Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho (extrato) 5270/2022, de 3 de Maio

Partilhar:

Sumário

Designação, em comissão de serviço, precedendo procedimento concursal de Maria Emília de Oliveira Ferreira no cargo de diretora do Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado/Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves

Texto do documento

Despacho (extrato) n.º 5270/2022

Sumário: Designação, em comissão de serviço, precedendo procedimento concursal de Maria Emília de Oliveira Ferreira no cargo de diretora do Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado/Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves.

Em cumprimento da alínea c) do n.º 1 do artigo 4.º da Lei 35/2014, de 20 de junho, torna-se público que, tendo sido concluído o procedimento concursal para o cargo de direção intermédia de 1.º grau como Diretor do Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado/Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves, aberto através do Aviso 9312-A/2020, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 118/2020, 1.º Suplemento, de 19 de junho, Referência C, e tendo o júri do mencionado procedimento proposto, fundamentadamente, a designação do candidato selecionado, designei, por despacho de 9 de fevereiro de 2022, proferido nos termos do disposto nos n.os 9 e 10 do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual, e no n.º 5 do artigo 14.º do Regime Jurídico de Autonomia de Gestão dos Museus, Monumentos e Palácios, aprovado pelo Decreto-Lei 78/2019, de 5 de junho, a doutora Maria Emília de Oliveira Ferreira para exercer, em comissão de serviço, por um período de três anos, renovável por duas vezes por igual período, com efeitos a 1 de março de 2022, o cargo de dirigente intermédio de 1.º grau como Diretora do Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado/Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves, em virtude de ter evidenciado, em resultado do procedimento concursal realizado, reunir as condições exigidas para o cargo a prover e possuir a competência técnica, aptidão, formação e experiência profissional necessárias para o exercício do cargo, conforme evidenciado pela nota curricular publicada em anexo.

14 de fevereiro de 2022. - O Diretor-Geral do Património Cultural, João Carlos dos Santos.

Nota curricular

Emília Ferreira

Nascida em Lisboa, em 1963, é licenciada em Filosofia pela FLL, e mestre e doutora em História da Arte Contemporânea pela FCSH/NOVA.

Historiadora de Arte, Docente Universitária, Conferencista, Curadora, Educadora pela Arte, Programadora, Organizadora de Eventos Científicos, Autora de Ficção.

É, desde dezembro de 2017, diretora do Museu Nacional de Arte Contemporânea e da Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves. Nessa qualidade, integrou o Grupo de Projecto Museus no Futuro, tendo sido, em junho de 2019, eleita representante dos diretores dos museus nacionais. Em janeiro de 2020, foi eleita Vice-presidente do Conselho de Museus.

Representante da European Museum Academy, em Portugal. Membro do Conselho Consultivo BAC.

Investigadora integrada do Instituto de História da Arte (NOVA). Investigadora associada aos projetos Social Sciences and Humanities Research Council (SSHRC) Connections Grant, The University of Victoria, British Columbia, Canada. Investigadora associada do CIEG/ISCSP-ULisboa.

Curadora de exposições de artes plásticas desde 1998. Colaboradora do CAM da FCG, desde 1997, membro da equipa da Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea, de abril de 2000 a novembro de 2017, como programadora, investigadora, curadora e educadora, assumindo a curadoria e organização de perto de uma centena de exposições, com mais de cem textos escritos, entre ensaios, biografias e entrevistas. Como curadora independente, comissariou várias dezenas de exposições, entre as quais Ilhas do Desenho, Drawing Room, Madrid, Círculo de Bellas Artes, 2018; "Dominguez Alvarez, 770, Rua da Vigorosa, Porto" (com Ana Vasconcelos), FCG, 2006, Museu de Pontevedra, Espanha, 2007; Rui Sanches. As margens da linha (Cultural de Lagos, Fundação Dom Luís I, Galeria Municipal de Matosinhos, 2006-2007); Mily Possoz, uma gramática modernista (FASVS, Lisboa, 2010); SIM. Sofia Areal. Pintura e Desenho (2000-2011), Torreão Nascente da Cordoaria Nacional, Lisboa (2011); e Amores, Diálogo da Colecção Millennium bcp com o Museu Nacional de Etnologia, Fundação Millennium bcp, Lisboa (2014) ou a coletiva Circuitos d'Água, cocomissariada com Klaus von Gaffron, 1998.

Historiadora de arte, entre mais de três dezenas de livros, capítulos de publicações académicas e entradas de dicionários, destacam-se Paula Rego. Rehearsal. Um ensaio sobre o Amor. Caleidoscópio (2019); Processos do Desenho. Caleidoscópio: Lisboa, (2018); Lisboa em Festa: A Exposição Retrospetiva de Arte Ornamental Portuguesa e Espanhola. Antecedentes de um Museu. Lisboa: DGPC-Caleidoscópio (2017); Paula Rego ou a Vertigem de Alice. Porto: Quidnovi (2011). Para o público infantil, é autora, entre outros, (com Cristina Gameiro) dos 10 volumes de introdução à Arte Moderna e Contemporânea: A minha primeira coleção, A Bela e o Monstro, 2014.

Coeditora do Dicionário Quem é Quem na Museologia Portuguesa, Lisboa, IHA/FCSH/Nova, 2019 e 2022, com Joana d'Oliva Monteiro, Elisabete Pereira e Raquel Henriques da Silva; de Aesthetics, Art and Intimacy, com Carlos João Correia, CFUL, 2021; e do dossier temático "Perspetivas sobre o Museu Eclético", Revista Midas-Museus e Estudos Interdisciplinares, 2020, com Joana d'Oliva Monteiro, Raquel Henriques da Silva e Ana Carvalho.

Proponente e organizadora de eventos científicos, evidenciando-se: Congresso Internacional "Na Escalada do Desejo". Julião Sarmento (1948-2021), MNAC/FBAUL, 2021; Congresso Internacional. O Retrato: Representações e Modos de Ser. MNAC/FBAUL, Lisboa, 2018; Caixas de Tesouros. Congresso Internacional sobre o Museu Ecléctico, Museu Nacional de Soares dos Reis, Porto, 2018; IV Encontro Ibérico de Estética, Centro de Filosofia da FLL, IHA, FCSH, UNL e Sociedade Ibérica de Estética, 2017.

315260898

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4903657.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2014-06-20 - Lei 35/2014 - Assembleia da República

    Aprova a Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, LTFP.

  • Tem documento Em vigor 2019-06-05 - Decreto-Lei 78/2019 - Presidência do Conselho de Ministros

    Aprova o regime jurídico de autonomia de gestão dos museus, monumentos e palácios

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda