Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 124/93, de 3 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

CONCEDE O ESTATUTO DE ENTIDADE CERTIFICADORA DOS QUEIJOS DA BEIRA BAIXA - QUEIJO DE CASTELO BRANCO, QUEIJO PICANTE DA BEIRA BAIXA E QUEIJO AMARELO DA BEIRA BAIXA - A ASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES DE OVINOS DO SUL DA BEIRA - OVIBEIRA, COM SEDE EM CASTELO BRANCO. CRIA UMA COMISSAO TÉCNICA DE APOIO A OVIBEIRA (CTAO), CONSTITUIDA POR REPRESENTANTES DA DIRECÇÃO REGIONAL DE AGRICULTURA DA BEIRA INTERIOR E DO INSTITUTO DE QUALIDADE ALIMENTAR, CUJA COMPOSICAO SERA FIXADA POR DESPACHO DO MINISTRO DA AGRICULTURA.

Texto do documento

Portaria 124/93
de 3 de Fevereiro
Atendendo que, nos termos do Decreto-Lei 146/84, de 9 de Maio, e do Decreto Regulamentar 22/88, de 25 de Maio, a Associação de Produtores de Ovinos do Sul da Beira - OVIBEIRA satisfaz as condições exigidas para que lhe seja concedido o estatuto de entidade certificadora dos queijos da Beira Baixa - queijo de Castelo Branco, queijo picante da Beira Baixa e queijo amarelo da Beira Baixa;

Considerando, no entanto, que a OVIBEIRA necessita ainda para o adequado desempenho das suas funções, como entidade certificadora, do apoio de meios técnicos e estruturais por parte das entidades oficiais ligadas ao sector:

Ao abrigo do disposto no artigo 5.º do Decreto-Lei 146/84, de 9 de Maio:
Manda o Governo, pelo Ministro da Agricultura, o seguinte:
1.º É concedido o estatuto de entidade certificadora dos queijos da Beira Baixa - queijo de Castelo Branco, queijo picante da Beira Baixa e queijo amarelo da Beira Baixa - à Associação de Produtores de Ovinos do Sul da Beira - OVIBEIRA, com sede em Castelo Branco.

2.º É criada uma comissão técnica de apoio à OVIBEIRA (CTAO), com funções de assessoria técnica, constituída por representantes da Direcção Regional de Agricultura da Beira Interior e do Instituto de Qualidade Alimentar, cuja composição será fixada por despacho do Ministro da Agricultura.

3.º Compete à CTAO prestar o apoio técnico indispensável ao exercício das funções cometidas à OVIBEIRA, inerentes à certificação dos queijos referidos no n.º 1.º

4.º Os produtores de queijo que exerçam a sua actividade na área da Região Demarcada dos Queijos da Beira Baixa e que pretendam obter a certificação dos queijos da sua produção e o uso de qualquer das denominações previstas no presente diploma deverão solicitar o seu registo directamente na OVIBEIRA.

5.º A OVIBEIRA fica incumbida de proceder ao registo no Instituto Nacional da Propriedade Industrial das denominações «queijo de Castelo Branco», «queijo picante da Beira Baixa» e «queijo amarelo da Beira Baixa», em nome do Instituto de Qualidade Alimentar.

6.º Na certificação dos queijos a que se refere o presente diploma deve a entidade certificadora cumprir e fazer cumprir as disposições legais vigentes sobre a matéria, bem como o regulamento técnico, a aprovar pelo Instituto de Qualidade Alimentar.

7.º Os selos de certificação referentes às denominações de origem «queijo de Castelo Branco», «queijo picante da Beira Baixa» e «queijo amarelo da Beira Baixa» são emitidos pela entidade certificadora, convenientemente numerados, de acordo com os modelos anexos à presente portaria e com as seguintes cores:

Faixa exterior: castanha, letras brancas;
Faixa seguinte: amarela, letras castanhas;
Círculo interior e local do número do selo: branca, letras pretas;
Triângulo invertido: amarela;
Desenhos sobre o triângulo: castanha, letras brancas.
8.º A dimensão total do selo poderá obedecer a vários tamanhos e será estabelecida pela entidade certificadora, de acordo com a superfície do queijo, devendo, no entanto, manter-se as suas dimensões relativas.

9.º O selo deve ser aposto em condições tais que não possa ser confundido com o rótulo do produtor.

10.º Durante um período de um ano, a atribuição dos selos de certificação referidos no n.º 7.º fica dependente do prévio parecer da CTAO, devendo este ser devidamente fundamentado, quando negativo.

11.º Por despacho do Ministro da Agricultura, sob proposta da OVIBEIRA, poderá ser prorrogado o prazo referido no número anterior, por um período máximo de três anos.

12.º Após o prazo de 180 dias a contar da data da publicação do presente diploma não é permitido:

a) O uso das denominações de origem «queijo de Castelo Branco», «queijo picante da Beira Baixa» e «queijo amarelo da Beira Baixa» para a designação e apresentação de qualquer outro queijo;

b) A utilização dessas denominações por produtores de queijo não registados na OVIBEIRA;

c) O uso das denominações «queijo de Castelo Branco», «queijo picante da Beira Baixa» e «queijo amarelo da Beira Baixa» acompanhadas de expressões como «género», «tipo», «modo», «imitação» ou outras semelhantes;

d) A utilização de quaisquer denominações, designadamente «queijo da Beira Baixa», que possam induzir a confusões com as denominações de origem ou de indicações, desenhos, ilustrações ou sinais tendentes a criar no espírito do consumidor confusão sobre a origem, natureza ou qualidade dos produtos apresentados.

Ministério da Agricultura.
Assinada em 6 de Janeiro de 1993.
O Ministro da Agricultura, Arlindo Marques da Cunha.

(ver documento original)

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/48150.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2007-04-04 - Decreto Regulamentar 38/2007 - Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas

    Revoga o Decreto Regulamentar n.º 22/88, de 25 de Maio, que cria a Região Demarcada dos Queijos da Beira Baixa, assim como a Portaria n.º 124/93 de 3 de Fevereiro, relativa à concessão do estatuto de entidade certificadora daquela denominação de origem.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda