto no artigo 45.º da Lei 2/2013, de 10 de janeiro, e com o respetivo Estatuto, são exercidos pelo membro do Governo responsável pela área da saúde. O Estatuto da Ordem dos Nutricionistas, aprovado em anexo àquela Lei, determina, por seu turno, um conjunto de competências ao membro do Governo responsável pela área da saúde (n.º 3 do artigo 34.º, n.º 6 do artigo 61.º e n.º 6 do artigo 64.º, todos do Estatuto da Ordem dos Nutricionistas).

Considerando que o Ministro da Saúde comunicou ao Primeiro-Ministro que se encontra impedido de exercer as competências que lhe caberiam quanto à Ordem dos Nutricionistas, em razão do disposto na alínea b) do n.º 1 do artigo 69.º do Código do Procedimento Administrativo, e que não tem suplente, na aceção do previsto no n.º 1 do artigo 72.º do mesmo Código, cabe ao Primeiro-Ministro, nos termos do n.º 6 do 7.º do Decreto-Lei 32/2022, de 9 de maio, exercer tais competências, com faculdade de as subdelegar em qualquer membro do Governo.

Assim, nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 1.º, no n.º 1 do artigo 4.º e nos n.os 6 e 7 do artigo 7.º do Regime de Organização e Funcionamento do XXIII Governo Constitucional, aprovado pelo Decreto-Lei 32/2022, de 9 de maio, na sua redação atual, nos artigos 44.º a 50.º, na alínea b) do n.º 1 do artigo 69.º e no n.º 1 do artigo 72.º, todos do Código do Procedimento Administrativo, aprovado pelo Decreto-Lei 4/2015, de 7 de janeiro, na sua redação atual, determino:

1 - Caber à Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Fernandes Tavares, exercer os poderes e competências do Governo relativamente a todas as matérias e à prática de todos os atos respeitantes à Ordem dos Nutricionistas, designadamente os previstos no artigo 5.º da Lei 51/2010, de 14 de dezembro, na sua redação atual, e n.º 3 do artigo 34.º, n.º 6 do artigo 61.º e n.º 6 do artigo 64.º do Estatuto da Ordem dos Nutricionistas, aprovado em anexo à referida Lei, na sua redação atual.

2 - O presente despacho produz efeitos a 16 de setembro de 2022, ficando ratificados, em conformidade com o disposto no n.º 3 do artigo 164.º do Código do Procedimento Administrativo, todos os atos praticados até à data da publicação do presente despacho pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Fernandes Tavares, no âmbito dos poderes e competências ora conferidos.

6 de outubro de 2022. - O Primeiro-Ministro, António Luís Santos da Costa.

315755881

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5085137.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2010-12-14 - Lei 51/2010 - Assembleia da República

    Cria a Ordem dos Nutricionistas e aprova o seu Estatuto, publicado em anexo.

  • Tem documento Em vigor 2013-01-10 - Lei 2/2013 - Assembleia da República

    Estabelece o regime jurídico de criação, organização e funcionamento das associações públicas profissionais.

  • Tem documento Em vigor 2022-05-09 - Decreto-Lei 32/2022 - Presidência do Conselho de Ministros

    Aprova o regime de organização e funcionamento do XXIII Governo Constitucional

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda