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Despacho 5007/2022, de 28 de Abril

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Sumário

Regista a criação do curso técnico superior profissional de Desenvolvimento Web e Multimédia da Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco do Instituto Politécnico de Castelo

Texto do documento

Despacho 5007/2022

Sumário: Regista a criação do curso técnico superior profissional de Desenvolvimento Web e Multimédia da Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Instruído e apreciado, nos termos do Decreto-Lei 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual, o pedido de registo da criação do curso técnico superior profissional de Desenvolvimento Web e Multimédia, a ministrar pela Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco do Instituto Politécnico de Castelo Branco;

Ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 40.º-T do Decreto-Lei 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual, conjugado com o disposto na alínea g) do n.º 2 do Despacho 4443/2020, de 13 de abril:

Determino:

É registada, nos termos do anexo ao presente despacho, que dele faz parte integrante, a criação do curso técnico superior profissional de Desenvolvimento Web e Multimédia da Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

10 de março de 2022. - A Diretora-Geral do Ensino Superior, Maria da Conceição Saraiva da Silva Costa Bento.

ANEXO

1 - Instituição de ensino superior:

Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco.

2 - Curso técnico superior profissional:

T100 - Desenvolvimento Web e Multimédia.

3 - Número de registo:

R/Cr 3/2022.

4 - Área de educação e formação:

481 - Ciências informáticas.

5 - Perfil profissional:

5.1 - Descrição geral:

Analisar, conceber, planear e desenvolver de uma forma autónoma ou integrado em equipa, produtos web e multimédia com recurso a tecnologias e ferramentas de vanguarda.

5.2 - Atividades principais:

a) Conceber, projetar e desenvolver aplicações informáticas;

b) Conceber, projetar e desenvolver conteúdos multimédia;

c) Efetuar levantamento de requisitos e acompanhar o processo de desenvolvimento de aplicações web;

d) Capturar, editar e manipular sons, imagens e vídeos utilizando programas específicos;

e) Conceber guiões e storyboards para aplicações e conteúdos multimédia;

f) Integrar conteúdos multimédia em soluções informáticas;

g) Conceber, implementar e gerir bases de dados;

h) Conceber, projetar e desenvolver aplicações multimédia para dispositivos móveis.

6 - Referencial de competências:

6.1 - Conhecimentos:

a) Conhecimentos fundamentais de programação, abstração de dados e processos utilizando a linguagem JAVA;

b) Conhecimentos profundos das linguagens e frameworks JavaScript e PHP;

c) Conhecimentos abrangentes de desenvolvimento de sítios Web dinâmicos e de criação de objetos gráficos sobre o browser;

d) Conhecimentos especializados de desenvolvimento de jogos de vídeo, incluindo a documentação de suporte;

e) Conhecimentos profundos de programação orientada por objetos com recurso a linguagem JAVA;

f) Conhecimentos especializados sobre criação de elementos gráficos para animações 2D e 3D;

g) Conhecimentos fundamentais dos elementos de pré-produção, produção e programação de páginas WEB segundo normas W3C;

h) Conhecimentos especializados de elementos de construção, modelação e animação tridimensional e correspondentes ferramentas de desenvolvimento;

i) Conhecimentos fundamentais de conceção de interfaces homem-máquina e das metodologias de avaliação;

j) Conhecimentos fundamentais de processamento e manipulação de imagem;

k) Conhecimentos fundamentais do processo de criação de interfaces multimodais;

l) Conhecimentos fundamentais sobre arquitetura de sistemas computacionais na vertente de hardware;

m) Conhecimentos profundos de modelos lógicos e físicos de bases de dados e linguagens de consulta SQL;

n) Conhecimentos profundos da linguagem de modelação UML;

o) Conhecimentos fundamentais da língua inglesa, com ênfase em linguagem técnica;

p) Conhecimentos abrangentes na organização do trabalho, orientada ao projeto;

q) Conhecimentos fundamentais para a conceção de aplicações para dispositivos móveis;

r) Conhecimentos fundamentais para aquisição e edição de áudio e vídeo digital e correspondentes ferramentas;

s) Conhecimentos fundamentais dos standards de codificação de áudio, imagem e vídeo, incluindo técnicas de compressão de informação multimédia;

t) Conhecimentos fundamentais de desenvolvimento de jogos baseados no motor Unity;

u) Conhecimentos abrangentes da produção de documentação técnica recorrendo a diversos meios: relatório, apresentação e audiovisual;

v) Conhecimentos fundamentais de matrizes, probabilidade e estatística, cálculo combinatório e álgebras de Boole;

w) Conhecimentos específicos de usabilidade considerando diversos tipos de avaliação, incluindo avaliação preditiva e com os utilizadores.

6.2 - Aptidões:

a) Desenvolver algoritmos e criar programas em linguagem JAVA;

b) Desenvolver páginas web dinâmicas e interativas, recorrendo a frameworks JavaScript;

c) Criar e interpretar documentação adequada para desenvolvimento de jogos;

d) Desenvolver jogos com recurso ao game engine Unity;

e) Projetar e desenvolver programas, modelados segundo os princípios da programação orientada por objetos, recorrendo a linguagem JAVA;

f) Analisar e integrar de forma eficiente código produzido por terceiros, ou classes nativas, no desenvolvimento de soluções próprias;

g) Aplicar normas de produção no desenvolvimento de páginas WEB estáticas e dinâmicas;

h) Criar, combinar e animar elementos gráficos tridimensionais com recurso às ferramentas adequadas, aplicando as diferentes técnicas de modelação e animação 3D;

i) Identificar o impacto e a diversidade de utilizadores e tarefas de acordo com as características específicas dos sistemas no design de interfaces;

j) Desenvolver jogos sobre o browser com recurso a JavaScript e biblioteca Phaser;

k) Desenvolver interfaces centrados no utilizador, que satisfaçam os critérios de acessibilidade e usabilidade adequados;

l) Criar testes de usabilidade, aplicando os diferentes tipos de avaliação da usabilidade;

m) Analisar problemas usando metodologias da matemática adequadas;

n) Desenvolver animações 2D e 3D para ser utilizadas em jogos;

o) Instalar e configurar um sistema computacional como um todo ou por componentes;

p) Criar modelos entidade-relacionamento e modelos relacionais;

q) Inserir, atualizar, remover e selecionar dados com recurso à linguagem SQL;

r) Criar diagramas de modelação de sistemas, com recurso à linguagem UML;

s) Saber comunicar de forma oral e escrita informação técnica de forma adequada ao público-alvo;

t) Analisar e produzir documentos em língua inglesa;

u) Aplicar ferramentas de gestão de projeto e elaborar WBS e matrizes operacionais;

v) Desenvolver aplicações para dispositivos móveis com recurso a metodologias de desenvolvimento de software adequadas;

w) Instalar e configurar um sistema operativo pessoal;

x) Adquirir e editar áudio e vídeo digital usando as ferramentas adequadas;

y) Aplicar técnicas de compressão para áudio, imagem e vídeo;

z) Codificar informação relacionada com áudio, imagem e vídeo para produtos multimédia;

aa) Adquirir e efetuar reconhecimento de objetos em imagens;

ab) Comunicar tecnicamente em língua inglesa.

6.3 - Atitudes:

a) Demonstrar capacidade de iniciativa e responsabilidade;

b) Demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;

c) Adaptar a comunicação às características dos interlocutores, nomeadamente utilizadores com necessidades especiais;

d) Demonstrar pensamento crítico sobre diferentes soluções para resolução de um problema;

e) Demonstrar capacidade de organização na resolução de tarefas e abertura na discussão de soluções durante o trabalho de equipa;

f) Demonstrar capacidade de adaptação às evoluções tecnológicas;

g) Demonstrar capacidade de integração numa equipa de desenvolvimento;

h) Demonstrar criatividade na construção de páginas WEB;

i) Demonstrar capacidade e criatividade na modelação e animação tridimensional;

j) Demonstrar espríito crítico na avaliação do design de interfaces;

k) Demonstrar espírito crítico no processamento de imagem e extração de características;

l) Demonstrar capacidade de auto-atualização e extrapolação de capacidades técnicas para cenários de formação em contexto de trabalho;

m) Demonstrar capacidade na organização e na execução de projetos;

n) Demonstrar capacidade de interpretação e melhoramento de algoritmos;

o) Demonstrar raciocínio lógico e analítico.

7 - Áreas relevantes para o ingresso no curso:

Uma das seguintes:

Informática;

Matemática;

Multimédia.

8 - Ano letivo em que pode ser iniciada a ministração do curso:

2022-2023.

9 - Localidades, instalações e número máximo de alunos:



(ver documento original)

10 - Estrutura curricular:



(ver documento original)

11 - Plano de estudos:



(ver documento original)



315240785

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4897636.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2006-03-24 - Decreto-Lei 74/2006 - Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

    Aprova o regime jurídico dos graus e diplomas do ensino superior, em desenvolvimento do disposto nos artigos 13.º a 15.º da Lei n.º 46/86, de 14 de Outubro (Lei de Bases do Sistema Educativo), bem como o disposto no n.º 4 do artigo 16.º da Lei n.º 37/2003, de 22 de Agosto (estabelece as bases do financiamento do ensino superior).

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

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