Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 4537/2022, de 20 de Abril

Partilhar:

Sumário

Concessão ao chefe de grupo Miguel Filipe dos Reis Martins de Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, no grau prata e distintivo laranja

Texto do documento

Despacho 4537/2022

Sumário: Concessão ao chefe de grupo Miguel Filipe dos Reis Martins de Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, no grau prata e distintivo laranja.

Louvo o chefe de grupo Miguel Filipe dos Reis Martins pelas excecionais qualidades e virtudes, espírito de sacrifício e de missão que tem demonstrado ao longo dos anos dedicados à área da proteção civil e especificamente ao desenvolvimento e emprego da ferramenta FEB Monotorização no Núcleo de Apoio à Decisão para a Análise de Incêndios Rurais (NAD-AIR).

Iniciou o seu percurso como bombeiro voluntário no ano de 2000, no Corpo de Bombeiros Voluntários de Portalegre, onde chegou a desempenhar funções de comando, tendo ingressado na então Força Especial de Bombeiros, atual Força Especial de Proteção Civil, em 1 de maio de 2007.

Destaca-se, em particular, o exemplar e competente desempenho de funções de elemento operacional no âmbito do combate a incêndios rurais, tendo integrado todos os dispositivos especiais desde o ano da sua integração na Força Especial de Proteção Civil. A partir de 2011, desempenhou, cumulativamente, funções no Grupo de Análise e Uso do Fogo (GAUF) e no Grupo Territorial de Portalegre. É relevante ainda salientar funções de destaque como chefe de equipa e, posteriormente, de chefe de grupo de Portalegre. Desde 2018, está afeto exclusivamente ao GAUF, como elemento de chefia máximo desse Grupo.

A forma exemplar como desempenhou todas as missões e tarefas que lhe foram incumbidas, permitiram-lhe a acumulação de uma vasta experiência no que respeita à supressão de incêndios, bem como à análise e uso do fogo técnico, revelando uma invulgar competência profissional e espírito de missão inesgotável, bem como demonstrou ser detentor de elevados valores humanos tais como serenidade, humildade, bom senso e respeito para com o próximo, que se manifestam no cumprimento eficaz e eficiente de todas as tarefas que lhe foram atribuídas, tanto nas questões operacionais, como nas questões de gestão de equipas e do capital humano que detém a seu cargo.

Salienta-se, ainda, a sua presença em diversos teatros de operações, onde, com o seu incomensurável contributo, ajudou a salvaguardar pessoas e bens, contribuindo assim, de forma inequívoca, para a prevenção, segurança e tranquilidade das populações, bem como para o consequente reforço do prestígio e da imagem da instituição que serve.

Esteve também integrado nos contingentes da reposta de Portugal por ocasião dos incêndios florestais que ocorreram no Chile em janeiro de 2017, sempre com funções de chefia e liderança, que contribuíram para o elevado sucesso, bem como esteve também presente na mais recente missão de combate a incêndios e de formação, também no Chile, em fevereiro de 2022, onde, mais uma vez, deixou presente os seus conhecimentos ao nível do combate e da análise de incêndios, bem como do uso de fogo de supressão e de fogo controlado. De destacar, ainda, a sua participação no contingente de resposta aos incêndios florestais que deflagraram na Madeira, em agosto de 2016.

No seu percurso na Força Especial de Proteção Civil, tem estado empenhado em várias missões em incêndios rurais, e de formação, salientando-se as seguintes: Treinos Operacional de Ferramentas Manuais, de Ferramentas Mecânicas, participação como formador auxiliar em várias formações de Combate a Incêndios Rurais da Escola Nacional de Bombeiros (ENB), presença em formações de Apoio à Decisão aos Comandos Distritais, contribuição no desenvolvimento do Núcleo de Apoio à Decisão para a Análise de Incêndios Rurais e das ferramentas informáticas que lhe dão suporte, participação em vários exercícios de âmbito distrital, nacional e internacional, sempre cumulativamente com os demais deveres e exigências inerentes às funções de chefia que vem desempenhando, de forma exemplar, ao longo dos últimos anos. A isto, soma-se o seu elevado espírito de profissionalismo, abnegação e altruísmo, sendo reconhecido e acarinhado por todos os elementos de chefia e colegas com quem trabalha, servindo-lhes como referência e inspiração.

Assim, por proposta do presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, e nos termos e ao abrigo do n.º 2 do artigo 4.º do Regulamento de Concessão da Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, aprovado pela Portaria 980-A/2006, de 14 de junho, na sua redação atual, concedo ao chefe de grupo Miguel Filipe dos Reis Martins a Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, no grau prata e distintivo laranja.

7 de abril de 2022. - O Ministro da Administração Interna, José Luís Pereira Carneiro.

315212459

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4889665.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda