A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 11108/2022, de 14 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Designação de dois membros para o exercício de funções de técnico especialista no Gabinete da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Texto do documento

Despacho 11108/2022

Sumário: Designação de dois membros para o exercício de funções de técnico especialista no Gabinete da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

1 - Ao abrigo do disposto na alínea c) do n.º 1 do artigo 3.º, nos n.os 1 a 3 do artigo 11.º e no artigo 12.º do Decreto-Lei 11/2012, de 20 de janeiro, doravante RJG, designo, para o meu Gabinete, para exercerem as funções de técnico especialista:

a) Prof.ª Doutora Maria Paula Borges de Lemos Macedo, professora associada com agregação na Faculdade Ciências Médicas da Universidade Nova Lisboa, no âmbito das suas habilitações e qualificações profissionais, a tempo parcial (50 %);

b) Mestre Inês Maria Santos Correia dos Reis, na área das relações internacionais.

2 - A designada Prof.ª Doutora Maria Paula Borges de Lemos Macedo fica autorizada a exercer as atividades previstas nas alíneas a) e b) do n.º 3 do artigo 7.º do RJG.

3 - Para efeitos do disposto no n.º 6 do artigo 13.º do RJG, a designada Prof.ª Doutora Maria Paula Borges de Lemos Macedo aufere um vencimento correspondente a 50 % da remuneração mensal estabelecida para o cargo de adjunto e a designada Inês Maria Santos Correia dos Reis aufere um vencimento correspondente à remuneração mensal estabelecida para o cargo de adjunto.

4 - Nos termos do n.º 3 do artigo 11.º do RJG, as designações do presente despacho produzem efeitos a 1 de setembro de 2022.

5 - Para efeitos do disposto na alínea a) do artigo 12.º do RJG, as notas curriculares das designadas são publicadas em anexo ao presente despacho.

6 - Conforme o disposto nos artigos 12.º e 18.º do RJG, publique-se na 2.ª série do Diário da República e publicite-se na página eletrónica do Governo.

5 de setembro de 2022. - A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Maria Correia Fortunato.

Notas curriculares

Maria Paula Borges de Lemos Macedo nasceu no Porto em 1963. É licenciada em Farmácia pela Universidade de Lisboa em 1989, e doutorou-se em Farmacologia em 1996 pela Faculdade de Medicina da Universidade de Manitoba, Canadá. Fez provas de agregação em 2015 na Faculdade Ciências Médicas|Nova Medical School (FCM|NMS), Universidade Nova de Lisboa. É professora associada com agregação na FCM|NMS, Universidade Nova Lisboa. Desempenhou cargos de gestão académica e científica na NMS tendo sido subcoordenadora do centro de investigação CEDOC e membro do Conselho de Escola e do Conselho Pedagógico. Foi professora catedrática convidada na Universidade de Aveiro, no Departamento de Ciências Médicas entre 2016 e 2021. Coordena o curso doutoral em Biomedicina na FCM|NMS em associação com a Universidade de Aveiro. Tem lecionado e sido regente de várias unidades curriculares nos diferentes ciclos de estudo a nível nacional e internacional. Pertence ao conselho consultivo do programa doutoral PhD programme in Biochemistry and Molecular Biology tripartido entre as universidades de Florença, Pisa e Siena em Itália. Desenvolve a sua carreira científica na investigação de doenças metabólicas nomeadamente na diabetes e obesidade usando estratégias que vão da biologia molecular a estudos clínicos. Na área da inovação desenvolve projetos transversais para desenvolvimento de ferramentas integradoras para a capacitação dos doentes na gestão da doença, investigação clínica e cuidados domiciliários.

Obteve financiamento como investigadora principal ou participou em inúmeros projetos nacionais, ou internacionais. Supervisionou ou tem em curso 25 doutoramentos e vários pós-doutoramentos. Publicou mais de uma centena de artigos em revistas de revisão pelos pares e proferiu múltiplas palestras convidadas a nível nacional e internacional. Editou um livro e é autora de capítulos em cinco livros, detém três patentes registadas e recebeu mais de 20 prémios nacionais e internacionais destacando o Peter E. Dresel Award e o Hargreaves. É editora associada da Frontiers in Endocrinology, Journal of Clinical Medicine, Canadian Journal Physiology Pharmacology, revisora para inúmeras revistas científicas e avaliadora de projetos nacionais e internacionais como é o caso do programa H2020 e das bolsas Marie Curie.

Tem-se dedicado à promoção e controlo da diabetes e obesidade em Portugal e no estrangeiro. Promoveu a criação de uma rede nacional de investigação na área da diabetes no seio da Sociedade Portuguesa de Diabetes É cocoordenadora do centro de Educação e Investigação da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal - APDP-Diabetes Portugal e membro da Direção da APDP-Diabetes Portugal, da Sociedade Portuguesa de Diabetologia, e vice-presidente da Fundação Ernesto Roma. É membro ativo de sociedades internacionais nesta área como a European Association for the Study of Diabetes e International Diabetes Foundation, tendo participado na organização de congressos internacionais destas sociedades. Integra ainda o Conselho da Sociedade Europeia para a Investigação Clínica.

Nome: Inês Maria Santos Correia dos Reis.

Habilitações mais relevantes: 2015 - mestrado em Direito Internacional e Relações Internacionais - Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa; 2013 - licenciatura em Línguas e Relações Internacionais - Faculdade de Letras da Universidade do Porto; 11/2010-01/2011 - formação especializada sobre o Tratado de Lisboa e Direito da União Europeia - Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Experiência profissional mais relevante: 07/2019-08/2022 - assessora jurídica na DG-RTD: Direção-Geral da Investigação e Inovação da Comissão Europeia; 09/2016-06/2019 - assistente política e jurídica na DG-Connect: Direção-Geral das Redes de Comunicação, Conteúdos e Tecnologias da Comissão Europeia; 10/2015-03/2016 - Programa de formação em serviço no Secretariado-Geral da Comissão Europeia; 2014 - estágio na Direção-Geral de Política Externa do Ministério dos Negócios Estrangeiros do XIX Governo Constitucional.

315667534

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5059646.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2012-01-20 - Decreto-Lei 11/2012 - Presidência do Conselho de Ministros

    Estabelece a natureza, a composição, a orgânica e o regime jurídico a que estão sujeitos os gabinetes dos membros do Governo.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda