Despacho 8263/2022, de 7 de Julho
- Corpo emitente: Administração Interna - Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil
- Fonte: Diário da República n.º 130/2022, Série II de 2022-07-07
- Data: 2022-07-07
- Parte: C
- Documento na página oficial do DRE
- Secções desta página::
Sumário
Texto do documento
Sumário: Concessão ao 2.º comandante do quadro de honra Fernando Jorge dos Santos, do Corpo de Bombeiros de Odivelas, da Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, no grau cobre e distintivo.
Louvo o 2.º Comandante do Quadro de Honra do Corpo de Bombeiros de Odivelas Fernando Jorge dos Santos, pelas excecionais qualidades e virtudes, espírito de sacrifício e de missão que demonstrou ao longo dos anos dedicados à área dos Bombeiros e da Proteção Civil. Bombeiro Voluntário desde 1980, no Corpo de Bombeiros Voluntários de Odivelas, foi em 1989 que assumiu o Cargo de Adjunto do Comando que manteve até 2009, tendo posteriormente sido nomeado 2.º Comandante onde se destacou pelo exemplar e competente desempenho de funções de elemento operacional no âmbito do de todas as operações de proteção e socorro. A forma exemplar como desempenhou as missões e tarefas que lhe foram incumbidas permitiram-lhe adquirir uma vasta experiência na área do socorro. No seu permanente empenhamento revelou raras qualidades de integridade na entrega ao serviço da causa pública, tendo mesmo nos momentos mais difíceis praticado atos de esclarecido e excecional profissionalismo e posto à prova grande espírito de sacrifício.
Salienta-se, ainda, a sua presença em diversos teatros de operações que extravasaram o ataque inicial, onde, com o seu incomensurável contributo, ajudou a salvaguardar pessoas e bens, contribuindo assim para a prevenção, segurança e tranquilidade das populações, bem como para o consequente reforço do prestígio e da imagem dos Bombeiros de Odivelas e dos Bombeiros de Portugal.
Pelo exposto, o 2.º Comandante Quadro de Honra Fernando Jorge dos Santos constitui-se como um exemplo do perfil do bombeiro, não só pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, postura, abnegação e disponibilidade permanente sem reservas, mas também pela amizade, camaradagem e humanismo demonstrada para com os seus pares, no âmbito das diversas missões que lhe foram adstritas, e nas quais se destacam a formação, instrução, sensibilização, supressão de Incêndios Rurais, Salvamento e Desencarceramento, Apoio Logístico às Operações, entre outros.
Assim, por proposta do Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil, e nos termos e ao abrigo do n.º 2 do artigo 4.º do Regulamento de Concessão da Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, aprovado pela Portaria 980-A/2006, de 14 de junho na sua redação atual, concedo ao 2.º Comandante do Quadro de Honra Fernando Jorge dos Santos a Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, no grau cobre e distintivo laranja.
29 de junho de 2022. - O Presidente, Duarte da Costa.
315470793
Anexos
- Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4984169.dre.pdf .
Ligações deste documento
Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):
Aviso
NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.
O URL desta página é: https://dre.tretas.org/dre/4984169/despacho-8263-2022-de-7-de-julho