A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 7899/2022, de 28 de Junho

Partilhar:

Sumário

Designa como técnica especialista, para exercer funções na sua área de especialidade, a mestre Helena Cláudia de Faria Guimarães

Texto do documento

Despacho 7899/2022

Sumário: Designa como técnica especialista, para exercer funções na sua área de especialidade, a mestre Helena Cláudia de Faria Guimarães.

1 - Ao abrigo do disposto na alínea c) do n.º 1 do artigo 3.º, nos n.os 1, 2, e 3 do artigo 11.º e no artigo 12.º do Decreto-Lei 11/2012, de 20 de janeiro, designo como técnica especialista, para exercer funções na sua área de especialidade, a mestre Helena Cláudia de Faria Guimarães.

2 - Para efeitos do disposto no n.º 6 do artigo 13.º do mesmo decreto-lei, o estatuto remuneratório da designada é equivalente ao estabelecido para o cargo de adjunto.

3 - Fica a designada autorizada a exercer a atividade compreendida na alínea a) do n.º 3 do artigo 7.º do Decreto-Lei 11/2012, de 20 de janeiro.

4 - Para efeitos do disposto no artigo 12.º do referido decreto-lei, a nota curricular da designada é publicada em anexo ao presente despacho, que produz efeitos a 1 de junho de 2022.

5 - Publique-se no Diário da República e promova-se a respetiva publicitação na página eletrónica do Governo.

17 de junho de 2022. - A Ministra da Justiça, Catarina Teresa Rola Sarmento e Castro.

ANEXO

Nota Curricular

Dados biográficos:

Helena Cláudia de Faria Guimarães, nascida no Porto, a 25 de junho de 1971.

Habilitações Literárias:

Licenciatura em Filosofia (1995) e mestrado em Filosofia Moderna e Contemporânea (2001), na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Curso de Estudos Avançados em Direito (2010) na Universidade Nova de Lisboa.

Percurso Profissional:

Entre 2001 e 2002, foi coordenadora nas áreas de editing e produção na ASA Editores.

De 2002 até ao presente, tem obra publicada como autora e tradutora, em diversas editoras, como trabalhadora independente.

Desde 2011 até ao presente, leciona as disciplinas de Sociologia I e de Direitos Fundamentais ao curso de Criminologia do ISMAI, Universidade da Maia.

Entre 2014 e 2020, lecionou a disciplina de Tópicos Avançados de Ética e Deontologia ao curso de mestrado em Criminologia, na mesma Instituição.

Em 2018, desempenhou funções na área da comunicação política no Gabinete do Ministro da Defesa Nacional.

Em 2019, lecionou a disciplina de Violência Contemporânea e Mass Media, ao curso de licenciatura em Criminologia da Universidade Fernando Pessoa.

Ao longo dos anos, no âmbito da sua atividade académica, apresentou comunicações nas áreas da Filosofia e do Direito em várias universidades, em Portugal e no Brasil.

Desde 2021, é presidente da Direção da Fios e Desafios - Associação de Apoio Integrado à Família, a título voluntário.

Obra publicada (entre outras):

O Mal - Pensar com Hannah Arendt, Rei dos Livros, Lisboa, 2003 (Tese de Mestrado);

Fantasia Coral: O que é Julgar? Hannah Arendt e Martha C. Nussbaum (with a little help from their friends), Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, 2010, n.º 52.

O Elogio das Aparências: Hannah Arendt e a crítica aos Direitos Humanos - Revista de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC), «Direito, Estado e Sociedade», 2014, n.º 43;

Colabora na Enciclopédia de Relações Internacionais (ERI), iniciativa da Fundação Oriente, Org. Nuno Canas Mendes e Francisco Pereira Coutinho, com as entradas «Crimes contra a Humanidade», «Genocídio», «Mercenários», «Tribunal Penal Internacional», D. Quixote, 2014;

Participa com o artigo «Sob o Signo de Ariadne - da Aplicabilidade do Conceito de Culpa às Pessoas Colectivas» na obra coletiva Comparticipação, pessoas colectivas e responsabilidade, coord. Teresa Pizarro Beleza, Almedina, 2015.

315433987

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4971167.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2012-01-20 - Decreto-Lei 11/2012 - Presidência do Conselho de Ministros

    Estabelece a natureza, a composição, a orgânica e o regime jurídico a que estão sujeitos os gabinetes dos membros do Governo.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda