A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 12123-H/2021, de 13 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Concede à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil a Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, no grau Ouro e distintivo laranja

Texto do documento

Despacho 12123-H/2021

Sumário: Concede à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil a Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, no grau Ouro e distintivo laranja.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) foi chamada a desempenhar uma árdua e complexa missão no âmbito da resposta à emergência de saúde pública ocasionada pela doença COVID-19.

A ação da ANEPC no quadro de disrupção provocada pela pandemia de COVID-19 foi imprescindível para, nomeadamente, a coordenação da atividade dos corpos de bombeiros e demais agentes de proteção civil, as ações de descontaminação de infraestruturas públicas e privadas, o apoio às ações de evacuação de Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, o apoio à edificação e funcionamento dos centros de vacinação e a colaboração com a task force para a vacinação contra a COVID-19, em particular no âmbito da organização e monitorização do processo de vacinação dos elementos dos corpos de bombeiros e da Força Especial de Proteção Civil. A ANEPC atuou, de forma exemplar, na gestão do sistema de proteção civil, onde se inclui a gestão da ativação do Plano Nacional e dos Planos Distritais de Emergência de Proteção Civil e respetivas comissões distritais, o funcionamento da subcomissão para acompanhamento da situação epidemiológica COVID-19 e a coordenação com os serviços municipais de proteção civil.

Os trabalhadores da ANEPC revelaram insigne profissionalismo, disciplina e competência, granjeando notoriedade, respeito e reconhecimento à Autoridade Nacional. A dedicação ao serviço público e a permanente disponibilidade de todas as mulheres e homens envolvidos, que desempenharam as suas funções com risco para a sua própria saúde e das suas famílias, demonstram notável espírito de missão em prol da comunidade.

A ANEPC assumiu este esforço individual e coletivo excecional enquanto cumpria briosamente as restantes missões que lhe estão atribuídas, sendo de destacar o seu empenhamento no âmbito na gestão integrada de fogos rurais, nomeadamente no exercício das suas atribuições ao nível do planeamento e preparação, bem como das operações de combate.

É, portanto, da mais elementar justiça que os serviços prestados pela ANEPC durante a pandemia de COVID-19, dos quais resultaram honra e lustre para o País, sejam publicamente reconhecidos como extraordinários, importantes e muito distintos.

Assim, nos termos e ao abrigo do n.º 1 do artigo 4.º do Regulamento de Concessão da Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, aprovado pela Portaria 980-A/2006, de 14 de junho, concedo à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil a Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, no grau Ouro e distintivo laranja.

4 de dezembro de 2021. - O Ministro da Administração Interna, Eduardo Arménio do Nascimento Cabrita.

314793771

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4733135.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda