A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 7898/2022, de 28 de Junho

Partilhar:

Sumário

Determina a constituição de um grupo de trabalho para a justiça administrativa e fiscal

Texto do documento

Despacho 7898/2022

Sumário: Determina a constituição de um grupo de trabalho para a justiça administrativa e fiscal.

Ao longo dos últimos anos, os XXI e XXII Governos Constitucionais promoveram já um variado conjunto de medidas que visaram melhorar o funcionamento da justiça administrativa e fiscal.

Neste contexto, o Despacho 3019/2021, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 55, de 19 de março de 2021, procedeu à constituição de um grupo de trabalho, com o objetivo de avaliar o impacto das reformas introduzidas e de analisar o modelo de funcionamento dos tribunais administrativos e fiscais, com mandato de um ano, prorrogável pelo prazo máximo de um ano.

O referido grupo de trabalho desenvolveu um trabalho de grande qualidade, mas que se encontra ainda inacabado, tendo em conta o desiderato que se pretende alcançar.

Ora, o Programa do XXIII Governo Constitucional inscreve também como prioridade para a área governativa da justiça o aumento da capacidade de resposta da jurisdição administrativa e tributária. Por outro lado, o Plano de Recuperação e Resiliência sinaliza a necessidade de aumentar a «eficiência dos tribunais, nomeadamente dos administrativos e fiscais, incluindo o desenvolvimento e modernização da infraestrutura tecnológica e de informação [e] a simplificação e atualização da oferta de serviços». Por estas razões, revela-se efetivamente necessário dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, procurando, designadamente, sistematizar e calendarizar as propostas.

Assim, determino:

1 - A constituição de um grupo de trabalho que dê continuidade à atividade desenvolvida pelo grupo de trabalho previsto no Despacho 3019/2021, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 55, de 19 de março de 2021.

2 - Para além de avaliar o impacto das reformas até agora introduzidas e de analisar o modelo de funcionamento dos tribunais administrativos e fiscais, o grupo de trabalho deverá propor soluções procedimentais e organizacionais concretas e tidas por adequadas para aumentar a celeridade e eficiência dos tribunais administrativos e fiscais, numa abordagem orientada para a modernização, a simplificação e a racionalização e para o aprofundamento do processo de transformação digital.

3 - As soluções a apresentar pelo grupo de trabalho deverão considerar as propostas que outros operadores do sistema vêm fazendo chegar ao Ministério da Justiça.

4 - O grupo de trabalho tem igualmente como objetivo a elaboração do Plano de Ação para a Justiça Administrativa e Fiscal, a apresentar até 14 de setembro do corrente ano, o qual, partindo do diagnóstico já realizado e das possíveis soluções já anteriormente elencadas, deverá apresentar propostas, concretizadas através de medidas e metas concretas, devidamente calendarizadas e distribuídas pelos diversos intervenientes.

5 - Incumbe, ainda, ao grupo de trabalho acompanhar e monitorizar a implementação das medidas incluídas no Plano de Ação.

6 - O grupo de trabalho integra os seguintes elementos:

a) Dr.ª Fernanda Esteves, juíza desembargadora, presidente do Tribunal Central Administrativo Norte, que coordena;

b) Dr. António Tomás Ribeiro, procurador-geral adjunto, coordenador do Ministério Público no Tribunal Central Administrativo Sul;

c) Dr.ª Carolina Duarte, juíza de direito no Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa;

d) Dr.ª Célia Coutinho, juíza de direito no Tribunal Administrativo e Fiscal de Sintra;

e) Dr. António Mendes de Oliveira, juiz de direito no Tribunal Administrativo e Fiscal de Almada;

f) Dr.ª Ana Cláudia Figueiredo dos Santos de Cáceres Pires, subdiretora-geral da Direção-Geral da Administração da Justiça;

g) Dr.ª Maria João Costa, diretora de serviços de Estatísticas da Justiça e Informática da Direção-Geral da Política de Justiça;

h) Mestre Vasco Pinto da Rocha, consultor de política legislativa na Direção-Geral da Política de Justiça;

i) Dr.ª Teresa de Jesus Sousa Mingates Rodrigues, especialista de informática do Núcleo de Arquitetura de Sistemas de Informação para a Área dos Tribunais do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça, I. P.;

j) Dr.ª Filipa Lemos Caldas, técnica especialista do Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Justiça, que substitui a coordenadora em caso de falta ou impedimento da mesma;

k) Dr. Pedro Miguel Ferreira Viana, adjunto do Gabinete do Secretário de Estado da Justiça.

7 - Um membro do meu Gabinete acompanhará as reuniões do presente grupo de trabalho.

8 - Sempre que se mostre conveniente, podem ser convidadas a participar nas reuniões do grupo de trabalho e a colaborar nos trabalhos por ele desenvolvidos outras personalidades ou entidades com competências na área da justiça.

9 - O grupo de trabalho funciona com o apoio logístico e administrativo da Secretaria-Geral do Ministério da Justiça e apresenta ao membro do Governo responsável pela área da justiça o Plano de Ação para a Justiça Administrativa e Fiscal, bem como relatórios quadrimestrais de monitorização das medidas nele definidas.

10 - O exercício de funções no grupo de trabalho não confere o direito a qualquer remuneração ou suplemento, sem prejuízo do pagamento de ajudas de custo, nos termos legais em vigor.

11 - O mandato do grupo de trabalho tem a duração de um ano a contar da data de assinatura do presente despacho, prorrogável por iguais períodos.

12 - O presente despacho entra em vigor no dia da sua assinatura.

14 de junho de 2022. - A Ministra da Justiça, Catarina Teresa Rola Sarmento e Castro.

315428713

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4971166.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda