Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 4354/2022, de 14 de Abril

Partilhar:

Sumário

Atribuição de louvor e concessão de Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, no grau prata e distintivo laranja, à Major Teresa Sofia de Oliveira Bastos

Texto do documento

Despacho 4354/2022

Sumário: Atribuição de louvor e concessão de Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, no grau prata e distintivo laranja, à Major Teresa Sofia de Oliveira Bastos.

Louvo a Major técnica de operações de deteção e conduta de interceção, 130998-G, Teresa Sofia de Oliveira Bastos pela forma altamente honrosa e brilhante como tem desempenhado funções no Departamento Operacional Interagências, em prestimosa e imprescindível colaboração com o oficial de ligação das Forças Armadas à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e com o Grupo de Trabalho de Unmanned Aircraft Systems (UAS), onde exerce as funções de adjunta do coordenador executivo.

Esta militar demonstrou, em permanência e em todas as situações, um excelente desempenho, colaborando de forma exímia na estreita ligação das Forças Armadas à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

No âmbito das funções que desempenha, em acumulação, no Departamento Operacional Interagências, foi responsável por assessorar o oficial de ligação à ANEPC na coordenação das ações de apoio das Forças Armadas ao combate da pandemia por transmissão do vírus SARS-CoV-2 e na gestão dos apoios militares na campanha de fogos rurais. Nestes aspetos, a sua assinalável capacidade de diálogo, de coordenação, a permanente disponibilidade para o serviço e o enorme sentido prático para a resolução dos problemas permitiram contribuir decisivamente para a resposta eficaz das FFAA aos pedidos de apoio acolhidos.

A constituição de um grupo de trabalho no âmbito dos UAS, em fevereiro de 2021, determinou que a Major Teresa Bastos dele fizesse parte na qualidade de adjunta do coordenador executivo, função em que se integrou de pleno e onde se constituiu um elemento fundamental no desenvolvimento das atividades deste Grupo de Trabalho. Tratando-se de uma capacidade inovadora no seio das Forças Armadas, com elevada exposição fruto do envolvimento destes sistemas nas ações de vigilância de fogos rurais, com o envolvimento transversal do EMGFA e dos ramos no apoio à ANEPC e à GNR e com as naturais dificuldades inerentes ao levantamento de uma capacidade, o Grupo de Trabalho UAS enfrentou múltiplos desafios tendo esta oficial correspondido com permanente disponibilidade e participado ativamente e de forma extraordinariamente empenhada nas soluções encontradas.

A lealdade, o compromisso com a missão, a capacidade para gerir várias frentes com assuntos diversos, a frontalidade e a extraordinária capacidade de trabalho foram traços permanentes no seu contributo para o Grupo de Trabalho UAS e que a caracterizam como uma oficial de largos recursos e de elevada craveira.

A Major Teresa Bastos é uma oficial dotada de sólidos e extraordinários conhecimentos técnicos, grande capacidade de organização e evidente dedicação ao serviço, demonstrou sempre grande profissionalismo e eficiência na forma como conseguiu desenvolver os diversos processos em que esteve empenhadamente envolvida. Possuidora de um temperamento muito afável e mantendo sempre uma postura muito correta, aliados ao elevado conhecimento das diversas realidades em que teve de liderar e contribuir, conseguiu a todo o tempo estabelecer excelentes relações de trabalho e de colaboração, deixando entre todos, superiores, pares e subordinados, a certeza da sua competência e notável capacidade de comando e de trabalho.

Pelo excelente desempenho acima referido, pelo conjunto de qualidades pessoais e profissionais reveladas, o brio profissional, o permanente exemplo que constituiu para todos os que com ela tiveram o privilégio de privar, a Major Teresa Bastos constituiu-se como um exemplo a seguir.

Assim, por proposta do presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, e nos termos e ao abrigo do n.º 2 do artigo 4.º do Regulamento de Concessão da Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, aprovado pela Portaria 980-A/2006, de 14 de junho, na sua redação atual, concedo à Major Teresa Sofia de Oliveira Bastos a Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, no grau prata e distintivo laranja.

6 de abril de 2022. - O Ministro da Administração Interna, José Luís Pereira Carneiro.

315210133

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4884136.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda