A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 35/2022, de 12 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Concessão da Medalha Naval de Vasco da Gama ao Embaixador Luís Gaspar da Silva

Texto do documento

Portaria 35/2022

Sumário: Concessão da Medalha Naval de Vasco da Gama ao Embaixador Luís Gaspar da Silva.

O Embaixador Luís Gaspar da Silva desempenhou, entre 2017 e novembro de 2020, as muito relevantes funções de Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe, merecendo particular distinção a forma atenta como acompanhou, desde janeiro de 2018, a presença naquele país do NRP Zaire, facto que contribuiu, de forma decisiva, para o sucesso da sua missão.

Como representante máximo do Estado Português em São Tomé e Príncipe, o Embaixador Luís Gaspar da Silva demonstrou total disponibilidade, genuíno interesse e um compromisso inabalável para com a presença do NRP Zaire, tendo a sua ação sido relevante para o sucesso da missão desta unidade naval na Fiscalização Conjunta e Capacitação Operacional Marítima da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe.

A sua ação de ligação junto das autoridades políticas e militares santomenses, em prol da missão do NRP Zaire, merece ser relevada, pela forma incansável e empenhada com que diligenciou os assuntos de interesse para o navio e pelas demais vertentes cooperativas entre os dois países e nas quais a Marinha se encontra envolvida. Exerceu, de forma muito objetiva, múltiplas iniciativas de caráter oficial junto dos decisores locais, credibilizando e reforçando os objetivos e linhas de ação, no sentido de promover a salvaguarda do interesse nacional.

O Embaixador Luís Gaspar da Silva soube, desde o primeiro momento, interpretar a relevância da missão do NRP Zaire, tanto para Portugal como para São Tomé e Príncipe, tendo assumido um papel proativo, dinamizador e facilitador, procurando sempre que o navio conseguisse ultrapassar os inúmeros desafios, sobretudo de natureza logística, com que se deparou ao longo deste período. Merece particular destaque a sua ação no acompanhamento da situação sanitária do navio, durante o flagelo da COVID-19, naquele que se revelou um período bastante complexo para a missão daquela unidade naval.

De relevar igualmente, a ação muito proativa, junto dos media locais, no sentido de divulgar com rigor as inúmeras missões desempenhadas pelo NRP Zaire tendo em vista o cabal esclarecimento da opinião pública santomense acerca da presença do navio português naquele país, dando destaque à Marinha e às Forças Armadas Portuguesas naquele projeto de cooperação. Estas ações foram preponderantes não só para a manutenção da empatia do país para com navio e a sua missão, como permitiram que a esfera de influência do projeto Zaire tenha ultrapassado em larga escala a operação do navio no mar e o reforço do exercício da autoridade do estado de São Tomé e Príncipe no mar.

Assim, é com inteira justiça e particular apreço que dou público testemunho do meu reconhecimento pelos relevantes serviços prestados pelo Embaixador Luís Gaspar da Silva, enquanto Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe, que contribuiu, significativamente, para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do NRP Zaire na Fiscalização Conjunta e Capacitação Operacional Marítima da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe e, consequentemente, da Marinha Portuguesa.

Assim, ao abrigo do disposto no artigo 3.º do Decreto 49 052, de 11 de junho de 1969, que estatui a medalha naval de Vasco da Gama, o Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada determina o seguinte:

Artigo único

É concedida a Medalha Naval de Vasco da Gama ao Embaixador Luís Gaspar da Silva.

27-12-2021. - O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, António Maria Mendes Calado, Almirante.

314860003

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4769665.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1969-06-11 - Decreto 49052 - Ministério da Marinha - Gabinete do Ministro

    Cria a medalha naval de Vasco da Gama, destinada a recompensar actos meritórios ou serviços relevantes prestados no mar ou em actividades com ele relacionadas.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda