A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 9497/2022, de 2 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Alteração ao registo do curso técnico superior profissional de Design e Tecnologias para Aplicações Móveis, lecionado na Escola Superior de Media Artes e Design

Texto do documento

Despacho 9497/2022

Sumário: Alteração ao registo do curso técnico superior profissional de Design e Tecnologias para Aplicações Móveis, lecionado na Escola Superior de Media Artes e Design.

Torna-se público que foi registada na Direção-Geral do Ensino Superior com o número de registo R/Cr 16.2/2019, de 14 de junho de 2022, a alteração da localidade de ministração do curso, do número máximo de estudantes a admitir em cada ano letivo e número máximo total de estudantes inscritos em simultâneo do Curso Técnico Superior Profissional de Design e Tecnologias para Aplicações Móveis, lecionado na Escola Superior de Media Artes e Design, do Instituto Politécnico do Porto, cujo registo de criação foi publicado no Diário da República, 2.ª série n.º 156, de 16 de agosto de 2019, através do Despacho 7261/2019 e alterado pelo Despacho 6841/2021, publicado na 2.ª série do Diário da República, de 12 de junho de2021.

Neste seguimento, vem o Presidente do Instituto Politécnico do Porto, nos termos dos n.os 6 e 7 do artigo 40.º-U do Decreto-Lei 74/2006, de 24 de março, na redação dada pelo Decreto-Lei 65/2018, de 16 de agosto, promover à publicação na 2.ª série do Diário da República da localidade de ministração do curso, do número máximo de estudantes a admitir em cada ano letivo e número máximo total de estudantes inscritos em simultâneo, aprovados nos termos do anexo ao presente despacho.

27 de julho de 2022. - O Presidente do Instituto Politécnico do Porto, Paulo Pereira.

ANEXO

1 - Instituição de ensino superior: Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Media Artes e Design (3331).

2 - Curso Técnico Superior Profissional: Design e Tecnologias para Aplicações Móveis (T439).

3 - Área de educação e formação: 481 - Ciências informáticas.

4 - Condições de Ingresso: A seguinte área: Matemática.

5 - Localidades de ministração: Vila do Conde; Santo Tirso.

6 - Número máximo de estudantes:

6.1 - A admitir em cada ano letivo: 38.

6.2 - Total de inscritos em simultâneo: 84.

7 - Perfil Profissional:

7.1 - Descrição Geral:

Planear, conceber, desenhar e desenvolver aplicações móveis para diferentes ambientes e plataformas e que possibilitem uma comunicação assertiva e eficaz.

7.2 - Atividades Principais

a) Conceber e desenvolver conteúdos e iconografia para aplicações móveis;

b) Planear, conceber e desenhar aplicações móveis através de interfaces gráficas responsivas, reativas e sofisticadas capazes de enriquecer a experiência do utilizador;

c) Desenvolver aplicações web, nativas e híbridas para dispositivos móveis;

d) Desenvolver aplicações móveis recorrendo a diferentes técnicas de gestão de performance;

e) Conceber e implementar sistemas de gestão de base de dados na cloud;

f) Desenhar e implementar serviços web capazes de potenciar aplicações baseadas em micro-serviços;

g) Dominar a configuração e implementação de sensores no desenvolvimento de aplicações sensíveis ao contexto;

h) Implementar testes unitários e de integração.

8 - Referencial de competências:

8.1 - Conhecimentos

a) Conhecimentos abrangentes de Matemática;

b) Conhecimentos abrangentes da língua inglesa;

c) Conhecimentos abrangentes de algoritmia e paradigmas de programação;

d) Conhecimentos abrangentes de desenho;

e) Conhecimentos de abrangentes de planeamento e gestão de projetos de tecnologias de informação;

f) Conhecimentos especializados em frameworks de desenvolvimento de aplicações móveis;

g) Conhecimentos especializados de linguagens de programação para plataformas móveis;

h) Conhecimentos especializados em frameworks de testes para aplicações móveis;

i) Conhecimentos especializados de paradigmas de gestão de base de dados;

j) Conhecimentos especializados de desenho de interfaces gráficas para aplicações móveis.

8.2 - Aptidões:

a) Identificar e aplicar as diferentes fases da conceção e desenvolvimento de uma aplicação móvel;

b) Identificar e aplicar a linguagem de programação mais adequada para a conceção e desenvolvimento de uma aplicação tendo em conta a sua natureza e a plataforma de execução;

c) Identificar e aplicar a técnica de design mais adequada para a conceção e desenvolvimento de uma aplicação móvel;

d) Identificar e aplicar técnicas de configuração e aplicação de testes;

e) Analisar diferentes ambientes e plataformas digitais para a implementação de aplicações móveis;

f) Identificar e manipular frameworks de desenvolvimento móvel e linguagens de programação;

g) Aplicar técnicas de planeamento e gestão de projetos usando metodologias ágeis;

h) Aplicar as regras de construção de algoritmos no desenvolvimento de aplicações móveis.

8.3 - Atitudes:

a) Demonstrar comportamento ético;

b) Demonstrar capacidade de refletir a cultura da organização;

c) Demonstrar criatividade para a inovação na conceção e desenvolvimento de aplicações móveis;

d) Demonstrar capacidade de trabalho em equipa e para o desenvolvimento colaborativo de produtos;

e) Demonstrar capacidade de resposta;

f) Demonstrar iniciativa e empreendedorismo.

9 - Estrutura curricular:



(ver documento original)

10 - Plano de estudos:



(ver documento original)

315559789

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5016262.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2006-03-24 - Decreto-Lei 74/2006 - Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

    Aprova o regime jurídico dos graus e diplomas do ensino superior, em desenvolvimento do disposto nos artigos 13.º a 15.º da Lei n.º 46/86, de 14 de Outubro (Lei de Bases do Sistema Educativo), bem como o disposto no n.º 4 do artigo 16.º da Lei n.º 37/2003, de 22 de Agosto (estabelece as bases do financiamento do ensino superior).

  • Tem documento Em vigor 2018-08-16 - Decreto-Lei 65/2018 - Presidência do Conselho de Ministros

    Altera o regime jurídico dos graus e diplomas do ensino superior

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda