A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 1062-A/2022, de 26 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Autorização da despesa para os procedimentos aquisitivos necessários à Guarda Nacional Republicana, no âmbito da missão da União Europeia no Kosovo - European Union Rule of Law mission in Kosovo (EULEX Kosovo)

Texto do documento

Despacho 1062-A/2022

Sumário: Autorização da despesa para os procedimentos aquisitivos necessários à Guarda Nacional Republicana, no âmbito da missão da União Europeia no Kosovo - European Union Rule of Law mission in Kosovo (EULEX Kosovo).

No âmbito dos compromissos internacionais assumidos pelo Estado português, foi considerada a participação da Guarda Nacional Republicana (GNR) na Reserve Formed Police Unit (RFPU) da EUROGENDFOR para a missão da União Europeia no Kosovo - European Union Rule of Law mission in Kosovo (EULEX Kosovo), tendo em vista a projeção de uma força da GNR, constituída por um pelotão de ordem pública, assegurando, ainda, mediante coordenação com a EUROGENDFOR, o comando da RFPU e demais componentes operacionais e de apoio necessárias, por um período de referência de 4 a 5 meses, reforçando deste modo as capacidades da missão para o período eleitoral, particularmente sensível e que poderá acarretar destabilização no território.

Neste quadro, considerando que a Ministra da Administração Interna autorizou no dia 13 de dezembro de 2021 a participação da GNR na missão da União Europeia EULEX Kosovo, urge, por esse motivo, proceder à aquisição dos bens e serviços necessários à integração de uma força da GNR como RFPU na EULEX Kosovo.

Assim, ao abrigo das competências que me foram delegadas através do Despacho 12095/2021, de 6 de dezembro, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 239, de 13 de dezembro de 2021, conjugado com o n.º 1 do artigo 109.º do Decreto-Lei 18/2008, de 29 de janeiro, na sua redação atual, que aprovou o Código dos Contratos Públicos (CCP):

1 - Autorizo, a realização da despesa, no valor máximo de 600 000,00 (euro) (seiscentos mil euros), ao qual acresce IVA à taxa legal em vigor, de acordo com o artigo 36.º do CCP.

2 - Subdelego no Tenente-General Comandante-Geral da GNR, nos termos do artigo 109.º do CCP:

i) A decisão de contratar os bens e serviços necessários à projeção, manutenção e retração da força da GNR a destacar para o Kosovo, com recurso ao procedimento pré-contratual de ajuste direto, até ao montante autorizado no ponto anterior, ao abrigo da alínea c) do n.º 1 do artigo 24.º do CCP, e de acordo com o fixado no presente despacho;

ii) A decisão de adjudicação, não adjudicação e revogação da decisão de contratar;

iii) A prática dos demais atos relativos à formação e execução do contrato, atribuídas pelo CCP ao órgão competente para a decisão de contratar, nos termos do n.º 1 do artigo 109.º do CCP.

3 - A aquisição referida no número anterior fica dispensada de celebração de contrato escrito, nos termos da alínea c) do n.º 2 do artigo 95.º do Código dos Contratos Públicos.

4 - A entidade adjudicante, preferencialmente e sempre que possível, deve variar na escolha dos operadores económicos, que não estejam legalmente impedidos de participar nos procedimentos adjudicatórios, designadamente, nos termos do CCP, uma vez que a natureza e diversidade dos bens e serviços são suscetíveis de aquisição através de mais do que um procedimento de ajuste direto.

5 - Na decisão de contratar, deve constar a fundamentação da escolha das entidades a convidar a apresentar proposta.

6 - Os encargos resultantes do disposto nos números anteriores são suportados pelo orçamento da Guarda Nacional Republicana.

7 - O presente despacho produz efeitos desde a data da sua aprovação.

25 de janeiro de 2022. - O Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Antero Luís.

314942705

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4789131.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2008-01-29 - Decreto-Lei 18/2008 - Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações

    Aprova o Código dos Contratos Públicos, que estabelece a disciplina aplicável à contratação pública e o regime substantivo dos contratos públicos que revistam a natureza de contrato administrativo.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda